18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Portugal vence Lituânia a encerrar qualificação em Rio Maior

 

 

Portugal venceu hoje a Lituânia, por 16-7, em jogo do European Water Polo Championships, Qualification Tournament Round II, que decorreu de sexta a domingo em Rio Maior. A seleção de Portugal foi segunda neste grupo e irá agora disputar a 24 de fevereiro um ‘play-off’ com a Geórgia ou a Eslováquia de apuramento para o Europeu Barcelona 2018.

 

A seleção nacional disputou três jogos nesta fase qualificação para o Europeu de Barcelona 2018: venceu a R. Checa (17-9) no seu primeiro jogo em Rio Maior, e perdeu com a Ucrânia (10-11) no sábado. Hoje, dominou o jogo frente à Lituânia pelos parciais de 4-2, 3-1, 4-2, 5-2.

 

Fernando Leite (selecionador nacional): “Fomos claramente superiores frente à Lituânia. Mostrámos o nosso melhor polo aquático. Recuperámos bem física e psicologicamente das anteriores partidas. Estamos satisfeitos com esta participação em Rio Maior e confiantes com o próximo desfio do ‘play-off’.

 

Em função do 2.º lugar do no Torneio de Rio Maior, a Seleção Nacional irá disputar um ‘play off’ (casa/fora) com uma das equipas classificadas do nono ao décimo sexto lugar do último Europeu.

 

Nenhuma equipa será eliminada nesta fase. Estes resultados servirão para classificar estas oito equipas e determinar os jogos da terceira ronda, nos quais terão de enfrentar as equipas classificados de 9 a 16 nos últimos Campeonatos Europeus: França, Roménia, Alemanha, Holanda, Eslováquia, Geórgia, Malta e Turquia.

 

Nada fica, pois, decidido de imediato, sendo esta apenas mais uma etapa do percurso da seleção nacional masculina. Uma boa participação permitirá um emparelhamento teoricamente mais favorável, visto que o 1º classificado (Ucrânia) do grupo de Rio Maior emparelha com o 16.º ou 15.º classificado do último Europeu, respetivamente Turquia e Malta. O 2.º classificado terá como adversários Geórgia ou Eslováquia, estes 14.º e 13.º do Europeu de Belgrado. Sucessivamente o 3.º e 4.º classificados do grupo encontrarão as restantes equipas Holanda, Alemanha Roménia e França, progressivamente melhor classificadas no ‘ranking’.

 

Portugal 16 – Lituânia 7

Parciais: 4-2, 3-1, 4-2, 5-2.

Portugal: Ricardo Teixeira (1), Nuno Alexandre (1), Miguel Rodrigues (2), Pedro Sousa (6), Salvador Lopes (2), Rui Moreira (3), Maxim Secrieru (1).

 

Resultados Rio Maior:

Ucrânia 18 - Lituânia 7

PORTUGAL 17 - R. Checa 9

Lituânia 13 - R. Checa 8 1

PORTUGAL 10 - Ucrânia 11

R. Checa 3 - Ucrânia 10

Portugal 16 – Lituânia 7.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 04:59:27

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...