14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Espinho recebe Pro Junior Nacional e Europeu

De 14 a 29 de Junho, Praia da Baía, Espinho

 

A cidade de Espinho vai receber as primeiras etapas dos circuitos Nacional e Europeu Pro Junior, a antecâmara dos surf profissional para surfistas sub-20.

 

Integrados no projecto Espinho Surf Destination, que ainda inclui uma etapa do Circuito de Surf do Norte, estes dois eventos marcam o arranque da temporada para os surfistas mais jovens da Europa, com o objectivo de se sagrarem campeões nacionais e europeus.

 

Na etapa nacional, que decorre dias 21 e 22 de Junho, competem apenas os surfistas portugueses, masculinos e femininos, naquela que será a primeira de possivelmente duas provas a contarem para a atribuição deste títulos.

 

Com os campeões nacionais em título afastados da edição deste ano por limite de idade, o jogo fica aberto para a actuação de novos protagonistas. Miguel Blanco, João Kopke, Tomás Fernandes, Pedro Coelho, Guilherme Fonseca, João André, Francisco Duarte, Miguel Madeira ou André Faria são alguns dos nomes a ter em atenção. Nas meninas, as principais favoritas encontram-se entre Carina Duarte, Teresa Bonvalot, Keshia Eyre, Camilla Kemp, Yolanda Sequeira, Mariana Assis, Inês Silva ou Constança Coutinho.

 

Na prova europeia, que decorre entre 26 e 29 de Junho, esta será a primeira de quatro etapas masculinas e cinco femininas confirmadas a contar para a atribuição dos títulos europeus, além da mais valiosa, quer em termos de pontuação, quer de prémio monetário, com duas estrelas de graduação.

 

Embora o surf júnior europeu suba de nível todos os anos, também neste campo os surfistas portugueses têm uma palavra a dizer. Para além do actual campeão europeu, o italiano Leonardo Fioravanti, do tahitiano Mateia Hiquily ou dos irmãos franceses Diego e Nomme Mignot, o português Vasco Ribeiro é um dos principais candidatos ao título deste ano.

 

Duas vezes campeão nacional open (2011 e 2012) e por três vezes Top 3 europeu Pro Junior (2011, 2012 e 2013), Vasco encara esta prova como “uma excelente oportunidade de começar bem o ano! Espinho tem muito boas ondas, por isso espero conseguir capitalizar no maior conhecimento local que tenho, para começar o circuito com o pé direito. É bom ter uma prova em Portugal, pois habitualmente este circuito passava apenas por França e Espanha. Espero que o público apareça em força na praia e torça pelos atletas portugueses, pois o meu grande objectivo este ano é conquistar o título,” confirma o actual líder do ranking nacional open.

 

Nas meninas, Carina Duarte, Keshia Eyre, Teresa Bonvalot e Camilla Kemp têm sido as surfistas lusas a conseguir melhores prestações no circuito europeu Pro Junior nos últimos anos, contando com a forte concorrência das atletas francesas e bascas.

 

Para Marcelo Martins, director de prova e responsável pela Onda Pura, organizadora deste evento, “depois de alguns anos a promover campeonatos nacionais  no norte do país, é com muito orgulho que desta vez conseguimos trazer a uma cidade nortenha, Espinho, o mais alto nível do surf júnior europeu, uma prova internacional onde surfistas da região terão oportunidade de competir e surfar com os melhores. Esperamos receber durante todo o evento mais de 300 atletas, muito público e bastante animação na cidade. A qualidade da onda de Espinho é de classe mundial, por isso espera-nos um espectáculo de surf incrível! Venham apoiar os nossos atletas," sugere.

 

Também Gonçalo Pina, do Surf Atitude Clube e Escola de Surf, co-responsável pela organização do Espinho Surf Destination, reforça a ideia central deste projecto, que tem como objectivo tornar a cidade num destino de eleição para a prática de surf profissional e amador.

 

“Espinho é sem dúvida o melhor palco de ondas do norte e uma referência a nível nacional e internacional. O Espinho Surf Destination nasce de um projecto de City Marketing que pretende dar um novo posicionamento à cidade. Sem dúvida que as nossas características naturais – as ondas, bem como as nossas caraterísticas físicas, estão bem patentes no naming do nosso novo posicionamento: ‘Espinho Surf Desitantion, A World Class wave on a friendly city!’,” afirma Gonçalo.

 

“Ao longo destes anos, o Clube e Escola de Surf Atitude foram desenvolvendo vários eventos e campeonatos que são hoje uma referência em Portugal, tal como o Stars of the Waves, campeonato de Tow Out à noite e o Girls On Top, que foram sem dúvida um exemplo do potencial das ondas e da nossa cidade. Já estamos a planear o próximo ano, com mais competições, pretendendo colocar Espinho no mapa e na rota dos grandes eventos mundiais de surf e dos desportos de deslize,”conclui.

 

Espinho volta assim a ser um palco importante do surf nacional e europeu, onde já esteve muito bem representada, com ondas de gala e campeonatos históricos, que fazem parte do imaginário de todos os surfistas que por lá passaram.

 

A nova imagem ligada ao surf que Espinho pretende conquistar, é ainda reforçada pelo conjunto de iniciativas paralelas às competições, como acções de sensibilização em escolas, exposição de fotografias, aulas de fitness na praia, conferências sobre o surf e o mar, festas sunset, entre outras acções dedicadas ao público.

 

O Espinho Surf Destination é uma organização do Surf Atitude Clube e da Onda Pura, com o patrocínio do Hotel Praia Golfe, apoios da Castros Iluminações e SuperBock, tendo como parceiros oficiais a Federação Portuguesa de Surf, a Association of Surfing Professionals e a Associação Nacional de Surfistas, além do Jornal i como media partner.

 

Periodicidade Diária

sábado, 14 de dezembro de 2019 – 16:35:12

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...