14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Santa Maria da Feira recebe o Dia Paralímpico na Escola

 

Atividades estão centradas no Agrupamento de Escolas António Alves Amorim, em Lourosa


A iniciativa Dia Paralímpico na Escola chega a Santa Maria da Feira no início do mês de março e promete três dias de partilhas de experiências e conhecimento e ainda de contacto com atletas e modalidades paralímpicas.


O evento, promovido pelo Comité Paralímpico de Portugal junto de várias escolas e autarquias do país, é dirigido prioritariamente à comunidade escolar mas pretende envolver toda a comunidade local, de forma a disseminar os valores e objetivos do Movimento Paralímpico, contribuindo para a sensibilização da prática desportiva para todos.


Esta iniciativa é composta por quatro ações, centradas maioritariamente na Escola Básica António Alves Amorim, em Lourosa, e que receberão escolas e instituições de todo o concelho.


A Escola tem já em exibição uma exposição fotográfica com registo da participação portuguesa nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, nos Jogos Surdolímpicos Sofia 2013 e ainda de edições anteriores do Dia Paralímpico. Está também disponível um vídeo com a compilação de alguns dos melhores momento do desporto nacional para pessoas com deficiência.


No dia 07 de março, o Auditório da Junta de Freguesia de Lourosa recebe o Colóquio “O Movimento Paralímpico” a partir das 14h30. Lenine Cunha, atleta paralímpico de atletismo, Carla Oliveira, atleta paralímpica de boccia, Helena Bastos, ex-selecionadora nacional de boccia e Paulo Sérgio Pais, Diretor Geral do Clube Feira Viva, serão os convidados especiais desta tarde, que partilham as suas histórias e vivências, transmitindo na primeira pessoa o que é a realidade paralímpica. O Colóquio conta ainda com um alargado momento de debate para que todos possam participar, nomeadamente alunos, professores, pais, agentes desportivos locais, autarcas e comunidade em geral.


Na tarde da quarta-feira, dia 08 de março, decorrerá no Pavilhão Desportivo da Escola Básica António Alves Amorim uma Ação de Formação dirigida a professores e alunos das áreas de educação física, desporto e educação especial e ainda a técnicos de desporto ou de associações locais.


Atletismo, boccia, judo e voleibol sentado serão as modalidades apresentadas através de uma abordagem prática e objetiva que pretende facilitar o processo ensino-aprendizagem, contribuindo para o envolvimento de pessoas com deficiência em atividades desportivas.


O Dia Paralímpico culmina no dia 9 de março com a experimentação de várias modalidades desportivas: andebol em cadeira de rodas, atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, boccia, ciclismo, hóquei em campo, judo, karate, taekwondo, ténis em cadeira de rodas, ténis de mesa, e voleibol sentado.


A iniciativa, desenvolvida com a colaboração da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e da Direção da Escola tem como objetivo último contribuir para a divulgação do Movimento Paralímpico, alargar a prática desportiva e promover a excelência desportiva e a inclusão social das pessoas com deficiência através do desporto.

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019 – 15:45:48

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Reportagens fotográficas em preparação

- Campeonato Nacional WABBA Portugal & Hercules Olympia Portugal

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...