13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

BTT Loulé/BPI venceu o V Ori-BTT Rota da Bairrada

alt
 
A equipe Algarvia, do BTT Loulé/BPI, venceu, mais uma vez, as duas etapas da prova e conquistou, folgadamente, o trofeu por equipas.
 
No fim-de-semana de 10 e 11 de março, num clima primaveril, cerca de três centenas de atletas marcaram presença no V Ori-BTT Rota da Bairrada, pontuável para a Taça de Portugal, Liga Espanhola de Orientação e constituindo a primeira mão do VIII Campeonato Ibérico de Orientação em BTT.
 
O evento contou com a participação de atletas nacionais e internacionais, destes, destaque para a participação de quatro dezenas de atletas estrangeiros, entre os quais o francês Clément Souvray, nº 16 do ranking mundial, e a eslovaca Hana Bajtosová, nº 9 do Mundo e Campeão Mundial de Sprint em 2008 e 2009.
 
O atleta do Clube de Orientação do Minho (.COM), Davide Machado, mostrou o motivo se ser considerado a principal referência atual da modalidade em Portugal, vencendo no sector Masculino. Entre as mulheres, Karolina Mickeviciute foi a vencedora, enquanto Tânia Covas Costa, também do clube .COM, foi a melhor atleta Nacional ao terminar na 6ª posição final. A equipe Algarvia, do BTT Loulé/BPI, venceu, mais uma vez, as duas etapas da prova e conquistou, folgadamente, o trofeu por equipas.
 
No Sábado, numa tarde de sol e muito calor, a Orientação em BTT regressou à região da Bairrada e aos seus vinhedos e pomares, para uma exigente prova de Distância Longa. Num mapa muito técnico, os percursos traçados com muitas opções foram um quebra-cabeças para todos, que na generalidade se mostraram satisfeitos. Nesta primeira etapa estiveram presentes 20 atletas nos escalões abertos e 220 nos escalões de competição. A equipa do BTT Loulé/BPI, apresentou-se com 17 atletas: 7 nas categorias jovens, 4 em seniores e 7 nos escalões veteranos.
 
Quanto aos resultados da equipa louletana, destaque para os mais jovens, onde Sofia Gomes, em D14, não teve oposição à altura, alcançando o 1º lugar. Em H16, Duarte Sousa e Rui Costa, dominaram o percurso, e conquistaram o 1º e 2º lugar, respetivamente. Já em H18, João Fernandes foi 3º classificado. O já experiente, Mac-Mahon Moreira, de volta à competição, em H20, alcançou o 2º lugar. Na categoria sénior, evidência para Eurico Gomes e Paulo Gonçalves, obtiveram o 2º e 3º lugar. De volta aos êxitos e a crescer de forma esteve Rita Gomes, em D35, ao conseguir o 1º lugar, tendo Margarida Correia, no mesmo escalão, alcançado a 3º posição.
 
A manha de Domingo, foi propícia à segunda etapa do V Ori-BTT Rota da Bairrada, onde o pelotão de atletas, de jerseys de todas as cores, se estendeu pelos campos de Barcouço, pelas suas zonas florestadas, subindo e descendo as suas suaves encostas, espreitados pelas simpáticas gentes desta localidade e pelo sol que levantava com todo o seu esplendor.
 
Neste cenário, a equipa do BTT Loulé/BPI jogava em casa, e nada pode travar, mais uma vez Sofia Gomes, 1ª classificada, em D14. Destinos diferentes para os atletas de H16, Duarte Sousa, caiu para segundo, na derradeira etapa, mas não o suficiente para ser arredado do 1º lugar do pódio na classificativa final, já Rui Costa escorregou para o terceiro lugar da geral.
 
Em H18, Reinaldo Sousa, que tinha sido desclassificado na etapa anterior, chamou a si o 1º lugar na Distancia Média e João Fernandes, acabou classificado no 3º lugar do pódio, depois de concluir esta etapa em 4ª posição. Mac-Mahon, a pautar pela regularidade, beneficiou do desacerto dos seus adversários e com o segundo lugar na etapa média, acabou em primeiro do pódio, em H20. Em seniores, o destaque vai para a excelente prestação de Paulo Gonçalves, concluiu a etapa em 1º lugar e foi 2º na geral. Em D35, Rita Gomes, consolidou a vitória do dia anterior seguida de Margarida Correia que alcançou o 2º lugar na classificação final. Por fim, em H45, João Lavado fez 2º e o surpreendente Helder Faisca, a subir de forma, alcançou o 3º lugar, conquistando mesmo a 3ª posição do pódio.
 
Coletivamente a vitória foi para o BTT Loulé/BPI (2301,59), seguido do Clube de Orientação do Centro (1660,02) e em terceiro o Clube Português de Orientação e Corrida (1411,62).
 
alt
 
alt


   

Periodicidade Diária

terça-feira, 25 de junho de 2019 – 09:31:08

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

Reportagens fotográficas em preparação

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...