Red Bull Cliff Diving World Series - checo Michal Navratil vence pela primeira vez

 

Famoso pelo seu salto de homenagem ao Super Homem, o checo Michal Navratil atingiu no último fim-de-semana o ponto alto da sua carreira, com a primeira vitória numa etapa do Red Bull Cliff Diving World Series. Já Gary Hunt acabou por não reinar no País de Gales,mas reforçou a sua liderança. Em femininos a armada norte-americana continua sem resposta à irreverência da estreante Rhiannan Iffland, que é cada vez mais candidata ao título. Condições climatéricas adversas condicionaram a competição.

 

Foi um regresso atribulado aos cenários de natureza, com a sexta etapa do Red Bull Cliff Diving WorldSeries a viajar no último fim-de-semana (10 e 11 de setembro) até à Lagoa Azul de Pembrojeshire,no País de Gales(Reino Unido). Pela primeira vez na história do circuito mundial a competição foi concentrada em apenas um dia, devido aos ventos fortes. Uma conjuntura que exigiu um esforço adicional aos melhores atletas do planeta, favorecendo os detentores de maior experiência.

 

 

Com cerca de 2800 espectadores presentes neste verdadeiro coliseu natural, a estrela da jornada foi sem dúvida Michal Navratil. Aos 31 anos e depois de oito temporadas no circuito mundial conseguiu finalmente chegar ao lugar mais alto do pódio, frustrando as intensões de uma vitória caseira de Gary Hunt. Conhecido entre os seus pares como o “Supratil”, uma alusão ao salto em homenagem ao Super Homem que se transformou na sua imagem de marca, o atleta da RepúblicaCheca regressou da melhor forma ao ativo depois de uma lesão ao joelho o ter impedido de estar presente na última etapa, em Itália. Uma prestação que o próprio ainda tem dificuldade em justificar;“Vencer era a última coisa que eu esperava, sobretudo porque saí recentemente de uma cirurgia que me impediu de treinar cerca de um mês. A verdade é que me senti muito bem, sem dores no joelho. Dei o meu melhor e bati o Campeão!”.

 

 

Em masculinos o pódio ficou completo com o britânico Gary Hunt – que ainda assim reforça a sua liderança no ranking final e está cada vez mais próximo do sexto título – e com o norte-americano Andy Jones.

 

 

Em femininos a lógica que apontava para um certo favoritismo dos atletas mais experientes, dadasas condições climatéricas instáveis, acabou por não se aplicar. A vencedora foi uma vez mais a “wildcard” australiana Rhiannan Iffland, vencedora das duas primeiras etapas do circuito; Penso que o meu segredo reside no facto de conseguir não stressar perante as adversidades. Tento relaxare dar o meu melhor, tal como faço nos treinos. É uma fórmula que está a funcionar”. A canadianaLysanne Richard ficou com a prata, deixando o bronze para a norte-americana Cesilie Carlton.

 

A competição prossegue no dia 24 de setembro com o regresso à mítica ponte de Mostar, na Bósnia e Herzegóvina.

 

Todas as etapas do Red Bull Cliff Diving World Series são transmitidas em direto para todo o mundo na Red Bull TV em www.redbull.tv e em www.redbullcliffdiving.com, com acesso gratuito e permanente(todas as etapas - sistema VOD) através das mais diversas plataformas.

 

RED BULL CLIFF DIVING WORLD SERIES - O VIDEOJOGO

Esta temporada, os fãs dos saltos para a água de grande altura não vão ficar apenas espantadoscom as mais exuberantes manobras dos seus heróis. Graças ao novo videojogo Red Bull Cliff Diving World Series vão poder também viver as emoções deste desporto, escolhendo os seus atletas preferidos e também as etapas mais vibrantes - incluindo as escarpas do ilhéu de Vila Franca do Campo, ao largo de São Miguel, nos Açores. Disponível para várias plataformas, este videojogo é gratuito em www.redbullcliffdiving.com/game. 

 

CALENDÁRIO  | 2016

 

4junho                   Texas, E.U.A. | COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

18junho                Copenhaga, DINAMARCA| COMPETIÇÃO MASCULINA

9julho                     S. Miguel, Açores, PORTUGAL| COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

23julho                  La Rochelle, FRANÇA| COMPETIÇÃO MASCULINA

28agosto              Polignano a Mare, ITÁLIA| COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

11 setembro         Pembrokeshire, Gales, GBR| COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

24setembro         Mostar, BÓSNIA HERZEGOVINA| COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

16outubro            Shirahama, JAPÃO| COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

28outubro            Dubai, E.A.U.|COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL 2016

MASCULINOS_APÓS 6 ETAPAS

1º Gary Hunt

GBR

900 pts

2º Jonathan Paredes

MEX

750 pts

3º Andy Jones

EUA

590 pts

4º Michal Navratil

CZE

650 pts

5º Orlando Duque

COL

470 pts

6º Steven Lobue

EUA

420 pts

7º David Colturi

EUA

370 pts

Artem Silchenko

RUS

368 pts

9º Kris Kolanus Wildcard

POL

330 pts

10º Blake Aldridge

GBR

308 pts

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL 2016

FEMININOS_APÓS 4 ETAPAS

1º Rhiannan Iffland

Wildcard

AUS

760 pts

Lysanne Richard

CAN

610 pts

3ºCesilie Carlton

EUA

420 pts

4º Rachelle Simpson

EUA

370 pts

4º Helena Merten

AUS

370 pts

Adriana Jimenez

MEX

360 pts

7º Ginger Huber

EUA

350 pts

8º Tara Hyer-Tira

 Wildcard

EUA

90 pts

 

Créditos fotográficos

Dean Treml | Red Bull Content Pool

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...