>
Começou a contagem decrescente para a edição deste ano do Red Bull Cliff Diving World Series, com a primeira etapa agendada para o próximo dia 24 de junho. O ponto de encontro é bem conhecido pelos atletas, que vão uma vez mais saltar para dentro do lendário “covil da serpente” – uma piscina natural situada em Inis Mós, na Irlanda. É o arranque da primeira época com participação masculina e feminina em todas as etapas, uma vez mais com passagem pelos Açores.
É sob a orientação da mais brilhante lenda olímpica dos saltos para a água – Greg Louganis – que arranca no próximo dia 24 de junho a temporada de 2017 do Red Bull Cliff Diving World Series. O norte-americano, que é o saltador mais medalhado de todos os tempos em Campeonatos do Mundo (seis títulos) e Jogos Olímpicos (quatro medalhas de ouro e uma de prata), assume a partir de agora o cargo de Diretor Desportivo da competição.
A Europa é assim o ponto de partida de uma época mais compacta, com seis escalas, que será a primeira de sempre com participação de homens de mulheres em todas as etapas. O destino de abertura é bem conhecido de todos – o misterioso “covil da serpente”, em Inis Mór, na Irlanda. Com uma forma retangular, esta piscina natural proporciona um cenário único para saltos a partir de 27 e 20 metros.
Ao todo são 22 atletas de 12 países que vão lutar pelo título de 2017, uma batalha que começa com os holofotes necessariamente focados em duas figuras.
Em masculinos a referência é sem dúvida o britânico Gary Hunt, com os seis títulos de Campeão do circuito mundial: “Sei que sou o alvo a abater e estou preparado para defender uma vez mais o título”. Nas senhoras, a atleta sensação do ano passado promete continuar uma carreira de sucesso – a australiana Rhiannan Iffland foi a primeira a chegar ao título na condição de atleta convidada!
Reflexo da evolução deste desporto nascido há mais de 200 an0s no Havai é a renovação de valores que se verifica, um processo que – por exemplo – deixou de fora do quadro permanente o Campeão de 2013. O russo Artem Silchenko, famoso pelos seus saltos da plataforma invertidos, vai ter de reconquistar um lugar entre a elite da modalidade.
A etapa irlandesa antecede o regresso do Red Bull Cliff Diving aos Açores, previsto para o fim-de-semana de 8 e 9 de julho.
Conta com transmissão televisiva em direto na Red Bull TV: https://www.redbull.tv/live/AP-1RZDSSCB92111/red-bull-cliff-diving-world-series.
CALENDÁRIO 2017
24junho | Inis Mór, IRLANDA
9julho | S. Miguel, Açores, PORTUGAL
23julho | Polignano a Mare, ITÁLIA
3 setembro | Texas, E.U.A.
16setembro | Mostar, BÓSNIA HERZEGOVINA
21outubro | Lago Ranco, CHILE
Créditos fotográficos
Dean Treml | Red Bull Content Pool
Romina Amato | Red Bull Content Pool