14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Montepio Cascais Pro by Ericeira Surf & Skate: Última etapa da Liga MOCHE antecipada

A quinta e última etapa da Liga MOCHE, o circuito que atribui os títulos nacionais de surf masculino e feminino, foi antecipada para os dias 11, 12 e 13 de Setembro. Inicialmente marcada para o último fim de semana desse mês, em Cascais, o Montepio Cascais Pro by Ericeira Surf & Skate teve de ser antecipado, de forma a não colidir com uma importante prova do circuito europeu de surf júnior.

 

“A ASP – Association of Surfing Professionals, entidade que rege o surf profissional a nível mundial, marcou uma etapa do circuito Pro Junior Europeu de forma tardia (em Junho), em cima da nossa data original. Nesta altura, não só a ANS já tinha o seu calendário oficial fechado, como já haviam sido realizadas quatro das cinco etapas (seis, nas senhoras). Entenda-se que o circuito Pro Junior Europeu envolve uma larga comitiva de surfistas portugueses júniores e que não podíamos ficar indiferentes à situação,” afirma Francisco Rodrigues, presidente da Associação Nacional de Surfistas.

 

“Desde cedo que fomos acompanhando este processo junto da ASP, aguardando que decisões oficiais fossem tomadas para podermos reagir. É nesse contexto que desencadeámos conversações com todas as partes envolvidas no processo de tomada de decisão, incluindo aqui os atletas que lutam pelos títulos nacionais e principais top seeds, mas também os nossos parceiros, patrocinadores e, obviamente, a Federação Portuguesa de Surf. Tendo presente a importância da última etapa do circuito Pro Junior Europeu, nas ilhas Canárias, para a comitiva portuguesa, onde Vasco Ribeiro, Teresa Bonvalot e Carina Duarte também são candidatos ao título, como na Liga MOCHE, seria previsível que faltassem à prova de Cascais, uma vez que estes e os restantes surfistas lutam por uma vaga nos World Junior Championships, que se realizam este ano em Portugal,” continua. 

 

“Como os demais surfistas da Liga MOCHE não tinham nenhum compromisso relevante em termos de provas de calendário oficial nacional ou internacional, a ANS, em coordenação com a FPS, decidiu alterar a prova para 11, 12 e 13 de Setembro, garantindo assim um patamar de igualdade entre os surfistas júniores e séniores, não só na disputa pelos títulos nacionais, como também por um lugar nos MOCHE Trials do WCT de Peniche/Cascais, a etapa do circuito mundial que se realiza em Outubro. Esta é a única data que proporciona uma total manutenção das premissas regulamentares, permitindo assim acabar a Liga MOCHE 2014 no período definido no seu lançamento, isto é, entre Março e Setembro. Lamento que esta alteração de última hora possa causar transtorno a algum dos surfistas que queria competir em Cascais, mas sublinho que a ANS e a Liga MOCHE tiveram forçosamente que se adaptar a uma decisão superior da ASP,” conclui Francisco Rodrigues.

 

Na disputa pelo título nacional de surf masculino encontram-se agora apenas Vasco Ribeiro (campeão nacional em 2011 e 2012) e Frederico Morais (campeão nacional em 2013). Frederico terá de vencer o Montepio Cascais Pro by Ericeira Surf & Skate para revalidar o título e esperar que Vasco não alcance as meias-finais. Caso contrário, será Vasco o campeão nacional de surf deste ano.

 

Ao nível dos troféus paralelos, estão também em disputa no Montepio Cascais Pro by Ericeira Surf & Skate as qualificações para os Moche Wildcards da etapa portuguesa do circuito mundial, que são lideradas por Vasco Ribeiro, com José Ferreira em segundo lugar, Miguel Blanco em terceiro, Tomás Fernandes em quarto e Gony Zubizarreta em quinto. 

 

Igualmente em disputa estará a quinta Malibu Expression Session, que atribui 500€ à melhor manobra e o Ramirez Júnior Award, que irá premiar o melhor surfista júnior da etapa, também com 500€ extra.

 

Todas as etapas da Liga MOCHE têm transmissão em directo no MEO Kanal 202020; pela internet, em www.liga.moche.pt; na app mobile Surf MOCHE, bem como na RTP, através de resumos dedicados.

 

A quinta etapa da Liga MOCHE é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MOCHE, Montepio, Ericeira Surf & Skate, Allianz, MEO, Malibu, Ramirez e Red Bull, o apoio local da Câmara Municipal de Cascais, os parceiros oficiais RTP, Mega Hits, GO-S.TV e Puro Feeling, bem como os media partners Jornal i, Jornal Record, SURFPortugal, ONFIRE e Beachcam, contando também com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

Periodicidade Diária

quarta-feira, 23 de outubro de 2019 – 18:58:12

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...