18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

2ª etapa Red Bull Cliff Diving World Series: Duque e Jimenez em destaque

 

 

No encerramento da segunda etapa de 2017 do Red Bull Cliff Diving World Series a festa foi latino-americana. O desfecho das finais disputadas hoje no ilhéu de Vila Franca do Campo, nos Açores, não podia ter sido mais inesperado, com a primeira vitória no circuito para a mexicana Adriana Jimenez e o regresso ao topo de uma lenda da modalidade – o colombiano Orlando Duque, que não vencia há quatro anos. A competição tem desde já a sua continuidade assegurada para 2018, no mesmo cenário de sempre.

 

Os Açores confirmaram, pelo sexto ano consecutivo, o seu estatuto de paraíso dos saltos para a água de grande altura, com a segunda etapa desde ano do calendário do Red Bull Cliff Diving World Series a proporcionar a 22 atletas de 9 países uma experiência em condições próximas da perfeição. Durante todo o fim de semana (8 e 9 de julho), o vento fraco e a ondulação suave garantiram um espetáculo único – com manobras de cortar a respiração a partir de alturas de 21 e 27 metros.

 

A jornada foi rica em surpresas e muito animada do ponto de vista desportivo, com os campeões em título – Gary Hunt e Rhiannan Iffland - a começarem no fim da tabela para logo de seguida empreenderem um louvável esforço até aos lugares cimeiros. No entanto, os verdadeiros protagonistas tiveram motivos ainda mais fortes para celebrar – a começar pelo veterano Orlando Duque, que subiu ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez desde 2013.

 

 

O colombiano de 42 anos, considerado o grande embaixador desde desporto nascido há 250 anos no Havai, venceu assim pela primeira vez nos Açores: “Competi em todas as etapas disputadas neste incrível cenário, mas faltava-me uma vitória. Finalmente consegui lá chegar! É um resultado que me motiva muito, inclusivamente a acreditar que posso chegar outra vez a um título que já venci em 2009”. Os lugares de honra foram encerrados, respetivamente, pelo norte-americano Steven LoBue e pelo britânico Gary Hunt. Este último mantém a liderança do ranking do Red Bull Cliff Diving World Series 2017, com uma escassa vantagem sobre Duque.

 

 

Os resultados também foram inesperados nos femininos, com a mexicana Adriana Jimenez a conquistar a primeira vitória da sua carreira no circuito mundial: “Estou sem palavras e muito grata por aquilo que alcancei aqui hoje. Ainda estou a recuperar de uma lesão que contrai na última etapa, não esperava ir tão longe”. O pódio ficou completo com a australiana Helena Merten e a alemã Anna Bader. Já no que respeita às contas do título, a australiana Rhiannan Iffland mantém-se no comando.

 

Marta Guerreiro, Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo do Governo dos Açores, confirmou no encerramento da etapa a continuidade da competição por terras açorianas em 2018.

 

A ação das finais foi transmitida em direto na Red Bull TV, podendo agora ser revista: https://www.redbull.tv/live/AP-1RZDU6T5W2111/red-bull-cliff-diving-world-series.

 

Depois dos Açores, o Red Bull Cliff Diving World Series viaja dentro de duas semanas (22/23 julho) até Itália, para a terceira etapa na estância balnear de Polignano a Mare.

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL 2017

 

MASCULINOS_APÓS 2 ETAPAS

1º Gary Hunt

GBR

330 pts

2º Orlando Duque

COL

310 pts

3º Blake Aldridge

UK

220 pts

4º Steven LoBue

EUA

190 pts

5º Jonathan Paredes

MEX

180 pts

6º Andy Jones

EUA

170 pts

7º Kris Kolanus

POL

130 pts

8º David Colturi

EUA

120 pts

9º Kyle Mitrione Wildcard

EUA

90 pts

10º Sergio Guzman

EUA

58 pts

 

 

FEMININOS_APÓS 2 ETAPAS

1º Rhiannan Iffland

AUS

290 pts

2º Ginger Huber

EUA

270 pts

3º Adriana Jimenez

MEX

250 pts

4º Helena Merten

AUS

230 pts

5º Yana Nestsiarava

 Wildcard

BLR

160 pts

5º Tara Hyer-Tira

Wildcard

EUA

160 pts

7º Ana Bader

GER

130 pts

8º Cesilie Carlton

EUA

120 pts

 

 

CALENDÁRIO 2017

 

24junho          | Inis Mór, IRLANDA

9julho              | S. Miguel, Açores, PORTUGAL

23julho            | Polignano a Mare, ITÁLIA

3 setembro     | Texas, ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

16setembro  | Mostar, BÓSNIA HERZEGOVINA

21outubro      | Lago Ranco, CHILE

 

Créditos fotográficos: 
Dean Treml/Red Bull Content Pool
 
 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024 – 05:04:46

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...