13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Primeira prova do Circuito Mundial teve dois portugueses

 

 

Disputou-se este fim-de-semana a primeira prova do Circuito Mundial de Skate, na pista construída para o efeito pela organização no Carioca Arena, no Rio de Janeiro.

 

Numa organização conjunta da World Skate, entidade que tutela o skate mundial, e a Street League Skateboarding, que rege a liga profissional da modalidade, teve lugar no Brasil a primeira prova do Circuito Mundial.

 

Para o Skate, o ano não podia começar melhor. Ainda com muitos países a organizarem-se na modalidade, a prova teve uma participação maciça, com 112 atletas seleccionados de todos os cantos do mundo, convocados para o início da classificação do Ranking de acesso aos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

 

Uma das premissas de classificação, para além do nível exigido, foi a inscrição dos atletas – necessariamente federados - pelas respectivas federações que superentendem o Skate nos seus países.

 

Apesar de se apresentar sem comitiva oficial, a Federação de Patinagem de Portugal apoiou a presença da dupla formada pelos gémeos Gabriel Ribeiro e Gustavo Ribeiro. Os dois jovens atletas demonstraram algum nervosismo ao competirem num escalão superior do Skate e entre profissionais de maior prestígio mundial.

 

No entanto, ambos lograram um excelente desempenho, salientando-se o primeiro “9 Club” de Gustavo Ribeiro, ao pontuar 9.0 numa manobra nos quartos-de-final, o que lhe valeria a entrada – a primeira de um português - na restrita lista de atletas mundiais a pontuarem nove ou mais pontos.

 

A prova contou com 80 atletas das delegações dos países mundiais a correr em formato “open” e os 32 atletas melhor classificados da liga profissional de 2018, com acesso directo aos quartos-de-final (12 atletas), meias-finais (16 atletas) e às finais (os quatro melhor classificados do ranking).

 

Nesta primeira temporada, que termina a 15 de Setembro de 2019, vão ser disputadas mais quatro provas a pontuar para o ranking de qualificação para os Jogos Olímpicos, a que a FPP aspira a estar presente.

 

Depois desta primeira prova, Gustavo Ribeiro está na 16ª posição do ranking, enquanto Gabriel está na 42ª. Serão elegíveis os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 os 20 atletas melhor classificados no ranking, com um limite de dois atletas por país.

 

À Federação de Patinagem de Portugal resta felicitar estes dois atletas pelo seu desempenho, pelo seu empenho, e por reconhecerem o projecto federativo para o Skate nacional. Ficam convidados todos os outros praticantes da modalidade a participarem e apoiarem este projecto, federando-se e dedicando-se para que se torne possível o reconhecimento nacional desta modalidade, agora olímpica.

 

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 23 de julho de 2019 – 09:05:06

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...