Red Bull Cliff Diving World Series 2017 arrancou na Irlanda

 

 

OS CAMPEÕES DITARAM A LEI

 

Depois de meses de preparação, os melhores atletas do mundo de saltos para a água de grande altura voltaram finalmente à ação, com o arranque da época de 2017 do Red Bull Cliff Diving World Series. O encontro aconteceu no último fim-de-semana na Irlanda numa enigmática piscina natural, com os Campeões Gary Hunt (Reino Unido) e Rhiannan Iffland (Austrália) a imporem toda a sua classe. Próximo encontro é, dentro de duas semanas, nos Açores.

 

Foi com condições algo duras para os atletas que arrancou no último fim-de-semana (24 junho) mais uma temporada do Red Bull Cliff Diving World Series, a nona desde a estreia em 2009. O vento e as baixas temperaturas – os termómetros não passaram dos 13ºC – exigiram um esforço adicional aos 22 atletas de 12 países presentes no “Covil da Serpente”, uma enigmática piscina natural situada em Inis Mór, na Irlanda. O local é de difícil acesso para o público, com a organização a permitir ainda assim a presença de uma plateia de 1500 fãs.

 

 

Esta é a primeira época que conta com a participação de masculinos e femininos em todas as etapas e nesse âmbito a viagem até à Irlanda foi vivida de diferentes formas. Para os homens tratou-se do regresso a um destino já conhecido, enquanto para as mulheres o momento foi de descoberta absoluta.

 

 

Numa verdadeira corrida de trás para a frente (chegou a ocupar o oitavo lugar, depois de duas rondas), o britânico Gary Hunt acabou por encontrar a concentração necessária para terminar com o pé direito a competição: “É complicado saltar com estas condições, porque temos a sensação que todo o treino foi em vão. Depois, os muitos anos de experiência manifestam-se e acabamos por conseguir o foco para executar os nossos saltos, deixando de lado as distrações. É verdade que cometi alguns erros, mas acabei por ser consistente e venci”. O hexacampeão bateu o seu compatriota Blake Aldridge por uma escassa margem, enquanto o norte-americano Andy Jones deixava de fora do pódio uma lenda da modalidade chamada Orlando Duque.

 

A saltar da plataforma de 21 metros (menos 6 que a plataforma masculina), a australiana Rhiannan Iffland manteve a tendência de domínio dos Campeões do ano passado, mas fê-lo de uma forma mais categórica, deixando a uma distância confortável a segunda classificada – a wildcard Yana Nestsiarava (Bielorrússia): “Esta foi a competição mais difícil que vivi até ao momento, cheguei a pensar no pior, mas depois mudei de atitude e consegui fazer os meus saltos”.

 

A etapa irlandesa antecedeu o regresso do Red Bull Cliff Diving aos Açores, previsto para o fim-de-semana de 8 e 9 de julho. Toda a ação pode ser revista na Red Bull TV: https://www.redbull.tv/live/AP-1RZDSSCB92111/red-bull-cliff-diving-world-series.

 

CALENDÁRIO 2017

 

24junho          | Inis Mór, IRLANDA

9julho              | S. Miguel, Açores, PORTUGAL

23julho            | Polignano a Mare, ITÁLIA

3 setembro     | Texas, E.U.A.

16setembro  | Mostar, BÓSNIA HERZEGOVINA

21outubro      | Lago Ranco, CHILE

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL 2017

 

MASCULINOS APÓS 1 ETAPA

1º Gary Hunt

GBR

200 pts

2º Blake Aldridge

GBR

160 pts

3º Andy Jones

EUA

130 pts

4º Orlando Duque

COL

110 pts

5º David Colturi

EUA

90 pts

6º Jonathan Paredes

MEX

70 pts

7º Kris Kolanus

POL

60 pts

8º Alessandro De Rose

ITA

50 pts

Alain Kohl Wildcard

LUX

40 pts

10º Steven Lobue

EUA

30 pts

 

FEMININOS APÓS 1 ETAPA

1º Rhiannan Iffland

AUS

200 pts

2º Yana Nestsiarava

 Wildcard

BLR

160 pts

3º Ginger Huber

EUA

160 pts

4º Tara Hyer-Tira

EUA

110 pts

5º Eleanor SmartWildcard

EUA

90 pts

Helena Merten

AUS

70 pts

7º Cesilie Carlton

EUA

60 pts

8º Adriana Jimenex

 

MEX

50 pts

 

Créditos fotográficos

DT: Dean Treml | Red Bull Content Pool

RA: Romina Amato | Red Bull Content Pool

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...