14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Liga MEO Prosurf 2012: Caixa Geral de Depósitos Peniche Pro: última etapa decide campeões

É já no próximo fim-de-semana prolongado que se realiza o Caixa Geral de Depósitos Peniche Pro, a quinta e última etapa da Liga MEO Prosurf 2012, com a atribuição dos títulos nacionais deste ano e, no masculino, a definição dos dez atletas com direito a participar no Moche Trials, a prova que irá atribuir ao vencedor um wildcard para o Rip Curl Pro Portugal, a única etapa do principal circuito mundial de surf que se realiza no nosso país, a partir do dia 10, também em Peniche.
 
 Com a estrutura principal do Caixa Geral de Depósitos Peniche Pro no mesmo local desse grande evento, a praia dos Supertubos, os melhores surfistas nacionais vão encontrar um palco de luxo para a derradeira prova do calendário nacional Open.
 
 Não estando inscritos os dois únicos candidatos ao título nacional masculino deste ano e vencedores das quatro etapas anteriores (Vasco Ribeiro e Frederico Morais, com duas vitórias cada um na Liga, encontram-se em Bali, na Indonésia, para participar no único campeonato mundial Pro Junior de 2012, que ali se disputa entre 6 e 17 deste mês e para o qual se qualificaram pelo segundo ano consecutivo), o título de campeão nacional 2012 ficará entregue ao jovem Vasco, de 17 anos, que assim mantém a coroa máxima do surf nacional na cabeça. No entanto, esse título só será oficial a partir do momento em que termine o primeiro round do Caixa Geral de Depósitos Peniche Pro, altura em que cessam todas e quaisquer hipóteses de Frederico Morais competir em Peniche.
 
 Já no feminino, as contas estão ainda em aberto! A campeã nacional, Maria Abecasis, lidera o ranking, com cinco finais mas apenas uma vitória. Keshia Eyre conta com quatro finais e duas vitórias, um terceiro e um quarto lugares. A luta entre Maria e Keshia será até ao fim, dado que se ambas forem à final, a que ficar melhor posicionada será declarada campeã nacional. Acresce o facto de Keshia necessitar de pelo menos um terceiro lugar, para além de ter de ficar à frente de Maria.
 
 Francisco Rodrigues, presidente da ANS, referiu que “estamos muito contentes por voltar a ver a Capital da Onda no trajecto do Surf nacional. Mais ainda porque vai ser determinante na definição dos títulos nacionais, em especial no feminino.” No que toca ao Moche Wildcards, acrescentou que “a última etapa da Liga MEO Prosurf será um momento de concretização da interligação entre a principal competição de âmbito nacional e a paragem em Portugal do circuito mundial, pelo que aguardo com grande expectativa saber quem defenderá as cores nacionais nos trials do Rip Curl Pro.”
 
 Quanto à MINI Triple Crown, que atribui o usufruto de um automóvel MINI aos melhores atletas masculino e feminino no cômputo geral de três provas (Cascais, Porto e Figueira da Foz), os vencedores já foram encontrados – Vasco Ribeiro e Maria Abecasis foram os melhores atletas nestas etapas e vão agora circular de MINI em 2013.
 
 Entretanto, e apenas para os atletas masculinos, está também em jogo um lugar no Top 10 do Moche Wildcards, uma competição especial que, em cada etapa, contabiliza a melhor onda dos últimos 16 atletas em prova e define dez vagas para o campeonato de triagens que atribui um wildcard no Rip Curl Pro Portugal.
 
 Depois da quarta etapa, Vasco Ribeiro continuava a liderar este troféu, com Frederico Morais no segundo posto, Filipe Jervis no terceiro, Ruben Gonzalez no quarto e Justin Mujica no quinto. João Guedes, Eduardo Fernandes, Marlon Lipke, Gony Zubizarreta e Miguel Mouzinho completam o actual Top 10, que voltará a sofrer alterações após o Caixa Geral de Depósitos Peniche Pro. Infelizmente, e pelas razões já apontadas acima, nem Vasco Ribeiro, nem Frederico Morais poderão usufruir desta conquista, abrindo lugar aos dois surfistas seguintes no ranking final do Moche Wildcards.
   

Periodicidade Diária

sábado, 24 de agosto de 2019 – 10:12:34

Pesquisar

 

20 de agosto

2005 - 2019, são 14 anos


- quase 3 milhões de fotos

de cerca de 60 desportos diferentes

 

- aproximadamente 46.000 notícias

de cerca de 225 desportos diferentes

 

- e muito mais
 

tudo

Ao Serviço do Desporto em Portugal

Obrigado aos nossos leitores!

 

 

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...