18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

101 Atletas apurados para Baku 2015

Uma realocação de vagas no Badminton fez aumentar para 101 o número de atletas portugueses que irá competir em Baku. Ângelo Silva irá fazer dupla com Ricardo Silva na prova de pares masculinos no Badminton, juntando-se assim a uma vasta lista de atletas lusos, entre nomes sonantes e jovens à procura de se tornarem referências nos seus desportos. Neste momento, apenas o Futebol de Praia ainda não fechou a lista final de atletas que irá estar na capital do Azerbaijão, depois da Ginástica Artística ter revelado os atletas que estarão na primeira edição dos Jogos Europeus, que decorrem de 12 a 28 de Junho. Estes 101 atletas irão competir em 14 modalidades.

 

Aqui fica a lista por modalidade:

  • Badminton (3 atletas) – Ângelo Silva, Sónia Gonçalves e Ricardo Silva
  • Canoagem (13) – Beatriz Gomes, Francisca Laia, Helena Rodrigues, Joana Vasconcelos, Marcia Aldeias, Maria de Fátima Cabrita, Teresa Portela, Hélder Silva, David Fernandes, Diogo Lopes, Emanuel Silva, Fernando Pimenta e João Ribeiro
  • Ciclismo (1) – BMX – André Martins
  • Ciclismo (1) – BTT – Joana Monteiro e David Rosa
  • Ciclismo (6) – Estrada – Daniela Reis, Edgar Pinto, Fábio Silvestre, Filipe Cardoso, José Gonçalves e Rafael Reis
  • Futebol de Praia – 12 atletas (a definir)
  • Ginástica Acrobática (5) – Beatriz Gueifão, Inês Germano, João Martins, Margarida Fernandes, Raquel Martins
  • Ginástica Aeróbica (2) – Ana Maçanita e Tiago Faquinha
  • Ginástica Artística (4) – Zoi Lima, Bernardo Almeida, Simão Almeida e Vasco Barata
  • Ginástica de Trampolins (4) – Ana Rente, Beatriz Martins, Diogo Ganchinho e Ricardo Santos
  • Judo (14) – Ana Cachola, André Alves, Carlos Luz, Célio Dias, Diogo César, Diogo Lima, Joana Ramos, Jorge Fernandes, Jorge Fonseca, Leandra Freitas, Nuno Carvalho, Sergiu Oleinic, Telma Monteiro e Yahima Ramirez
  • Karaté (1) – Filipe Reis
  • Lutas Amadoras (6) – Hugo Passos, João Carvalho, Zurab Bekauri, Ana Pereira, Liliana Santos, Vânia Guerreiro
  • Natação (9) – Ana Rita Faria, Maria Francisca Cabral, Raquel Pereira, Tamila Holub, Alexandre Coutinho, Gabriel Lopes, Guilherme Pina, João Pedro Gil e João Vital
  • Taekwondo (4) – Joana Cunha, Júlio Ferreira, Mário Silva e Rui Bragança
  • Ténis de Mesa (6) – Ana Neves, Fu Yu, Leila Oliveira, João Monteiro, Marcos Freitas e Tiago Apolónia
  • Tiro (2) – Joana Castelão e João Costa
  • Tiro com Armas de Caça (2) – João Bruno Faria e João Paulo Azevedo
  • Triatlo (5) – Ana Ramos, Melanie Santos, João Pereira, João Silva e Pedro Palma

 

De entre a vasta lista de atletas destaque para a presença dos medalhados olímpicos Emanuel Silva e Fernando Pimenta, da Canoagem, que inclui na sua convocatória todos os principais nomes da modalidade. Serão vários os atletas olímpicos que estarão em Baku, para além dos da Canoagem, como David Rosa, no BTT, Ana Rente e Diogo Ganchinho dos Trampolins, Joana Ramos, Telma Monteiro e Yahima Ramirez, do Judo, Hugo Passos das Lutas Amadoras, João Monteiro, Marcos Freitas e Tiago Apolónia, do Ténis de Mesa, Joana Castelão e João Costa, do Tiro e João Silva do Triatlo.

 

Destaque para o facto de a modalidade de Judo ir ter em Baku o seu Campeonato da Europa 2015, disputado no âmbito dos Jogos Europeus, em virtude da desistência da cidade escocesa de Glasgow em acolher o Europeu da modalidade. Este facto irá aumentar o interesse da modalidade em Baku, como os resultados passarão a contar para o apuramento olímpico, dada a atribuição de pontos para os rankings mundiais que determinarão quem irá ao Rio 2016. O mesmo acontece com a modalidade de Lutas Amadoras, que também terá em Baku o seu Europeu.

 

O apuramento para os Jogos Olímpicos Rio 2016 é precisamente um dos maiores pontos de interesse destes Jogos Europeus. Serão 12 as modalidades que irão ajudar a definir direta ou indiretamente o apuramento olímpico. Se indiretamente será através da atribuição de pontos para os rankings mundiais das modalidades em causa (Atletismo, Boxe, Ciclismo, Judo, Lutas Amadoras, Natação, Taekwondo, Tiro com Arco e Voleibol) nos casos do Ténis de Mesa, Tiro e Triatlo, os vencedores de cada uma das provas carimbará automaticamente o seu passaporte para o Rio, o que faz prever a presença dos melhores atletas europeus de cada uma destas modalidades.

 

Baku, capital do Azerbaijão, será a capital do desporto europeu naqueles que serão os primeiros Jogos Europeus da história. O Velho Continente era o único que não tinha uns jogos continentais, ao contrário do que se passa na América, África, Ásia ou Oceânia. Organizado pelos Comités Olímpicos Europeus (EOC) em coordenação com o Comité de Operações dos Jogos Europeus Baku 2015 (BECOG), estes Jogos têm como meta criar um novo momento de celebração do desporto, unificando o desporto tradicional e moderno na Europa.

 

Nesta primeira edição dos Jogos Europeus, estima-se a participação de mais de 6.000 atletas, de 50 Comités Olímpicos europeus, num evento que contará com 20 desportos distintos, 16 dos quais olímpicos. Destaque para algumas disciplinas novas, como o Basquetebol 3X3, Futebol de Praia, Karaté e Sambo, para além Atletismo, Badminton, Boxe, Canoagem, Ciclismo, Esgrima, Ginástica, Judo, Lutas Amadoras, Natação, Taekwondo, Ténis de Mesa, Tiro, Tiro com Arco, Triatlo e Voleibol.

 

No total, estarão em disputa 253 eventos de medalha em 18 locais de competição: cinco estádios novos de top, sete infraestruturas remodeladas e seis arenas temporárias.

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 17:10:11

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...