18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Setúbal 2016 expõe vitórias portuguesas nos Jogos Olímpicos

 

 

“Memórias e Vitórias de Portugal” são o tema da exposição patente até 30 de maio. Rosa Mota e Armando Aldegalega participam na inauguração

 

A jornada de Portugal pelos Jogos Olímpicos – o maior evento multidesportivo a nível mundial – teve início há mais de 100 anos, na Suécia. 30 edições e 23 medalhas depois, que histórias têm os portugueses que representaram o país para contar? Para responder a essa questão e homenagear as conquistas nacionais, Setúbal 2016 Cidade Europeia do Desporto inaugura, este sábado, 30 de abril, a exposição “Jogos Olímpicos: Memórias e Vitórias de Portugal.

 

A inauguração da mostra, agendada para as 18h00, conta com a presença da campeã olímpica Rosa Mota – medalha de ouro nos Jogos de Seul, em 1988 – e que assume, atualmente, a vice-presidência do Comité Olímpico Português. O atleta setubalense Armando Aldegalega que, em 1964 e 1972, representou Portugal nos Jogos Olímpicos, é outra das presenças já confirmadas no evento.

 

Até 30 de maio, data de encerramento da exposição, Setúbal 2016 convida o público a participar nesta experiência revivalista, que pretende homenagear a participação nacional no maior evento desportivo do mundo. A mostra, patente na Galeria Municipal do Onze, em Sertúbal, é da autoria do Comité Olímpico de Portugal e da Cidade Europeia do Desporto. A entrada é gratuita.

 

Tochas e mascotes olímpicas em exposição

 

A exposição integra fotografias de diversas participações portuguesas e, ainda, exemplares de diversas edições das mascotes olímpicas. Os visitantes poderão ver, ainda, esculturas representativas de algumas modalidades desportivas, trajes olímpicos das missões portuguesas e algumas imagens dos momentos mais marcantes dos Jogos Olímpicos e da participação portuguesa. A tocha olímpica dos Jogos Olímpicos de Londres e a pétala que transportou a chama olímpica que representou a participação de Portugal na XXX edição dos Jogos Olímpicos estarão também em destaque na mostra.

 

Refira-se que, no ano em que é Cidade Europeia do Desporto e em se realizam os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Setúbal promove uma iniciativa que associa uma importante componente cultural e educativa a um conjunto de ações no âmbito do Olimpismo. Neste ponto, destaque-se, por exemplo, a celebração, a 29 e 30 de maio, do Dia Olímpico e, ainda, a realização do Programa de Educação Olímpica junto das escolas do primeiro ciclo do Ensino Básico.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 06:20:04

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...