>
Cumpriu-se este domingo os desafios do IV Madeira Island International Swim Marathon – 13 Km em mar ligando Ribeira Brava/Câmara de Lobos/Funchal.
Presentes estiveram 21 atletas tendo o primeiro classificado, cortado a linha de chegada junto à sede social do Clube Naval ao fim de 2h56m.
Em destaque esteve o nadador espanhol Carmelo Santana Sanchez seguido de Bruno Fonseca e de Ricardo Frias. No feminino a vencedora foi a nadadora Susana Novais Santos (única portuguesa a ligar as Berlengas a Peniche) com o tempo de 3:12’59 seguida de Mayra Santos.
Na prova que saiu de Câmara de Lobos para o Funchal (4km) o vencedor foi Emanuel Gonçalves (CNF) com o tempo de 49’00 seguido de Sérgio Pereira e de José Vieira.
A nadadora navalista Susana Gomes conquistou exa quo com Emanuel Gonçalves a primeira posição com o mesmo tempo. O segundo lugar foi ocupado por Carolina Boulhosa do CNF, seguida de Catarina Alves do Clube Desportivo Nacional.
Declarações
Carmelo Sanches – 1º Classificado Homens – 13km
“Estou muito satisfeito com este primeiro lugar. As condições da prona do ano passado foram muito difíceis, este ano foram excecionais. Já faço provas destas há muito anos, aliás já fiz Porto Santo / Funchal e nunca tinha apanhado um mar tão bom, as condições foram realmente excecionais”
Emanuel Gonçalves – 1º Classificado Homens – 4 Km
“As águas abertas começam a ganhar espaço junto dos nadadores. É uma boa forma de fazer preparação para outras competições e é um bom trabalho de equipa. A temperatura da água no Funchal é fantástica(23ºC) ajuda muito os atletas.”
Susana Gomes – 1ª classificada Senhoras - 4 Km
“Cumpri o meu objetivo, o Emanuel fez o favor de me acompanhar ao longo do percurso. Foi uma prova muito boa. Estas travessias em águas abertas, têm como objetivo a melhoria da minha prestação na natação pura.”
Carolina Boulhosa – atleta mais jovem – 16 anos
“Penso que estou preparada, mas é a primeira vez que entro neste tipo de prova. São 4 Km, tenho alguma resistência, faço natação pura e penso que o treino vai ajudar.”
André Cunha – Diretor de Prova
“Estou muito satisfeito por tudo ter corrido tão bem. O tempo esteve de feição o mar estava calmo a corrente também ajudou um bocadinho. Os atletas ficaram satisfeitos com a prova estão todos de parabéns”