13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Dia Paralímpico no Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro

 

 

O Comité Paralímpico de Portugal (CPP) em parceria com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha dinamizou várias atividades na Escola Rafael Bordalo Pinheiro enquadradas na ação Dia Paralímpico na Escola.

 

Voleibol Sentado


Ao longo de vários dias, os alunos puderam tomar contacto com a realidade paralímpica através da prática de modalidades como atletismo, boccia, basquetebol em cadeira de rodas, voleibol Sentado, e goalball. Tiveram ainda oportunidade de participar no debate "O Movimento Paralímpico" e de visitar a exposição fotográfica que esteve patente no átrio da biblioteca da escola.

 

Boccia


Depois de um debate bastante interessante que teve como convidado principal o nadador paralímpico Nelson Lopes, o dia 26 de março foi preenchido com a experimentação de várias modalidades que pertencem ao programa paralímpico.

 

Atletismo


Para muitos este foi o primeiro contacto com estas modalidades, mas o balanço final foi bastante positivo. Todos os alunos foram bastante empenhados e entusiastas na sua participação e, mais importante, todos eles ficaram, por certo, mais sensibilizados para as especificidades e características de cada um dos desportos que experimentaram.

 

Basquetebol em Cadeira de Rodas


O “Dia Paralímpico na Escola” para além da decisiva colaboração da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, da enorme disponibilidade da entidade recetora a Escola Rafael Bordalo Pinheiro, contou ainda com o apoio da Associação Nacional de Desporto para Deficientes Visuais (ANDDVIS), Associação Portuguesa de Deficiente - Leiria, Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto (PC-AND), Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra e Federação Portuguesa de Atletismo.

 

Goalball

 

Sobre o Dia Paralímpico na Escola

 


O Dia Paralímpico na Escola é uma ação desenvolvida pelo Comité Paralímpico de Portugal que tem como objetivo sensibilizar os alunos entre os 6 e os 15 anos em relação ao Desporto Paralímpico e às questões da deficiência, num ambiente divertido e lúdico. Para isso são realizados vários tipos de atividades, como a interação com atletas paralímpicos e a experiência de Desportos Paralímpicos. O objetivo principal do Dia Paralímpico na Escola é nutrir atitudes e perceções positivas em relação às pessoas com deficiência.

 


Sobre o Comité Paralímpico de Portugal

 


O Comité Paralímpico de Portugal (CPP) é uma instituição desportiva, sem fins lucrativos, com a missão de divulgar, desenvolver e defender o Movimento Paralímpico e o desporto em geral, em conformidade com as normas do Comité Paralímpico Internacional.

 


Tem ainda como missão promover o gosto pela prática desportiva, como meio de formação do carácter, de defesa da saúde, do ambiente, da coesão e inclusão social, e a responsabilidade de gerir o Programa de Preparação Paralímpica e de assegurar a participação nos Jogos Paralímpicos e Surdolímpicos.

Periodicidade Diária

quarta-feira, 24 de julho de 2019 – 05:19:35

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...