>
O Dakar chegou hoje a Iquique no Chile para fechar a sua primeira semana de competição. Junto ao Pacifico os pilotos que ainda resistem na prova terminaram o dia não com a habitual descida da gigantesca duna que é imagem de marca da região mas sim num palanque especialmente construído no centro desta localidade que tal como toda a região foi violentamente massacrada por um terramoto no passado mês de Abril. Uma forma também de homenagear os pilotos que cumpriram a primeira metade da prova, algo que nunca antes tinha sido feito nas anteriores edições do Dakar.
Antes do dia de descanso a organização preparou para todos os pilotos uma das suas etapas carismáticas desde que o Dakar percorre as pistas sul-americanas e chilenas, logando Antofagasta a Iquique, conhecida pelas suas rápidas pistas de pedra e também pela passagem em algumas zonas dunares que marcam a linha costeira desta região do Chile num total de 318 quilómetros – com uma neutralização ainda na sua fase inicial - e com muitos a pensarem já no dia de descanso, a decorrer já amanhã antes da entrada na derradeira e decisiva fase da competição.
Saindo na 15ª posição Ruben Faria esqueceu o resultado menos positivo do dia anterior e atacou decidido a especial de hoje para no final de um dia técnico fechar a jornada numa excelente nona posição que o coloca agora no sétimo posto de uma classificação geral onde as diferenças entre os primeiros dez são muito curtas, especialmente em todos aqueles que estão entre o quarto e o décimo posto. Mais um dia sem excessos e já com o pensamento na decisiva segunda semana da prova.
‘Hoje foi novamente um dia muito positivo. Comecei na 15ª posição mas rapidamente encontrei o meu ritmo para chegar ao final na nona posição. Senti-me muito bem fisicamente e sem cometer excessos fechei esta primeira fase da prova de acordo com as minhas expectativas. Voltámos a ter alguma navegação na fase final mas depois da neutralização estive sempre muito concentrado e aumentei mesmo o meu ritmo. Desta forma fui subindo na classificação e fechei o dia em nono.’
Ruben Faria está agora na sétima posição da classificação geral a 40 minutos do líder mas apenas a 11 minutos do quarto posto e 23 do pódio, o que deixa antever uma intensa luta na segunda fase da prova que começa no próximo Domingo com a ligação de Iquique a Uyuni na Bolivia na primeira metade de uma etapa maratona.