13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Campeonato Nacional Absoluto Ori-BTT decorreu em Alvito S. Pedro

Realizou-se no passado fim-de-semana, em Alvito S. Pedro, o Campeonato Nacional Absoluto de Orientação em BTT de 2014, cuja organização tinha sido atribuída pela Federação Portuguesa de Orientação aos Amigos da Montanha.

 

A prova contou com a presença de 110 atletas, um número significativo para a modalidade em questão, considerando o universo dos atletas que a orientação em BTT consegue mobilizar ao longo do ano. Na maioria, a participações nas provas é de atletas federados. Apesar de os não federados também poderem participar, no passado fim-de-semana, apenas 11 atletas “populares” decidiram acompanhar os campeões.

 

A prova foi dividida em duas etapas. No sábado disputou-se o apuramento para a final, sendo que seriam apurados apenas os atletas que conseguissem obter 60% dos pontos obtidos pelo vencedor do apuramento. Cumpriram esse objetivo 32 atletas masculinos e 7 femininos.

 

Na prova de apuramento foi possível observar alguma distância dos vencedores, havendo depois algum equilíbrio entre os atletas seguintes. No setor feminino, Susana Pontes, do COC de Leiria, e atual campeã nacional absoluta vencia com 1h00min, tendo 3 minutos de vantagem sobre Tânia Covas, do .COM de Braga, e 4 sobre Rita Gomes do BTTLoulé. No setor masculino, Davide Machado, do .COM Braga, vencia com 57 minutos, tendo 3 minutos de vantagem sobre João Ferreira do DA Recardães e 4 sobre Mário Guterres do ADFA. A seguir classificava-se, com um minuto a separar todos estes atletas, Daniel Marques e Joel Morgado, ambos do COC Leiria. Carlos Simões, do COALA Santiago do Cacém, atual campeão nacional absoluto aparecia em 8º lugar com 1h e 06min.

 

No Domingo, dia da grande final, aconteceram alguns resultados esperados, mas também algumas surpresas.

 

No setor feminino repetiu-se a classificação do apuramento. Susana Pontes fez valer o seu favoritismo, vencendo com 1h26’17”, sendo vice-campeã, Tânia Covas com 1h34’10” e Rita Gomes ocupou o terceiro lugar com 1h43’02”.

 

No setor masculino houve mais emoção e aconteceram algumas surpresas. Davide Machado e Daniel Marques, estavam a passar nos pontos de controlo com tempos muito próximos. Já próximo da meta, Davide Machado acabaria por ter um furo e terminou com a bicicleta pela mão. De realçar a boa prestação de Carlos Simões, que completou o pódio, com o terceiro lugar.

 

A classificação masculina ficou assim ordenada: Daniel Marques, 1h31’49”; Davide Machado, 1h36’07”; e Carlos Simões 1h39’56”

 

Realce-se o agrado dos atletas com a escolha do terreno, que propiciou bons percursos de OriBTT, desafiantes, com doses equilibradas de zonas técnicas associadas a troços mais físicos.

 

Os Amigos da Montanha registaram, desta forma, com satisfação mais uma organização de âmbito nacional que mostrou a qualidade logística das atividades, trazendo ao concelho de Barcelos a elite da modalidade.

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 25 de junho de 2019 – 09:41:19

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

Reportagens fotográficas em preparação

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...