14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

SATA Azores Pro 2015 presented by Sumol: Mundial de surf regressa aos Açores

 

Este será o sétimo ano consecutivo que a praia de Santa Bárbara, na Ribeira Grande, ilha de S. Miguel, recebe os melhores surfistas do mundo, para mais uma prova do circuito mundial de surf de qualificação.

 

O SATA Azores Pro 2015 presented by Sumol realiza-se entre os dias 22 e 27 de Setembro e será a quinta etapa com estatuto QS 10.000 (antigas Prime), num total de nove este ano.

 

Com 250.000 Dólares de prize-money total (60.000 para os dois finalistas – 40.000 para o campeão) e 10.000 pontos atribuídos ao vencedor, esta é também a prova que dá início à perna portuguesa do circuito mundial de surf da World Surf League (WSL), que até finais de Outubro trará os melhores surfistas do mundo, masculinos e femininos, a Portugal.

 

Assim, o SATA Azores Pro 2015 presented by Sumol será a primeira etapa a contar para o Portuguese Waves Series, um troféu especial que irá premiar o melhor surfista masculino das três provas realizadas em Portugal com 50.000 Dólares de bónus, seguindo-se-lhe o Cascais Billabong Pro, igualmente um QS 10.000, de 28 de Setembro a 4 de Outubro, e o MOCHE Rip Curl Pro Portugal, penúltima etapa do CT, de 20 a 31 de Outubro, em Peniche. Em 2014, o sul-africano Jordy Smith foi o vencedor do Portuguese Waves Series, sucedendo ao australiano Adam Melling, que conquistou o troféu inaugural, em 2013.

 

Entre os inscritos encontram-se quinze dos trinta e quatro surfistas do circuito de elite. Nomes como os dos norte-americanos Kolohe Andino e Brett Simpson, dos brasileiros Jadson André, Ítalo Ferreira ou Wiggolly Dantas, dos havaianos Fred Patacchia e Dusty Payne, dos australianos Adam Melling e Adrian Buchan, do neo-zelandês Ricardo Christie ou do tahitiano Michel Bourez, entre outros, têm já presença confirmada nos Areais de Santa Bárbara.

 

Mas, para além destes, há também que contar com o surf espectacular de alguns atletas da nova geração, como Kanoa Igarashi, Hiroto Ohara, Ryan Callinan, Tanner Hendrickson, Noe Mar McGonagle ou Carlos Munoz, assim como com a experiência de atletas que já pertenceram à elite mundial e para lá pretendem regressar, como Nathan Hedge, Aritz Aranburu, Dion Atkinson ou Alejo Muniz, que lidera actualmente o ranking mundial de qualificação.

 

Entre os portugueses, apenas Vasco Ribeiro, Pedro Henrique, Frederico Morais e Marlon Lipke têm para já a sua presença garantida no SATA Azores Pro 2015 presented by Sumol. Devido à forte adesão dos surfistas da elite mundial (prioritários) a esta prova, o número de vagas diminui para o habitual Top 100, colocando os outros quatro portugueses na lista de substitutos.

 

José Ferreira, Nicolau Von Rupp e Tomás Fernandes estão nos cinco primeiros lugares dessa lista e ainda com boas hipóteses de entrarem oficialmente na etapa açoriana, mas Tiago Pires, atleta da elite mundial durante sete anos, é apenas décimo quarto dos substitutos, o que lhe deixa uma hipótese mais remota de conseguir entrar. Há ainda, no entanto, quatro wildcards a atribuir, dois pela organização e outros dois pela World Surf League, o que poderá mexer nestas contas.

 

É com enorme prazer que recebemos novamente os melhores surfistas do mundo no SATA Azores Pro presented by Sumol”, afirma Rodrigo Herédia, organizador do evento. “Este é o sétimo ano desta aposta na internacionalização do destino Açores e a prova do seu sucesso é novamente a inscrição de quase metade do Top 34 mundial, o que nos enche de orgulho, obviamente”, conclui.

 

Sobram motivos para não perder o SATA Azores Pro 2015 presented by Sumol, de 22 a 27 de Setembro, na praia de Santa Bárbara, Ribeira Grande, ilha de S. Miguel.

 

O SATA Azores Pro 2015 presented by Sumol é organizado pela DAAZ Eventos e pela Associação Atlantic Action Sports, conta com o patrocínio da SATA Airlines, do Turismo dos Açores, Câmara Municipal da Ribeira Grande, SUMOL, SEAT, BILLABONG e MOCHE, contando ainda com aSPORT.TV como canal oficial, Mega Hits, RTP, Surf Portugal, OnFire, Surf Total, Beachcam e Puro Feeling como media partners.

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 22 de outubro de 2019 – 01:18:26

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...