13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Campeonato Nacional Absoluto O-BTT em Idanha-a-Nova - BTTLoulé/BPI Campeão Nacional Absoluto Feminino 2012

Terminaram os Campeonatos Nacionais Absolutos de Orientação em BTT 2012. A Associação dos Deficientes das Forças Armadas, em parceria com a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e a Federação Portuguesa de Orientação, organizou o Campeonato Nacional Absoluto (CNA) de O-BTT, nos dias 13/14 de Outubro de 2012.
 
O CNA de O-BTT foi uma prova de orientação em BTT, aberta a pessoas de qualquer idade. Este evento integrado nos calendários da Taça de Portugal foi constituído por dois percursos pontuáveis para os rankings Individual FPO e de Clubes FPO, sendo que no sábado decorreram as provas de apuramento sobre distância média e no Domingo disputaram-se as finais sobre distância longa para apurar os atletas e clubes Campeões Nacionais Absolutos.
 
A equipa de O-BTT do clube BTT Loulé/BPI, participou no evento com 15 atletas, 5 jovens, 4 seniores e 6 veteranos, que competiram contra todas as adversidades para levarem de vencido o último troféu nível I da época.
 
No setor masculino, foram 48 os atletas que conseguiram a qualificação para uma final que se adivinhava emotiva. O duelo Davide Machado (.COM) e Carlos Simões (COALA) continuou bem vivo entre ambos e no Apuramento, o “alentejano” foi mais forte, batendo o seu adversário por 11 segundos e cometendo a proeza de infligir a Davide Machado a sua primeira derrota em provas da Taça de Portugal da presente temporada. Dos atletas masculinos do BTT Loulé/BPI foram apurados para a final 3 atletas que competem nos escalões Seniores - Eurico Gomes, Paulo Gonçalves e Alex Liberato, 2 das categorias Jovens - Duarte Sousa e Rui Moreira (Mac) e João Lavado, dos Veteranos. No que toca à Competição Feminina foram apuradas as duas atletas Veteranas Rita Gomes e Margarida Correia.
Na Final Masculina, Carlos Simões entrou mal, com quatro pontos apenas decorridos, perdia já 7:25 para Davide Machado. Junte-se a isto um furo na zona de transição de mapa que lhe custaram mais quatro minutos e eis as aspirações do combativo atleta deitadas por terra, ficando-se pelo 10º lugar final. Davide Machado é que não esteve com meias medidas e com uma prova praticamente isenta de erros, acabou por cumprir os 25,3 km do seu percurso em 1:06:13. Luís Barreiro (NADA) a 7:09 do vencedor, foi um brilhante segundo classificado enquanto Daniel Marques (COC), longe ainda da forma que fez dele o atleta de referência a nível nacional até há bem pouco tempo atrás, concluiu no terceiro lugar com a marca de 1:17:30.
 
Nos primeiros lugares da classificação, destaque para a excelente sexta posição de Fernando Henrique (GDU Azoia), um atleta que milita no escalão H35 e para os brilhantes desempenhos dos “veteraníssimos” Inácio Serralheiro (CN Alvito) e Luís Sousa (Clube TAP), figuras de topo dos escalões H45 e H50, respetivamente, que concluíram nas 8ª e 9ª posições. Entre os atletas mais jovens, Miguel Pires (.COM) 7º classificado e os atletas algarvios do BTT Loulé/BPI, Mac-Mahon Moreira (11º) e Duarte Sousa (20º) merecem igualmente uma referência elogiosa, Mac-Mahon pela combatividade demonstrada e o Duarte por se tratar de um atleta do escalão H16, com muita margem de progressão na modalidade.
 
A Final feminina viu Susana Pontes (CPOC) tomar conta da prova praticamente no início, beneficiando então do desacerto das suas adversárias na progressão para o segundo ponto. Das atletas louletanas destaque para Rita Gomes, que alcançou o 5º lugar do pódio. As atletas algarvias, Rita Gomes e Margarida Correia, conquistaram ainda para o clube BTT Loulé/BPI o título de Campeão Nacional Absoluto Feminino 2012.
 
Fora do CNA mas a contar para a Taça de Portugal O-BTT, esteve a atleta mais jovem do BTT Loulé/BPI, Sofia Gomes, em D14, vencendo categoricamente nos dois dias de prova.
Coletivamente o clube BTT Loulé/BPI venceu nos dois dias de competição (2061,59 pts), o COC foi 2º classificado (1578,12 pts) e em 3º lugar o CN Alvito (1397,23pts).
 
De salientar que a par da competição, decorreu o jantar de entrega de diplomas aos atletas e clubes que se distinguiram na época 2011, nas provas pontuáveis para a taça de Portugal. O clube BTT Loulé/BPI recebeu das mãos do Presidente da FPO o troféu para o vencedor do ranking de clubes TP 2011 e foi ainda louvado pela federação, pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo na promoção e desenvolvimento da disciplina de Orientação em BTT.


 

Periodicidade Diária

terça-feira, 25 de junho de 2019 – 09:40:46

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

Reportagens fotográficas em preparação

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...