15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

1º Enduro Classic Águeda

alt
 
Com o S. Pedro a ajudar e com condições ímpares para a prática da modalidade, realizou-se no passado Sábado o 1º Águeda Enduro Classic. Foram 75 os participantes nesta primeira edição que em unanimidade consideram esta prova organizada pelo 1001 Motor Clube de Águeda, como uma das melhores realizadas no nosso país.

Entre todos os pilotos, muitas estrelas, antigas e actuais glórias do Enduro Português. Entre Paulo Marques, Joaquim Rodrigues Sr., Quim Rodrigues Jr., Jorge Silva, Nuno Ferreira entre outros, estavam contabilizadas algumas dezenas de Títulos Nacionais de Motociclismo. Entre as motas consideradas relíquias, com história e saudosismo foram percorridos os fabulosos trilhos junto às margens do rio Águeda.
 
alt

O espetáculo começou com alguma chuva, durante as verificações administrativas e as técnicas, que decorreram durante a manhã, mas o sol deu um ar da sua graça e juntou-se à festa junto ao Estádio Municipal de Águeda.

Às 13.30h em ponto os motores fizeram as honras da casa, com os primeiros três pilotos a partirem para a zona de assistência nos Abadinhos, seguindo-se a especial cronometrada localizada nos terrenos cedidos pela Câmara Municipal de Águeda. A mesma oferecia condições naturais fantásticas para o muito público que ali se aglomerou e que foi “puxando” pelos bravos pilotos aos comandos das suas motas. Dos Abadinhos os pilotos seguiam em direção a Recardães, Espinhel, Óis da Ribeira, Casal de Álvaro, voltando a Águeda, numa percurso com aproximadamente 20 Km’s, a serem percorridos por três vezes. No final de cada volta, era efectuada uma Especial de Aceleração e de novo a Especial Cronometrada.

Para a classificação final, contavam os somatórios dos tempos efectuados nas “especiais” sendo de seguida retirados a esse somatório a idade de piloto somada com a da moto, traduzidos em segundos. Uma regra interessante e bastante usada nos enduro vintage pois equilibra os pilotos de outrora com os mais novos.

Nas sete categorias que competiam e começando pela classe mais pequena, a Categoria 1, destinada às pequenas 50 cc, o mais rápido foi Luís Oliveira, piloto de Belazaima do Chão, seguido pelo veterano Osvaldo Garcia e a fechar o pódio outro piloto de Águeda, André Caetano. De salientar que nesta categoria participaram entre as 12 motas, 10 motas de fabrico Nacional. 8 Macal, 1 Fundador e 1 Sachs.

Na categoria 2 (80cc e 125 de Série), três pilotos de Águeda, monopolizaram o pódio. Tiago Caetano (Macal) venceu destacado, Ricardo “Tátá” Gomes (Husaberg Proto) foi 2º e António Barbosa (Suzuki/Casal) foi 3º classificado respectivamente.

Nas categoria destinada às motas mais antigas (até 1980) o vencedor foi Cristóvão Teixeira, o segundo o ex-campeão Joaquim Rodrigues Sr. e o terceiro e vencedor do prémio para a moto mais “elegante” Carlos Pinto aos comando de uma Maico de 1978.

Na categoria 4, Nuno Ferreira em Yamaha venceu, seguido pelo piloto da casa Miguel Ala Silva em KTM e Nuno Carvalho em Honda encerrou o pódio.

Na classe mais participada a 5, assistiu-se a uma enorme luta pela vitória. Quim Rodrigues Jr. piloto que já competiu no Mundial de MX e no Campeonato Americano de Supercross, superiorizou-se ao Pluri-Campeão e participante em vários Rali Dakar, Paulo Marques. António Henriques foi terceiro, todos eles aos comandos de motas da marca Honda.

Classe 6, destinada a motas com motores a 4 tempos, nova vitória de um piloto de Águeda, também ele com muitos títulos nacionais no seu vasto currículo desportivo. Jorge Silva aos comandos de uma Suzuki, não deu hipóteses e levou de vencida Gil do Carlo em Honda e Sérgio Padilha (ex-campeão aos comandos de Macal), este a conduzir a bonita Husaberg TE 350.

Finalmente na classe 7, para as motas mais recente e/ou modificadas, Luís “Kamoeka” de Pedaçães venceu, seguido de Álvaro Matos em Macal e Carlos Rebelo de Tomar, também em Macal.

Em jeito de balanço a organização aproveitou para proferir as seguintes palavras: “Queremos aproveitar desde já para agradece a todas as entidades envolvidas e que tornaram possível a realização deste evento. Contamos com a Câmara Municipal de Águeda, GNR, Bombeiros Voluntários de Águeda e Grupo de Escuteiros de Águeda. Aos voluntários que estiveram impecáveis ao longo do percurso e aos patrocinadores, Sociedade Comercial do Vouga, HP Hélder Pires Lda, LitoPrint, Sotelha, Polisport e Região de Águeda. Agradecemos também a todos os pilotos presentes e ao muito público que fez com que já estejamos a pensar na edição de 2013. A todos o nosso muito Obrigado.

Todas as classificações podem ser consultadas em: http://site.ttcronometragens.com/?page_id=23&browse=Agueda+Enduro+Classic

Texto: 1001 Motor Clube de Águeda

Fotos: Bikesales70 

   
alt

Periodicidade Diária

sábado, 5 de dezembro de 2020 – 15:15:36

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...