14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Atlantic Surf Fest: Cabeças de série dominam primeiro dia do Longboard Pro Gaia

 

Teve hoje início, na praia de Canide Norte, com boas ondas de um metro, o Longboard Pro Gaia, segunda etapa na Europa do Circuito Mundial de Longboard da World Surf League. Apesar da forte nortada que se fez sentir, alguns dos melhores longboarders do mundo não deixaram os seus créditos por mãos (e pés!) alheia(o)s, proporcionando um grande espectáculo de surf ao longo da primeira fase masculina do evento.

 

Todos os cabeça de série venceram as suas baterias, com destaque para o actual campeão do mundo, o peruano Piccolo Clemente, para os irmãos franceses Edouard e Antoine Delpero, para os seus compatriotas Emilien Fleury, Aurelien Meynieux e Martin Coret, e para o inglês Ben Skinner, actual Top 3 mundial, que fez uma das melhores ondas do dia – 8,33 pontos em 10 possíveis.

 

Mas o maior destaque de hoje foi o brasileiro Augusto Olinto, de 29 anos, que conseguiu uma nota impressionante de 9,27 pontos (a melhor da prova até agora), bem como a maior pontuação total do dia, 16,60 pontos em 20 possíveis.

 

“É a minha primeira vez em Portugal e estou a adorar”, comentou Olinto. “Tirando a temperatura da água, que é gelada, as ondas têm estado muito boas. Mas temos de nos adaptar, não é!?... Na minha melhor onda comecei logo com um Hang Ten bem comprido, desfiz com um Drop Knee Cutback e ainda consegui terminar com mais um Hang Five. Foi uma onda boa!”, concluiu o tímido brasileiro.

 

Entre os cinco longboarders portugueses inscritos nesta etapa, apenas um conseguiu avançar para a segunda fase. João Dantas, de 18 anos, que ainda no fim de semana passado se sagrou bi-campeão nacional nas mesmas ondas, avançou em segundo lugar na sua bateria, vencida pelo campeão mundial, Piccolo Clemente.

 

Para trás ficaram Sebastião Maia, José Marcos “Madi”, João Gama (campeão nacional sub-18) e Rúben Silva, ex-campeão nacional, que chegou a liderar a sua bateria, tendo ficado muito perto de avançar para a fase seguinte.

 

A maior surpresa do dia foi a eliminação do brasileiro Jefson Silva, ex-top 10 mundial, devido a uma situação fora do comum – “JêJê”, como é conhecido, fez duas interferências sobre outro atleta na mesma bateria, acabando por ser obrigado a sair da água e a somar zero pontos. Desesperante, para um atleta que era candidato ao título!...

 

O Longboard Pro Gaia regressa amanhã, a partir das 11h, com a promessa de vento mais fraco e novamente boas ondas.

 

O Atlantic Surf Fest 2016 é uma organização do Portugal Ativo Club, com o total apoio da Câmara Municipal de Gaia, Águas de Gaia e Turismo do Porto e Norte, o patrocínio da Douro Gaz, Liberty, Pagaqui, Novotel, Superbock e Junta de Freguesia de Canidelo, o apoio da Douro Marina, SupDouro, Nelo, Pena Park Aventura e Cespu, tendo como media partners o Porto Canal, FuelTV, Rádio Nova Era – Rádio oficial, SurfPortugal, Surftotal e Onfire.

Periodicidade Diária

sábado, 24 de agosto de 2019 – 18:30:51

Pesquisar

 

20 de agosto

2005 - 2019, são 14 anos


- quase 3 milhões de fotos

de cerca de 60 desportos diferentes

 

- aproximadamente 46.000 notícias

de cerca de 225 desportos diferentes

 

- e muito mais
 

tudo

Ao Serviço do Desporto em Portugal

Obrigado aos nossos leitores!

 

 

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...