14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Colóquio "O Movimento Paralímpico"

 

O Colóquio “O Movimento Paralímpico” teve lugar ontem no auditório da Escola Superior de Educação de Viseu entre as 15h e as 17h.


O presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Dr. José Manuel Lourenço, deu início a esta conferência e cedeu depois palavra ao Dr. Guilherme Almeida, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viseu, que veio em representação do Dr. Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu. O Dr. Augusto Baganha, presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, fez também parte deste primeiro painel de luxo, que deixou bem clara a importância da igualdade e da inclusão no âmbito do desporto.


A mesa redonda que se seguiu foi moderada pelo Dr. Guilherme Almeida e contou com a intervenção de quatro oradores, entre os quais, Carla Oliveira. A atleta de Boccia é também vice-presidente da Comissão de Atletas Paralímpicos e partilhou de coração aberto o seu percurso exímio até aqui, enquanto mulher e atleta paralímpica, num discurso arrebatador que tocou todos os presentes.

Manuel Mendes foi também um dos convidados. O atleta que venceu medalha de bronze após correr a maratona, classe T46, nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, dispôs-se também a partilhar a sua experiência hoje, sem reservas. A autoconfiança é a chave do percurso exemplar que define este atleta.


Neste segundo painel esteve também presente Miguel Nery, investigador da Faculdade de Motricidade Humana, que alertou a audiência para o problema do bullying no desporto, fenómeno que tem como consequência o abandono da prática desportiva.


António Rato, selecionador nacional de ténis de mesa adaptado, fez também parte desta conversa - expôs a perspetiva do treinador.


Participaram neste colóquio vários professores e alunos, bem como entidades ligadas à área desporto, o que deu origem a uma interessante troca de ideias entre o público e os oradores.


O ponto alto do Dia Paralímpico Viseu 2017 é já na próxima sexta-feira, 2 de junho, dia em que serão apresentadas quase 20 modalidades desportivas no Estádio Municipal do Fontelo, Pavilhão Municipal do Fontelo e campos de ténis. Os participantes do evento estão convidados a experimentar cada uma destas atividades: andebol, atletismo, basquetebol, boccia, ciclismo, dança, goalball, judo, lutas amadoras, orientação, ténis, ténis de mesa, tiro, tiro com arco e voleibol sentado.

Periodicidade Diária

domingo, 8 de dezembro de 2019 – 19:32:07

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...