14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Assinatura do Contrato Programa de Formação de Classificadores Desportivos

 

 

O Comité Paralímpico de Portugal juntamente com a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e o Instituto Português do Desporto e Juventude assinalaram ontem, terça-feira, a assinatura do Contrato Programa de Formação de Classificadores Desportivos numa cerimónia simples, mas marcante para o movimento paralímpico em Portugal.

 

João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e Desporto, enalteceu o contrato programa sublinhando que “Estamos a fazer história”. Acrescenta ainda que “O Estado Português, através do Governo, das instituições, como é caso do IPDJ, reconhece importância e a inteira justiça que [os atletas] estejam bem classificados para poderem competir e defender o que procuramos no desporto e na alta competição, que é a verdade desportiva”.João Paulo Rebelo ressalva que “Termos hoje, em Portugal, recursos que o possam fazer é absolutamente essencial para o movimento paralímpico.”

 

Augusto Baganha, Presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, salienta que “Este é um marco importantíssimo, estou imensamente satisfeito. É algo que vai ficar para a história e que com certeza vai projetar ainda mais aquilo que é o movimento paralímpico nacional, no sentido de conseguirmos ter mais praticantes e de termos melhores resultados internacionais.”

 

Leila Marques Mota, Vice-Presidente do Comité Paralímpico de Portugal e coordenadora deste processo, ressalva o facto de que com este novo programa será possível “Creditar todas as Federações de classificadores e também posicionar-nos a nível internacional sobre este tema.

 

A Vice-Presidente reconhece que há vários anos que existe uma lacuna de profissionais, nesta área, classificadores desportivos, o que leva a que seja difícil, a nível nacional, avaliar os atletas com deficiência, assim como, ter classificadores portugueses nos painéis internacionais.

 

O Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço, engrandeceu o momento histórico que acaba de ser protagonizado salientando “A grande satisfação que sente pelo ato que fora concretizado e que este é o início de um novo paradigma”. José Lourenço frisa, ainda, que a classificação desportiva é um dos fatores mais determinantes para a verdade desportiva e que por isso importa registar o papel que o governo e o IPDJ têm neste apoio, relevando o facto de que se está a fazer a diferença com a assinatura deste contrato, assim como, o trabalho que será desenvolvido.

 

O presente contrato programa tem como objetivo principal cooperar com as federações desportivas indicando um conjunto de estratégias e medidas no sentido de as mesmas encetarem programas específicos de desenvolvimento da classificação desportiva da sua modalidade em Portugal e irá contar com um financiamento de 80.000 euros.

 


 

Periodicidade Diária

domingo, 15 de setembro de 2019 – 22:25:45

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...