15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Red Bull Cliff Diving World Series - Chile foi o último destino da temporada de 2017

 

 

A SUCESSÃO ESTÁ ASSEGURADA

 


Primeiro foi Gary Hunt que herdou o “trono” de Orlando Duque. Agora é a vez da nova geração se afirmar, com o mexicano Jonathan Paredes a conquistar no Chile o primeiro título da sua carreira. Em femininos a regra é outra, com a continuidade do “reinado” da australiana Rhiannan Iffland.  A época de 2017 do Red Bull Cliff Diving World Series chegou assim ao fim de uma forma emocionante.

 



Depois de várias épocas a ameaçar o topo da classificação, o mexicano Jonathan Paredes é, aos 28 anos, o novo Campeão do Red Bull Cliff Diving World Series. Para vencer o mais importante circuito mundial de saltos para a água de grande altura, Paredes contou com um momento de desatenção do britânico Gary Hunt – que todos os analistas consideravam ter praticamente garantido o sétimo título da sua carreira. Contrariando a sua habitual concentração nos momentos cruciais, Hunt falhou o salto decisivo numa final de nervos onde acabaria por nem sequer chegar ao pódio.

A ação desta sexta e derradeira etapa do ano decorreu em território chileno, no norte da Patagónia, mais concretamente no Lago Ranco. Aqui as surpresas não se ficaram pela atribuição do título a Paredes. Todo o pódio masculino foi de alguma forma inesperado, com o checo Michal Navratil a chegar pela primeira vez este ano aos lugares de honra (2º lugar) e o wildcard italiano Alessandro De Rose (3º lugar) a voltar a brilhar, depois da recente vitória em Itália.

Paredes fez assim história e no final estava tão incrédulo como a maioria dos presentes: “Este título ainda não me parece real. Vim ao Chile determinado em vencer e em colocar a pressão no Gary, mas sabia que o título já estava praticamente nas suas mãos. Por isso estava mentalizado para segurar o segundo lugar do ranking. Vencer aqui foi como ir à lua, nem consegui verter as lágrimas como sempre faço, tal o choque! Espero agora conseguir manter este nível no próximo ano.

 


Nas senhoras, a história foi completamente diferente, com a australiana Rhiannan Iffland a regressar à sua melhor forma e a garantir o título depois de quatro vitórias em seis possíveis: “Foi duro chegar aqui depois da lesão que sofri e ainda não acredito que consegui voltar ao topo”. A sua compatriota Helena Merten também foi feliz, juntando mais um pódio nesta etapa ao segundo lugar da geral do campeonato.

Com as contas do ano fechadas, ficou também já decidido o alinhamento para 2018 – que junta os seis melhores de 2017 aos quatro que mais pontuaram num conjunto de nove competições (incluindo aqui a Taça do Mundo e Campeonato do Mundo da FINA). Assim, além de Paredes (MEX), Hunt (GB), Aldridge (GB), De Rose (IT), Jones e Colturi (EUA) têm lugar Navratil (CZE), LoBue (EUA), Duque (COL) e Kolanus (POL).

Nas senhoras Iffland (AUS), Merten (AUS), Jimenes (MEX) e Huber (EUA) vão competir em 2018 com Nestsiarava (BLR), Bader (GER) e Lysanne Richard (CAN).

A etapa foi transmitida em direto e pode ainda ser revista em www.redbullcliffdiving.com e na Red Bull TV em https://www.redbull.tv/live/AP-1RZDU7KG12111/red-bull-cliff-diving-world-series .  

CLASSIFICAÇÃO GERAL 2017

MASCULINOS
1º Jonathan Paredes    MEX    720 pts
2º Gary Hunt    GB    710 pts
3º Blake Aldridge    GB    580 pts
4º Alessandro De Rose    IT    530 pts
5º Andy Jones    EUA    478 pts
6º David Colturi    EUA    430 pts
7º Steven LoBue    EUA    420 pts
8º Michal Navratil    CZ    420 pts
9º Orlando Duque    CO    418 pts
10º Kris Kolanus    PL    389 pts

FEMININOS
1º Rhiannan Iffland     AUS    890 pts
2º Helena Merten    AUS    740 pts
3º Adriana Jimenez    MEX    690 pts
4º Ginger Huber    EUA    520 pts
5º Cesilie Carlton     EUA    510 pts
6º Anna Bader    DE    500 pts
7º Yana Nestsiarava    BLR    390 pts
8º Tara Hyer-Tira    EUA    270 pts
9º Jaki Valente    BR    250 pts
10º Eleanor Smart    EUA    210 pts

 

Créditos fotográficos
RA: Romina Amato | Red Bull Content Pool
 
 

Periodicidade Diária

sábado, 23 de janeiro de 2021 – 10:28:17

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...