18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Allianz - Portuguese Surf Film Festival: Segunda etapa do Roadshow esta semana, em Torres Vedras

O Allianz – Portuguese Surf Film Festival está de volta, com a segunda etapa do Surf Films Roadshow, desta vez em Torres Vedras, para a comemoração do Dia Mundial do Ambiente – quinta-feira, dia 5 de Junho. Este será o último Roadshow antes do evento principal, na Ericeira.

 

Depois da passagem pela Ilha Terceira, nos Açores, com grande sucesso, o Allianz – Portuguese Surf Film Festival volta à estrada, naquela que é a última oportunidade de ver ou rever os filmes premiados na Ericeira no ano passado, em jeito de antecipação do próximo evento, a realizar nos dias 24 e 27 de Julho, e onde irão a concurso novos filmes, escolhidos por entre o que está a ser produzido nacional e internacionalmente, em matéria de cinema e documentário de surf. 

 

Em Torres Vedras, e tratando-se do Dia Mundial do Ambiente, os dois filmes escolhidos para esta mostra representam aqueles que reflectem as histórias de quem adopta uma forma de activismo ambiental na sua relação com o surf. 

 

Poderemos assistir a Killing Waves, do português Carlos Carneiro, que venceu em 2013 na categoria “Sustentabilidade”, com um filme sobre a organização britânica Surfers Against Sewage. Este realizador viu o seu projecto financiado pela marca TOM´s, uma vez que venceu um concurso internacional para apurar o melhor argumento, criado por esta organização, que prima pela responsabilidade social na sua forma de actuar.

 

E será uma oportunidade única de ver o filme que venceu o melhor prémio no ano passado: North of the Sun. O filme retrata a estadia de nove meses dos surfistas Inge Wegge e Jørn Ranum no frio norueguês, numa baía remota, na costa ártica do nordeste da Noruega, com o vasto Oceano Atlântico no horizonte. Tendo construído uma cabine de madeira com materiais que encontraram, trazidos pelo mar, acompanham-nos as suas pranchas de surf, naquela que é a sua maior motivação nesta aventura ártica. Porque afinal… nesta baía podemos encontrar algumas das melhores ondas da costa norueguesa!

 

Antecedendo a mostra de filmes e em colaboração com a Câmara Municipal de Torres Vedras, haverá uma palestra intitulada “Contributos da educação ambiental para os desafios do litoral”, com o Prof. José Carlos Ferreira, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no Centro de Educação Ambiental, Parque Verde da Várzea, o mesmo local onde se realizará este segundo Surf Films Roadshow.

 

A entrada é gratuita, solicitando-se apenas que sejam feitas doações de bens alimentares, na continuação da parceria entre o Allianz – Portuguese Surf Film Festival e a organização Surf for Food. Em Torres Vedras, as doações serão entregues ao Centro Comunitário de Torres Vedras, para apoio a famílias carenciadas da comunidade.

 

O Allianz – Portuguese Surf Film Festival é uma organização da Mindact, com o patrocínio da Allianz, tendo como principal apoio institucional a Câmara Municipal de Mafra e as diversas entidades locais em cada etapa do Roadshow. A SURFPortugal e o Jornal i são media partners.

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 04:42:11

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...