14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

SATA Azores Pro 2015 presented by Sumol: Frederico Morais em destaque no primeiro dia

 

O surfista português Frederico Morais, de 23 anos, foi um dos maiores destaques do primeiro dia de prova no SATA Azores Pro presented by Sumol, a quinta etapa QS 10.000 do circuito mundial de qualificação deste ano, que hoje teve início, na praia de Santa Bárbara, Ribeira Grande, com boas ondas de 1,5m a 2m.

 

Frederico liderou a “comitiva lusa”, representada por nove atletas, dos quais oito entraram em acção, nas primeiras 22 baterias do primeiro round hoje disputadas. Num heat muito renhido, “Kikas”, como é conhecido o surfista de Cascais, fez uma das melhores ondas e uma das melhores pontuações totais do dia (respectivamente 8,60 e 16,03, em 10 e 20 pontos possíveis), batendo o Top brasileiro Jadson André, surfista da elite mundial e eliminando o australiano Tom Whitaker (ex-membro da elite), bem como o compatriota e wildcard local Jácome Correia.

 

“Neste campeonato estou a focar-me em vencer baterias!”, afirmou Frederico. “Para vencermos um campeonato é preciso vencer seis ou sete baterias ao longo de uma semana, por isso resolvi focar-me em cada eliminatória. Se vencer cada heat em que entro, vou chegar à vitória, que é um objectivo, obviamente! Esta bateria era difícil à partida, mas consegui encontrar duas ondas boas e acabei por vencê-la, por isso agora espero levar este bom momento de forma para a próxima fase e continuar a vencer!”, concluiu.

 

Entre os restantes surfistas portugueses, Marlon Lipke também venceu a sua bateria,  demonstrando a boa forma que já o viu sagrar-se campeão europeu e ser membro da elite mundial, enquanto Pedro Henrique (recentemente coroado campeão europeu) e José Ferreira, também conseguiram avançar para a segunda fase, em segundo lugar nas suas respectivas baterias.

 

Infelizmente, tanto na bateria de Frederico Morais como na de Marlon Lipke, Portugal perdeu igualmente um representante. O campeão regional, Jácome Correia, de apenas 16 anos, perdeu para “Kikas” e Jadson André, enquanto Nicolau Von Rupp, depois de ter dominado o início da sua bateria, acabou eliminado por Marlon Lipke e por um muito competitivo Jesse Mendes, campeão do SATA Azores Pro 2014 presented by Sumol. O júnior Tomás Fernandes e o ex-top mundial Tiago Pires também acabaram eliminados na primeira fase, em baterias difíceis e com poucas oportunidades de pontuação.

 

Os actuais membros da elite mundial Ricardo Christie e Dusty Payne, bem como outros atletas de renome internacional, como Patrick Gudauskas, Tim Reyes, Charles Martin, Joan Duru ou Billy Stairmand, perderam igualmente no primeiro round, o que demonstra bem a elevada competitividade destas etapas QS 10.000 do circuito mundial de qualificação.

 

Em destaque, além dos portugueses, estiveram ainda os costa-riquenhos Carlos Muñoz e Noe Mar McGonagle (autor da melhor onda e maior pontuação do dia – 9,17 e 17,84), o peruano Miguel Tudela, o basco Aritz Aranburu, os australianos Connor O’Leary, Jack Freestone e Adam Melling, os brasileiros Alejo Muniz, Wiggolly Dantas, Alex Ribeiro, Bino Lopes e Caio Ibelli, o americano Nathan Yeomans, o uruguaio Marco Giorgi, o havaiano Ezekiel Lau ou os franceses Vincent Duvignac e Adrien Toyon, todos com bom surf demonstrado.

 

O SATA Azores Pro 2015 presented by Sumol é a primeira etapa a contar para o Portuguese Waves Series, um troféu especial que irá premiar o melhor surfista masculino das três provas realizadas em Portugal com 50.000 Dólares de bónus, seguindo-se-lhe o Cascais Billabong Pro, igualmente um QS 10.000, de 28 de Setembro a 4 de Outubro, e o MOCHE Rip Curl Pro Portugal, penúltima etapa do CT, de 20 a 31 de Outubro, em Peniche.

 

O SATA Azores Pro 2015 presented by Sumol recomeça amanhã, a partir das 8h locais, com a realização das restantes duas baterias da primeira fase, seguidas pelo segundo round completo, com doze baterias de quatro atletas cada.

 

O SATA Azores Pro 2015 presented by Sumol é organizado pela DAAZ Eventos e pela Associação Atlantic Action Sports, conta com o patrocínio da SATA Airlines, do Turismo dos Açores, Câmara Municipal da Ribeira Grande, SUMOL, SEAT, BILLABONG e MOCHE, contando ainda com aSPORT.TV como canal oficial, Mega Hits, RTP, Surf Portugal, OnFire, Surf Total, Beachcam e Puro Feeling como media partners.

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019 – 05:34:26

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...