13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Portugal O' Meeting 2012 - Que a Festa comece !

Está aí a 17ª edição do Portugal O’Meeting. Já a partir do próximo sábado, os concelhos de Viseu e Sátão recebem a maior competição regular de Orientação Pedestre disputada no nosso País. À beirinha do início da grande festa da Orientação, aqui ficam as últimas sobre o evento.
 
Desde que, em 1996, o clube Amigos de Atletismo de Mafra organizou na Tapada Real o primeiro Portugal O' Meeting, que o evento não pára de crescer. São cada vez em maior número os orientistas do mundo inteiro que demandam o nosso País em busca dos fantásticos terrenos e das benesses dum suave clima, treinando e competindo no início de cada temporada.
 
Este ano o número de inscritos situa-se próximo dos 1800, dois terços dos quais são estrangeiros, oriundos sobretudo da Finlândia, Suécia, Suíça e Noruega. De acordo com a organização do evento, o POM 2012 representa para as finanças do nosso País um encaixe superior a 1.5 milhões de euros, uma vez que que implica estadias de longa duração de atletas e equipas técnicas, nunca inferiores a cinco dias e que se prolongam, em 70 a 80% dos casos, por um período mínimo de nove dias.
 
É, pois, num contexto de grande entusiasmo e otimismo que o Portugal O' Meeting chega este ano à região centro do País, aos concelhos de Viseu e do Sátão, pelas mãos do Clube de Orientação de Estarreja e do Clube de Orientação de Viseu - NATURA e com o apoio da Federação Portuguesa de Orientação e das Câmaras Municipais de Viseu e do Sátão.
 
Orientação para Todos
 
Prometidos estão terrenos, mapas e percursos de enorme qualidade, prontos a satisfazer o mais elevado padrão de exigência internacional. Repartido por quatro dias, o programa de competição abre no sábado com uma prova de Distância Longa, no mapa da Sra. do Crasto (Viseu).
 
Domingo não é “gordo” apenas por ser de Carnaval, mas também porque será desfraldada aos quatro ventos a bandeira da Orientação para Todos. Pela manhã, os atletas voltam a desfrutar do mapa da véspera para a prova de Distância Média. Ao início da tarde, tem lugar no Parque do Fontelo a etapa inaugural da primeira Taça de Portugal de Orientação de Precisão, disciplina particularmente vocacionada para pessoas com  mobilidade reduzida, deslocando-se em cadeira de rodas. Também o Parque da Cidade - Aquilino Ribeiro receberá uma prova de demonstração de Actividade de Orientação Adaptada, destinada a pessoas com deficiência intelectual.
 
As atenções na segunda metade do POM 2012 centram-se quase exclusivamente no concelho do Sátão e no mapa Sr. dos Caminhos, onde decorerrão as duas últimas provas. Na segunda-feira tem lugar uma muito aguardada Distância Média, pontuável para o ranking mundial. O último dia verá os primeiros atletas partirem logo às nove da manhã, para uma prova de Distância Longa.
 
Parada de estrelas
 
Verdadeira parada de estrelas, o Portugal O’Meeting 2012 traz a Portugal, uma vez mais, a fina-flor da Orientação mundial. No sector masculino, o francês Thierry Gueorgiou atrai todas as atenções, ele que em 2007, em S. Pedro do Sul, levou de vencida a 12ª edição do Portugal O' Meeting e é o actual líder do ranking mundial. No que às senhoras diz respeito, Annika Billstam (Suécia) e Simone Niggli (Suiça) repartem o protagonismo. A primeira, por ser a actual vice-líder do ranking mundial, a segunda por ter sido a única atleta a vencer o Portugal O' Meeting em três ocasiões distintas (2002, 2010 e 2011) e por ostentar no currículo 17 títulos mundiais, 7 títulos europeus, 7 vitórias na Taça do Mundo e inúmeras outras vitórias, o que faz dela a melhor orientista de todos os tempos.
 
Mas o Portugal O' Meeting 2012 não se esgota na vertente competitiva e os atletas terão ao seu dispôr, na sexta-feira, uma prova-modelo que lhes permitirá familiarizar-se com o tipo de terreno e o estilo da cartografia. Ao cair da noite de sábado, um Sprint Urbano animará as ruas do centro histórico de Viseu e na segunda-feira, pelas 16h30, o Auditório da Câmara Municipal de Viseu abre-se a todos os interessados para uma palestra que abordará o treino físico e mental, ministrada pelos conceituados treinadores das selecções francesa e suiça, Kenneth Buch e Matthias Niggli, respectivamente E porque tudo tem um fim, o POM 2012 encerrará na terça-feira, pelas 14h00, com a Cerimónia de Entrega de Prémios a decorrer na Arena da prova, no Sr. dos Caminhos (Sátão).
 
Nas palavras de Luís Santos, o Supervisor Internacional deste Portugal O' Meeting 2012, “se o Sol brilha, a organização também brilha”. As previsões meteorológicas parecem oferecer garantias de continuação de sol e céu azul e, apesar das baixas temperaturas, tudo está muito mais facilitado. Um grande POM 2012 em perspectiva. Que a festa comece!
 
JOAQUIM MARGARIDO
 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 20 de junho de 2019 – 00:54:37

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...