18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Presidente da Câmara de Irpin visita oficialmente Cascais

 

Reconstrução, Geminação e Concerto Solidário
 
O Presidente da Câmara de Irpin desloca-se a Portugal para uma visita oficial de dois dias a Cascais (22 e 23) durante a qual irá deslocar-se a centros de acolhimento de refugiados ucranianos e assinar um acordo de geminação com o município cascalense. Esta visita tem como primeiro objectivo definir a forma como Cascais pode ajudar à rápida reconstrução de Irpin.
 
Recorde-se que Irpin é uma das cidades mártires da Ucrânia, tendo sido, juntamente com Bucha, um dos bastiões da resistência ucraniana que impediu a invasão de Kiev. Irpin tem cerca de 75 % do seu território destruído, sendo uma das cidades que apresenta maior grau de destruição.
 
Desta visita oficial destaca-se, logo no início, dia 22 às 11h00, uma reunião fechada entre o executivo camarário e a delegação de Irpin que visa estabelecer as áreas prioritárias de actuação com Irpin.
 
Depois, às 15h00, o Presidente de Irpin desloca-se a três centros de acolhimento onde residem 92 famílias, num total de 236 pessoas. Até agora Cascais já acolheu um total de 2.671 refugiados ucranianos.
 
No dia seguinte, dia 23 pelas 11h00, é assinado um acordo de geminação entre Cascais e Irpin, e à noite, pelas 20h00, o Presidente de Irpin assiste ao concerto solidário com a Ucrânia, organizado pela câmara de Cascais, que se realiza na Baía de Cascais.
 
DIA 22
11h00 – Cascais e Irpin: o caminho para a reconstrução - Reunião para definir áreas prioritárias de atuação com Irpin.
15h00 – Visita à comunidade ucraniana em Cascais: Centros de acolhimentos: C3 (centro logístico humanitário) / Avenida de Sintra / CRID
19h30 – Jantar organizado pela DNA Cascais: empresários, empreendedores e mecenas  
 
Dia 23
11h00 – Receção oficial na Câmara Municipal de Cascais pelo Presidente Carlos Carreiras e assinatura do acordo de geminação
15h00 – Visita ao C2 (Centro de Comando de Cascais) no Centro de Congressos do Estoril
20h00 - Concerto “Life will Win, Save Ukraine”
 
Moradas Centros de Acolhimento:
- C3, Centro Logístico de Cascais (o primeiro a ser visitado): Estrada das Tojas,
Carrascal do Alvide, Alcabideche 2755-010 Cascais
- Centro na Avenida de Sintra, nº 421 2750-496 Cascais
- CRID: Rua Dr. Luís filipe Quintela, 2750-630 Cascais
 
Life Will Win - #Stand with Ukraine concerto solidário na Baía de Cascais
Com as maiores bandas ucranianas e nacionais, a música vai encher a Baía de Cascais dia 23 de junho, a partir das 20h00. Chama-se Life Will Win - #Stand with Ukraine e será o ponto final na tournée que está a percorrer diversas cidades europeias, no mesmo dia em que se inicia o debate sobre o pedido de adesão da Ucrânia à União Europeia.  
 
Entre os nomes de artistas portugueses já confirmados estão os The Black Mamba, Tiago Bettencourt, Tomás Wallenstein, Cuca Roseta, Miguel Ângelo, Fernando Cunha, João Só, Carolina de Deus, Luís Represas, João Gil, DAMA e Agir. Haverá ainda outros artistas que vamos anunciar em breve. 
 
Ideia do próprio presidente Volodymyr Zelensky, o concerto Life Will Win - #Stand with Ukraine visa despertar consciências e impedir que o cansaço do tema guerra se instale. Cascais, que acolhe cerca de 2.600 convidados ucranianos, que aqui encontraram um porto de abrigo enquanto durar o conflito, aderiu desde logo ao desafio para montar este concerto em tempo recorde.  
 
O concerto será transmitido em direto na Rádio Comercial e Rádio Comercial Ucrânia, parceiras do evento, e terá entrada livre, mas todos podem contribuir: 
- Trazendo um bem alimentar não perecível, ou bens médicos – existirá no local um espaço destinado a esta entrega.  
- Fazendo um donativo através do MBWay fruto da parceria com a SIBS - número a designar assim que possível. 
- Comprando um Bilhete Solidário no valor de 5€ à venda na MEO Blueticket. 
- Fazendo a sua refeição no recinto - ao adquirir produtos na zona de Street Food todos vão estar a contribuir, pois as roulottes (isentas das taxas municipais) vão entregar 10% da receita apurada para a causa da Ucrânia. 
 
Ajudas que a Câmara Municipal de Cascais se compromete a enviar para a Ucrânia com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Cascais. 
 
Cortes de trânsito na Baía de Cascais das 15h00 de dia 23 de junho às 01h00 de 24 de junho, na zona entre a mini-rotunda do Jardim Visconde da Luz e a Rotunda João Paulo II (junto ao Centro Cultural de Cascais). A melhor opção são os transportes públicos (todos podem planear a sua viagem com a ajuda da APP MobiCascais), sendo que para os portadores do Cartão Viver o transporte nas carreiras municipais é gratuito (informação sobre como tirar o seu Cartão Viver aqui (https://mobi.cascais.pt/viver-cascais).  
 
Quem preferir vir de carro deverá estacionar nos parques satélite junto à Casa das Histórias Paula Rego, Parque Marechal Carmona, Mercado da Vila ou estação de comboio.  
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 12 de julho de 2024 – 23:19:37

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...