O Oeiras Open Water Race, desafio de águas abertas promovido pelo Clube Olímpico de Oeiras, em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras e a Federação Portuguesa de Natação, e organização técnica da HMS Sports, estreou hoje de manhã, 1 de setembro, na Praia de Caxias, com 650 nadadores, que participaram nas provas de 750 metros, 1.500 metros e 3.000 metros.
A edição inaugural fica marcada pelas inscrições esgotadas a uma semana do evento e pela participação de atletas de 18 nacionalidades: África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, Colômbia, Chipre, Espanha, EUA, Federação Russa, França, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia, Ucrânia e Venezuela.
Pelas 09h00, os participantes dos 3.000 metros iniciaram a prova, num percurso de duas voltas e passagem pelo areal no final da primeira. João Cardoso e Ana Cruz foram os mais rápidos a cumprir a distância e venceram com os tempos de 41m14s e 49m47s, respetivamente.
Nos 1.500 metros, triunfos de Gustavo Hachmeister (19m31s) e Liliana Alexandre (19m37s) e nos 750 metros, Afonso Garcia e Maria Machado revelaram-se os mais fortes com 08m51s e 12m54s, respetivamente. Por equipas, o Clube Olímpico de Oeiras conquistou o troféu nos 3.000 metros e o Amora Sub/Associação Naval Amorense nos 1.500 metros. Os resultados completos e diplomas estão disponíveis em oeirasopenwaterrace.pt. As fotos podem ser consultadas na página de Facebook.
OPEN WATER RACE | SETÚBAL E OEIRAS
O Open Water Race é um circuito de águas abertas que surgiu em 2020, com o Setúbal Open Water Race, evento criado pela HMS Sports, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, que já reuniu 2.000 nadadores em quatro edições: setubalopenwaterrace.pt
Em 2024, o circuito ficou reforçado com a estreia do Oeiras Open Water Race, iniciativa promovida pelo Clube Olímpico de Oeiras, em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, o apoio da Federação Portuguesa de Natação, Doublet, Vitalis, GoGoSqueez, Triatleta e OPraticante.pt e organização técnica da HMS Sports.