14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Espinho Surf Destination: Jobe Hariss e Lucia Martino destacam-se no primeiro dia de competição

Dezasseis surfistas portugueses encontram-se na segunda fase

 

Ao segundo dia da janela de espera, o Espinho Surf Destination – primeira etapa do circuito europeu de surf júnior – iniciou a competição, que começou às 7h da manhã e terminou pouco depois das 21h.

 

Em boas ondas de 0.5m a 1m, completou-se as primeiras fases masculina e feminina, bem como a primeira bateria da segunda fase feminina. Ao longo de toda a manhã disputou-se o primeiro round masculino na íntegra, onde o destaque vai para o surfista inglês Jobe Hariss, de 18 anos, que fez a maior pontuação do dia (14.56 em 20 pontos possíveis), avançando claramente para a segunda fase e lançando um aviso à navegação.

 

“Tentei fazer um surf seguro, de backside, com manobras bem marcadas, que são a minha preferência,”adiantou o jovem inglês. “Este era o meu primeiro heat, por isso joguei um pouco pelo seguro... mas o meu objectivo é chegar aos quartos de final. Se chegar aí, vou tentar avançar até à final e logo se vê o que acontece,” concluiu Hariss.

 

O francês Tommy Boucaut foi outro dos destaques do dia, com um surf muito forte e polido, beneficiando dos treinos que tem feito na Austrália, onde vive durante a primeira metade do ano. Boucaut também venceu o seu heat do primeiro round com uma pontuação alta, colocando como objectivo para este ano terminar no Top 4 do ranking europeu Pro Junior.

 

Entre os portugueses, destaque para Henrique Pyrrait, João André, Luís Perloiro e Pedro Coelho, que venceram as suas baterias de forma convincente, avançando igualmente para a segunda fase. A eles juntaram-se ainda Jácome Correia e Frederico Magalhães, que avançaram na segunda posição dos seus heats.

 

“Estou muito contente com a minha prestação,”afirmou Henrique Pyrrait após a conclusão da sua bateria. “Não só porque venci, mas porque consegui uma onda de 7 pontos numa prova deste nível, o que foi uma estreia para mim. Estou bastante motivado para amanhã,” concluiu o surfista da Ericeira.

 

Na prova feminina, realizou-se ontem a primeira fase, bem como a primeira bateria da segunda, onde a espanhola Lúcia Martiño e a francesa Kim Veteau foram os destaques.

 

Martiño fez a maior pontuação total do dia (15.33 em 20 pontos possíveis) e a jovem Veteau, da ilha Guadalupe, a melhor onda (8.83 pontos em 10 possíveis), para uma série de manobras muito verticais e fluidas.

 

“Esta prova é de duas estrelas, por isso não há lugar para erros,”afirmou Kim, de apenas 16 anos. “O meu objectivo é ser campeã europeia este ano e qualificar-me para o mundial de juniores. Vou entrar em cada heat para vencer e veremos como corre,” comentou ainda a Top 4 europeia de 2013.

 

Entre as cinco portuguesas que competiram ontem, três avançaram para a segunda fase e Camilla Kemp (campeã nacional sub-18 em título) já se encontra nos quartos de final mulher-a-mulher, uma vez que ainda competiu na última bateria do dia, a primeira da segunda fase.

 

Por disputar a sua bateria deste round ficaram Teresa Bonvalot e Carina Duarte, que têm dominado o circuito nacional de surf feminino deste ano. Curiosamente, Teresa e Carina vão entrar no mesmo heat, contra a inspirada Kim Veteau e a basca Ariane Ochoa.

 

“Foi um dia longo, mas produtivo. Conseguimos realizar as primeiras rondas, masculina e feminina, deixando-nos confortáveis para gerir o dia de amanhã, que promete as melhores condições destes quatro dias. Vamos começar novamente cedo, para tentar avançar o mais possível na competição e libertar o Domingo para as fases finais e cerimónia de entrega de prémios,” afirma Marcelo Martins, director de prova.

 

Hoje, a chamada para os melhores surfistas europeus sub-20 é novamente às 7h da manhã, para análise das condições do mar e imediato reinício de prova, uma vez que as previsões apontam para uma ligeira melhoria das condições.

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 20 de setembro de 2019 – 11:39:18

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...