18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Amigos da Montanha no tecto de África

alt
 
Às 4 horas da manhã em Portugal, 6h locais, do dia 22 de Agosto, os treze elementos da expedição dos Amigos da Montanha atingiriam com sucesso o cume da montanha mais alta de África, o Kilimanjaro com 5 895 metros de altitude. O objectivo principal desta expedição era contrariar a taxa de sucesso habitual nesta montanha que ronda pela via escolhida, a “lemosho”, os 66%.
 
A ascensão iniciou-se pelas 0h00 locais (22h em Portugal) com meteorologia estável, e temperatura aos 4 600 m na ordem dos 0 graus. O grupo manteve-se unido ultrapassando todas as dificuldades ao longo da ascensão e superando os grupos de montanhistas que já a haviam iniciado. O atingir do cume com a temperatura a rondar os 12 graus negativos foi apenas a cereja no topo do bolo.
 
Os montanhistas tinham ainda pela frente a longa e penosa descida de regresso, com cerca de 4200 metros de desnível, terminando a actividade pelas 16h locais (14h em Portugal), após a chegada ao parque nacional do Kilimanjaro.
 
Para além do contentamento pelo seu desempenho, a equipa encontra-se muito satisfeita pelo auxílio prestado quer aos carregadores, quer a elementos de outras expedições, que se encontravam em situação de doença, uma vez que dois dos seus elementos são enfermeiros e que, para além dos conhecimentos medicina de alta montanha, levavam equipamento e medicação. A equipa dos Amigos da montanha reafirmou, uma vez mais, o espírito humanitário da associação e o seu de estatuto utilidade pública.
 
 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 03:38:09

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...