14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Liga MEO Prosurf 2012: MEO Figueira Pro: Carina Duarte e Frederico Morais vencem quarta etapa

Carina Duarte e Frederico Morais (Kikas) são os grandes vencedores do MEO Figueira Pro, a quarta etapa da Liga MEO Prosurf 2012, que decorreu entre sexta-feira e domingo, na Praia do Cabedelo, Figueira da Foz.
 
Kikas venceu Nicolau Von Rupp na final, alcançando um score de 17.50 pontos (em 20 possíveis) contra os 12.50 pontos do luso-germânico. Frederico foi mais selectivo e preciso, terminando assim o evento com o maior total e a melhor onda da prova (9.25 em 10 possíveis), igualando, curiosamente, o outro finalista, que tinha conseguido o mesmo feito no segundo round.
 
Em terceiro lugar ficaram Marlon Lipke e Vasco Ribeiro, ambos eliminados nas meias-finais. “Estou muito contente, pois este foi um campeonato cheio de nível! Nos primeiros dias as ondas foram excelentes, hoje não tão boas, mas quero dar os parabéns a todos”, disse Kikas, no pódio.

Com este resultado, fica novamente adiada a revalidação do título de Vasco Ribeiro. Tudo isto porque, vencendo na Figueira - e contando que já tem uma vitória na primeira etapa, na Ericeira - Frederico Morais torna-se no único atleta ainda capaz de ultrapassar Vasco no ranking, bastando-lhe “apenas” vencer a última etapa da Liga MEO Prosurf 2012, que se realiza no próximo fim-de-semana, em Peniche.

Contudo, tanto Kikas como Vasco Ribeiro já confirmaram que não vão estar presentes, pois estarão em Bali, na Indonésia, para participar no Oakley World Pro Junior Championship, a representar a Europa no único campeonato mundial Pro Junior de 2012, que ali se disputa e para o qual se qualificaram pelo segundo ano consecutivo.

Assim, a confirmar-se a ausência de Kikas na última etapa, Vasco Ribeiro sagra-se mesmo bi-campeão nacional, revalidando o título que já detinha desde o ano passado. A comemoração terá lugar muito provavelmente hoje, algures entre Lisboa e Denpasar, com os dois amigos a celebrarem entre si o segundo título nacional de Vasco, 40.000 pés acima do nível do mar, enquanto seguem viagem para o próximo desafio, onde se deseja que tenham o mesmo sucesso!

Com uma prova muito consistente e notas altas desde o primeiro dia da etapa, o segundo classificado na Figueira da Foz, Nicolau Von Rupp, conseguiu - nas meias-finais - afastar Vasco Ribeiro da luta pela vitória neste MEO Figueira Pro, num heat muito disputado e muito renhido, em que Nicolau venceu com 13.30 pontos (em 20 possíveis) e Vasco terminou com 12.30 pontos. Aliás, esta foi a primeira vez que Vasco terminou abaixo do segundo lugar numa etapa da Liga deste ano.

O mais jovem campeão nacional de sempre tinha vencido as etapas de Cascais e do Porto e terminado em segundo na prova da Ericeira, vencida por Frederico Morais. “O Vasco é um competidor muito difícil, mas consegui ganhar-lhe. Penso que esteve em todas as finais”, disse o atleta luso-germânico, à saída da sua bateria das meias-finais. De realçar, aliás, que Nicolau conseguiu na Figueira o seu melhor resultado na Liga desde a etapa do Porto em 2011, que venceu.

Destaque ainda para o quinto lugar ex-aequo de Eduardo Fernandes, Filipe Jervis, Miguel Mouzinho e do júnior Tomás Fernandes, que alcançou a fase homem-a-homem de um evento destes pela segunda vez consecutiva este ano.

Entre as meninas, numa final muito renhida, com a presença de três atletas da Ericeira (Carina Duarte, Keshia Eyre e Ana Sarmento) e uma do Estoril (Maria Abecasis), a vencedora foi mesmo Carina Duarte, vinda do Oeste. E será mesmo possível dizer que as meninas deixaram o melhor para o fim, com um heat muito disputado e com as pontuações mais altas de toda a prova feminina. Depois de ter tido um bom desempenho nos Açores sábado, tendo mesmo passado um heat no Sata Airlines Azores Pro 2012, Carina, com poucas horas de sono, deu o máximo nesta etapa da Figueira.

Estou muito cansada, dormi pouco, mas estou bastante contente,” confessou. Apesar de ter ganho, afirmou que “o nacional está muito longe do planeado”. “Faltei a uma prova e perdi noutra nos quartos-de-final,” afirmou a atleta, que ainda agradeceu aos pais pela surpresa de terem vindo até à Figueira da Foz. A atleta surfou muito e alcançou 14 pontos nesta final, com a pontuação mais alta da prova feminina. Em segundo lugar ficou Maria Abecasis, actual campeã nacional, que fez a melhor onda (8 pontos), em terceiro Keshia Eyre e em quarto Ana Sarmento, todas a mostrar bom surf.

A campeã nacional, Maria Abecasis, lidera o ranking, com cinco finais mas apenas uma vitória, no Porto. A muito jovem Keshia Eyre conta com quatro finais e duas vitórias, na quarta prova feminina do ano (um evento especial, realizado no início de Setembro, em Ílhavo) e na Ericeira, um terceiro lugar aqui e um quarto no Porto. Por seu turno, Carina Duarte conta com três finais, tendo alcançado dois terceiros e um primeiro lugar, aqui na Figueira. Assim, para que Keshia possa conquistar o título, em vez da actual campeã, teria, no mínimo, de terminar a próxima etapa, em Peniche, em terceiro lugar, deixando Maria Abecasis numa posição abaixo. O título feminino continua totalmente em aberto!

