13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Palmela recebe 1.º Campeonato Europeu de Orientação, uma modalidade em expansão em Portugal

O concelho de Palmela vai receber os Campeonatos Europeus de Orientação e Orientação de Precisão (EOC/ETOC 2014) de 9 e 16 de Abril. A modalidade, que consiste em escolher e percorrer um itinerário entre vários pontos assinalados num mapa no menor tempo possível, tem vindo a ganhar praticantes em Portugal.

 

A Orientação tem vindo a crescer ao longo das últimas duas décadas no concelho de Palmela, uma das regiões de referência nacional na prática da modalidade, nomeadamente, ao nível da captação e formação de jovens valores. Presente no currículo da disciplina de Educação Física das escolas e no programa dos Jogos Desportivos Escolares, a Orientação conta, também, com eventos regulares abertos à população, organizados pelas escolas secundárias, no âmbito federativo, com o apoio da autarquia.

 

Na partida, cada praticante recebe um mapa onde estão marcados pequenos círculos, pontos de passagem obrigatória e que o praticante percorre da forma que quiser, no menos tempo possível. A escolha do trajeto entre os pontos é da exclusiva responsabilidade do praticante, pelo que o sucesso depende da capacidade de interpretação do mapa (fator técnico e cognitivo) e da condição física (fator atlético).

 

No total, o EOC e o ETOC 2014 recebem mais de 3.000 participantes, incluindo os melhores atletas de todo o mundo, e é organizado pela Federação Portuguesa de Orientação e pela Câmara Municipal de Palmela, com o apoio das Escolas Secundárias de Pinhal Novo e de Palmela, das Juntas de Freguesias de Palmela, Pinhal Novo, Quinta do Anjo e Marateca/Poceirão e da Câmara Municipal de Sesimbra.

 

Esta será a primeira vez, na história da modalidade, que o EOC e o ETOC decorrem em simultâneo. O Event Center estará instalado na Escola Secundária de Pinhal Novo, com secretariado, pernoita, refeições e um vasto programa de animação cultural e feira de produtos locais.

 

Dia 13 de abril, domingo, no Centro Histórico de Palmela, realiza-se a Cerimónia Oficial de Abertura e o Desfile das Nações, com animação cultural e forte envolvimento da comunidade local.

 

Sobre Orientação

 

Com grande notoriedade na Europa (em particular, na Escandinávia), nos Estados Unidos e Canadá, e em franca expansão no resto do mundo, a Orientação convida o praticante a visitar um conjunto de pontos materializados no terreno, através de um prisma a que se dá o nome de “baliza”, no mais curto espaço de tempo possível e segundo uma sequência pré-determinada, apenas com o auxílio de um mapa, onde se encontram assinalados os pontos, e de uma bússola. Habitualmente, disputa-se em terrenos naturais, genericamente designados por “floresta” (bosques, dunas, pinhais, montado, serra, etc.), embora também existam provas urbanas e de parque.

 

Dada a facilidade em adequar os percursos a qualquer grau de exigência, a Orientação é uma modalidade inclusiva por excelência, uma vez que permite a participação, numa mesma atividade, de pessoas sem qualquer nível de conhecimento da modalidade ou hábito de prática física. Dos 8 aos 80 anos, em alta competição ou por lazer, com boa condição física ou nem tanto, individualmente ou em pequenos grupos, todos podem encontrar, num evento ou prova de Orientação, um percurso adequado à sua condição. Deste ponto de vista, trata-se de uma modalidade única no espetro de modalidades da nossa cultura física.

 

A modalidade teve origem nos países nórdicos, no final do século XIX, como atividade complementar e de aplicação do treino militar. A primeira prova de que há registo data de 1897, na Noruega, tendo a IOF – International Orienteering Federation sido fundada em 1961. A modalidade foi reconhecida em 1977 pelo Comité Olímpico Internacional e conta, atualmente, com 73 países filiados, de todos os continentes.

 

·                     EOC– Campeonato da Europa de Orientação Pedestre.

Competição absoluta, destinada a seleções nacionais masculinas e femininas. A prova é composta por três competições individuais com qualificatória e final (sprint, distância média e distância longa) e uma coletiva (estafeta), atribuindo os respetivos títulos europeus de 2014.

 

·                     ETOC– Campeonato da Europa de Orientação de Precisão (Trail ‘O’)

Competição absoluta destinada a seleções nacionais masculinas e femininas na classe paralímpica. A prova é composta por duas etapas que pontuam para a classificação final, atribuindo os respetivos títulos europeus de 2014. Em paralelo, decorre, também, uma competição aberta que não atribui título europeu.

 

PROGRAMA

 

EOC’14 / TAÇA DO MUNDO

ETOC’14

EOC TOUR’14

9 abril

(4.ª feira)

Escola Secundária de Pinhal Novo

Acreditações; Event Center

 

Escola Secundária de Pinhal Novo

Acreditações; Event Center

Sesimbra (Lagoa de Albufeira)

Model Event: Distância Média, Longa e Sprint; Treinos Livres

10 abril

(5.ª feira)

Sesimbra (Campimeco)

10h00: Qualificação Distância Média

 

Sesimbra (Campimeco)

12h00: Etapa 1

11 abril

(6.ª feira)

Sesimbra (Campimeco)

10h00: Qualificação Distância Longa

Escola Secundária de Pinhal Novo

Acreditações; Event Center

Sesimbra (Campimeco)

13h00: Etapa 2

12 abril

(sábado)

Sesimbra (Vila)

10h00: Qualificação Sprint

Landeira (Marateca)

9h00/14h00: Model Event TrailO

 

Escola Secundária P. Novo|18h30: Jantar Oficial

13 abril

(domingo)

Palmela (Vila)

14h00: Sprint, Final B

Qtª Anjo (Palmela Vilage)

9h00: Qualificação Tempo

Palmela (Vila)

14h00: Etapa 3

Largo S. João (Palmela) |15h00: CERIMÓNIA DE ABERTURA

16h30: Sprint, Final A

14 abril

(2.ª feira)

Marateca (Palmela)

9h00: Final Distância Média

Vale de Barris (Palmela)

9h00: Etapa 1

Marateca (Palmela)

12h00: Etapa 4

15 abril

(3.ª feira)

Marateca (Palmela)

9h00: Final Distância Longa

Vale de Barris (Palmela)

9h00: Etapa 2

Marateca (Palmela)

13h00: Etapa 5

16 abril

(4.ª feira)

Marateca (Palmela)

9h00: Estafeta

Qtª Anjo (Palmela Vilage)

9h00: Final Tempo

 

Qtª Anjo (Palmela Vilage) |15h00: CERIMÓNIA DE ENCERRAMENTO

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 20 de junho de 2019 – 15:21:17

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...