Super Enduro Vilarandelo

 

Diogo Ventura venceu em Vilarandelo e Fernando Ferreira está a dez pontos do título

 

A localidade de Vilarandelo perto de Valpaços recebeu no passado fim-de-semana a penúltima jornada do novo campeonato nacional de Super Enduro - Multimoto. Com a organização a cargo do Usprigozus – Grupo TT de Vilarandelo foi desenhada no campo de futebol local a pista com cerca de 400 metros de extensão que acolheu os dez concorrentes presentes na classe Prestige e a dezena e meia de pilotos da Hobby, um número mais reduzido de pilotos face ás provas anteriores, mas nem por isso com menor qualidade.

Ausências notadas foram as de João Lourenço, Gonçalo Reis e Luís Oliveira, pilotos que brilharam na ronda anterior realizada em Vila Nova de Santo André no início de Agosto, com o trio a preparar nesta altura a sua participação nos International Six Days Enduro a decorrer na Eslováquia no início de Setembro. Igualmente piloto da selecção nacional, Diogo Ventura, estreou-se no entanto no campeonato e da melhor forma, ele que encarou a prova como preparação para os ISDE.

Fruto de uma primeira experiência com pilotos da região em 2014 o clube anfitrião enfrentou da melhor as dificuldades de uma tarde de chuva que tornou ainda mais complicada a progressão dos pilotos ao longo da pista e dos seus obstáculos, com o público a acorrer em bom número apesar das condições climatéricas convidarem a outras actividades.

Desportivamente o estreante Diogo Ventura foi o grande dominador da prova ao vencer as três mangas na categoria rainha, Prestige, sendo seguido por Fernando Ferreira – o líder do campeonato – nas duas primeiras, não conseguindo este fechar o dia novamente atrás de Ventura após uma queda perto do final da derradeira manga que abriu caminho a que Diogo Vieira conseguisse a melhor prestação do dia ao concluir no segundo posto.

Na primeira corrida Ventura cruzou a linha de meta com quase sete segundos de vantagem face a Ferreira, vantagem que aumentou para mais do dobro no final das nove voltas da segunda final do dia. Na despedida de Vilarandelo Diogo Ventura venceu com mais de dez segundos de margem para Diogo Vieira, com Fernando Ferreira a ser o terceiro. Destaque ainda para uma tarde novamente azarada para João Vivas, o vencedor da primeira prova do ano, que depois de conseguir o melhor arranque na primeira corrida não conseguiu no entanto concluir a corrida, o mesmo se passando nas seguintes onde Vivas voltou a não pontuar.

Diogo Ventura foi assim o vencedor da prova, com Fernando Ferreira a aproximar-se do título nacional com a segunda posição final na frente de Joel Vieira, o terceiro classificado depois de ter sido bastante regular ao longo da jornada com dois terceiros lugares e um quarto posto final. Entre os pilotos Hobby a vitória pertenceu a David Santos, na frente de Luís Rocha e Rui Sousa.

Com o resultado desta prova em Vilarandelo Fernando Ferreira precisa apenas de conquistar dez pontos a André Mouta na derradeira prova do ano, sendo este o único que matematicamente pode retirar o primeiro lugar da classificação geral ao comandante deste Super Enduro – Multimoto 2015. Joel Vieira subiu ao terceiro lugar do campeonato com o pódio aqui conseguido e pode ainda tentar subir ao posto de vice-campeão na derradeira prova do ano que se realiza no dia 12 de Setembro em Castanheira de Pêra.

Classificação final

Prestige

1º Diogo Ventura – Gas Gas com 60 pontos; 2º Fernando Ferreira – Yamaha com 49; 3º Joel Vieira – KTM com 43; 4º André Mouta – KTM com 35; 5º Carlos Vieira – Yamaha com 31

Campeonato (após 4 provas)
1º Fernando Ferreira – Yamaha com 195 pontos; 2º André Mouta – KTM com 145; 3º Joel Vieira – KTM com 118; 4º João Lourenço – Kawasaki com 111; 5º Diogo Vieira – Honda com 90

Hobby
1º David Santos – Kawasaki com 53 pontos; 2º Luís Rocha – KTM com 52; 3º Rui Sousa – KTM com 49; 4º Rui Marinho com 39; 5º Marco Correia – Beta com 30

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...