Nas mulheres ainda, surpresa para a eliminação precoce das jovens esperanças Camilla Kemp e Constança Coutinho, logo nos quartos-de-final. Camilla foi eliminada num heat vencido por Keshia Eyre, que esteve também ontem no Sata Airlines Azores Pro 2012, nos Açores. Nessa bateria participaram ainda Ana Sarmento (2ª) e a local Estela Ramos (4ª), uma das primeiras surfistas portuguesas, convidada da organização para participar nesta etapa.

À saída do heat, a atleta da Figueira da Foz disse que veio competir para dar as boas vindas a esta nova geração de surfistas. “As miúdas são hoje mais profissionais do que na altura em que eu comecei, têm um nível melhor, mais fluído, treinam a sério. Além de se divertirem, levam o surf mais a sério”, disse a atleta, que já pratica a modalidade há 30 anos.

Já Constança, que vem do Estoril, ficou em último lugar numa bateria em que Joana Rocha, que ainda sábado também participou no Sata Airlines Azores Pro 2012, saiu vencedora. Quem se saiu igualmente bem neste mesmo heat, surpreendendo, foi Beatriz Almeida, número 12 do ranking. A jovem de Peniche ficou em segundo lugar, chegando assim às meias-finais, onde perdeu a par de Joana, Teresa Bonvalot e Francisca Santos, o que constituiu outra das grandes surpresas deste etapa.

Quanto à MINI Triple Crown, Vasco Ribeiro foi o grande vencedor masculino, como tínhamos avançado. A novidade é a vencedora feminina: Maria Abecasis. A terceira e última prova a contar para este troféu especial dentro da Liga MEO Prosurf 2012 decorreu na Figueira da Foz, contando ainda os resultados de cada atleta nas etapas de Cascais e do Porto.

Vasco Ribeiro liderava claramente no masculino, com duas vitórias nas provas anteriores e tinha apenas no seu encalço Justin Mujica, que não compareceu a esta etapa, e Gony Zubizarreta, que foi eliminado no primeiro round. Os melhores atletas masculino e feminino no cômputo geral destas três provas têm assim o usufruto, durante um ano, de um automóvel MINI. Vasco Ribeiro já tinha confessado que queria mesmo vencer a MINI Triple Crown, pois o jovem completa 18 anos em Novembro e já garantiu que, assim que voltar de Bali vai tirar a carta de condução, para poder usufruir do prémio.

Maria Abecasis vai também poder levar um MINI para casa. A atleta de 20 anos e actual campeã nacional já tinha vencido a etapa do Porto, enquanto Francisca Santos saiu-se vencedora em Cascais. A certeza da vitória para Maria Abecasis surgiu assim que Francisca Santos foi eliminada na Figueira.

Entretanto, e apenas para os atletas masculinos, está também em jogo um lugar no Top 10 do Moche Wildcards, uma competição especial que, em cada etapa, contabiliza a melhor onda dos últimos 16 atletas em prova e define dez vagas para o campeonato de triagens que atribui um wildcard no Rip Curl Pro, em Peniche, a única etapa do principal circuito mundial de surf que se realiza em Portugal, entre 10 e 21 de Outubro.

Depois desta etapa, o ranking foi actualizado. Vasco Ribeiro continua a liderar este troféu, com Frederico Morais no segundo posto, Filipe Jervis no terceiro, Ruben Gonzalez no quarto e Justin Mujica no quinto. João Guedes, Eduardo Fernandes, Marlon Lipke, Gony Zubizarreta e agora Miguel Mouzinho completam o actual Top 10.

Para finalizar e em jeito de balanço, o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz considerou a presença desta etapa da Liga MEO Prosurf na cidade uma grande mais valia. “Temos vindo a fazer uma aposta nos desportos náuticos, pois temos condições óptimas para a prática do surf. O nosso objectivo é mostrar o potencial da Figueira da Foz e ficámos muito satisfeitos por poder receber esta etapa aqui. A Figueira está com o surf,” concluiu João Ataíde.

Para Francisco Rodrigues, presidente da Associação Nacional de Surfistas, “este foi um MEO Figueira Pro muito importante. A Figueira da Foz é um palco muito relevante no surf nacional e só foi pena não termos tido a ondulação que queríamos, mas ainda assim tivemos excelentes condições durante a prova toda. Mais importante foi vermos a comunidade local e os surfistas da Figueira a aderirem. Parabéns no entanto ao Frederico Morais e à Carina Duarte. E muito boa sorte ao Frederico e ao Vasco, que partem amanhã para Bali”, comentou.

A última etapa da Liga MEO Prosurf 2012, o Caixa Geral de Depósitos Peniche Pro, realiza-se já no próximo fim-de-semana, entre 5 e 7 de Outubro, na Praia de Supertubos, em Peniche, palco de todas as decisões. 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 22 de agosto de 2019 – 04:55:56

Pesquisar

 

20 de agosto

2005 - 2019, são 14 anos


- quase 3 milhões de fotos

de cerca de 60 desportos diferentes

 

- aproximadamente 46.000 notícias

de cerca de 225 desportos diferentes

 

- e muito mais
 

tudo

Ao Serviço do Desporto em Portugal

Obrigado aos nossos leitores!

 

 

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...