14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos Coimbra 2019 - Miguel Nascimento e Rafaela Azevedo com recordes absolutos

 

Miguel Nascimento, com um recorde nacional absoluto nos 50 livres, e Rafaela Azevedo, com um máximo absoluto nos 100 costas, estiveram em plano de destaque na segunda jornada de hoje do Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos Coimbra 2019. Uma jornada marcada pelos mínimos para o Mundial de Diana Durães nos 800 livres.

 

Miguel Nascimento (Benfica) bateu hoje o recorde nacional absoluto nos 50 livres (22,17) superando o anterior máximo de Alexandre Agostinho (22,36) também em Coimbra, a 30-05-2009. Marca que é mínimo para o Campeonato do Mundo.

 

 

O atleta do Benfica afirmou: “Sinto-me muito contente. É sempre uma prova muito íntima para mim, pois eu cresci a nadar essa distância. O ex-recordista é um grande amigo meu, um grande ídolo que já conheço há tanto tempo e que quis sempre bater o recorde dele. Isto significou muito para mim, esta prova.”

 

Em relação a objetivos futuros, Miguel Nascimento acrescenta: “Agora, neste Campeonato, é tentar fazer o meu recorde pessoal, aos 200 Crawl, disfrutar, visto que agora já não tenho de fazer mínimo a essa prova, porque era a que eu contava mais conseguir. Futuramente, continuar a trabalhar para melhorar todas as outras provas que eu quero apostar.”

 

O nadador completou ainda mínimos para o Campeonato do Mundo: “Os 22.17 deram-me mínimo para o Campeonato do Mundo, de Piscina Longa, na Coreia. Agora é disfrutar e aproveitar o momento.” No futuro, o nadador promete manter-se focado e empenhado.

 

Nos 100 costas femininos, Rafaela Azevedo bateu o recorde nacional absoluto com 1.01,97 minutos, superando o máximo de juniores e absoluto de Camila Rebelo obtido nas eliminatórias (1.03,31) de manhã.  Camila Rebelo foi segunda e melhorou também o seu recorde absoluto de manhã com 1.03,21. Ambas fizeram marcas mínimas para o Europeu e mundial de juniores.

 

 

A atleta do Algés e Dafundo: “Eu não tenho palavras. Bati o recorde nacional e obtive mínimos para o europeu e o mundial. Agora, um dos objetivos, eu já queria tentar uma final no Europeu, mas agora que melhorei o meu tempo em mais de um segundo e acho que é muito bom indicador, posso chegar ao Europeu e fazer algo que nunca esperei. A Camila bate o recorde de manhã e à tarde eu queria, não só fazer mínimo para o mundial, que era o meu principal objetivo, como superar a marca dela.

 

O anterior recorde já lhe pertencia, num espaço de dois meses, superou a sua própria marca, mostrando uma progressão constante.

 

A nadadora espera continuar o bom trabalho e garante manter-se empenhada nas competições futuras. Afirma que é jovem (17 anos), que ainda tem espaço para progredir e bater novos recordes.

 

Rafaela Azevedo superou ontem o recorde nacional absoluto e júnior dos 50 costas, com a marca de 29,02 segundos, superando o anterior máximo que já lhe pertencia (29,24) desde o Meeting de Lisboa no Jamor a 10-02-2019.

 

Destaque especial para Diana Durães ao vencer os 800 livres com a marca 8.37,78 minutos mínimos para Campeonato do Mundo Piscina Longa Gwangju (Coreia) de 22 a 28 de julho. De recordar que ontem a benfiquista assegurou os mínimos para os Jogos de Tóquio nos 1500 livres.

 

Destaque ainda para Gabriel Lopes (Louzan Natação/EFAPEL) ao vencer os 100 costas a 1 centésimo do seu recorde nacional absoluto (55,01).

 

O júnior João Lopes (Vitória de Guimarães) assegurou a presença no Europeu da sua categoria nos 100 costas ao ser terceiro com 56,27.

 

Ainda nos escalões jovens, Maria Pereira (Algés e Dafundo) melhorou o recorde nacional de juvenis A nos 50 livres (26,78) superando por um centésimo o anterior recorde nacional de Catarina Soares (26,79) em Oeiras 28-07-2018. A nadador juvenil do Algés obteve mínimos pré-júnior, ao ser segunda após Ana Pinho Rodrigues (Sanjoanense/FEPSA) com 25.71. Ana Sousa (Algés e Dafundo) foi terceira com 26,79).

 

Ricardo Pereira (Benfica) bateu o recorde nacional de juvenis A dos 100 bruços com 1.05,33 minutos o Anterior máximo estava fixado em 1.05,43 de André Santos desde Utrecht (Holanda) 16-07-2013.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019 – 00:44:00

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...