18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Penélope Cruz estreia como madrinha na cerimônia de nomeação do Costa Smeralda, novo navio da Costa Cruzeiros movido a GNL

 

A celebração aconteceu no último dia 22 de fevereiro em Savona e foi marcada pela apresentação de Penélope Cruz como madrinha do novo navio; por um coquetel de gala preparado pelo chef Bruno Barbieri e por uma queima de fogos sobre o mar

 

Celebrações especiais marcaram a cerimônia de nomeação do Costa Smeralda, flagship da Costa Cruzeiros movido a Gás Natural Liquefeito (GNL). O evento aconteceu no último dia 22 de fevereiro, em Savona, na Itália. 

 

A madrinha e estrela do evento foi a celebridade internacional Penélope Cruz, que realizou a tradicional quebra da garrafa contra a proa do navio na presença do comandante do navio Costa Smeralda, Paolo Benini. Já o chef italiano Bruno Barbieri elaborou e apresentou pessoalmente um coquetel de gala, proporcionando aos hóspedes um pouco da experiência gastronômica a bordo do Costa Smeralda. 

 

A cerimônia seguiu com um extraordinário espetáculo acrobático chamado “Dream”, produzido por Viktor Klee e realizado no tecnológico teatro Colosseo, localizado no centro do navio, com nove dos melhores acrobatas do mundo. O batismo terminou com um espetáculo de fogos de artifício em frente a Fortaleza de Priamar, iluminando o céu de Savona.

 

O Costa Smeralda é uma inovação para a indústria de cruzeiros, uma vez que representa a combinação da inovação ambiental e de tecnologias inteligentes com a excelência italiana em design, gastronomia e experiências.

 

O navio Costa Smeralda é uma homenagem à Itália. O projeto criativo liderado pelo designer Adam D. Tihany celebra a Itália e oferece aos hóspedes a chance de experimentar o melhor do país em um só lugar. O mobiliário, a iluminação, os tecidos e estofados e os acessórios foram fabricados por 15 parceiros italianos especialmente para o Costa Smeralda. Todos os espaços são inspirados nas belezas da Itália. Uma celebração ao design italiano é retratada no CoDe - Costa Design Museum, o primeiro museu em um navio de cruzeiro. 

 

A bordo, os destaques são o Solemio Spa, as áreas de entretenimento, os bares temáticos em colaboração com as principais marcas italianas, 16 restaurantes e os ambientes para autênticas experiências gastronômicas como o inovador LAB Restaurante. O hóspede se diverte cozinhando e aprendendo sobre a sustentabilidade dos alimentos. Um novo conceito de entretenimento a bordo foi implantado, sendo realizado simultaneamente diversos shows em diferentes partes do navio.

 

O Costa Smeralda é uma verdadeira “cidade inteligente itinerante”, onde tecnologias sustentáveis e conceitos de economia circular são aplicados para reduzir a pegada ambiental e apoiar à promoção de cruzeiros sustentáveis. Com seu inovador sistema de propulsão baseado em Gás Natural Liquefeito (GNL), a mais avançada tecnologia de combustível atualmente disponível para reduzir emissões, o Costa Smeralda é capaz de praticamente eliminar as emissões de dióxido de enxofre (zero emissão) e material particulado (redução de 95% a 100%), além de reduzir bastante as emissões de gases de efeito estufa, de óxidos de nitrogênio (redução direta de 85%) e CO2 (até 20%). 

 

A bordo do navio, as instalações especiais de dessalinização processam diretamente a água do mar para atender aos requisitos diários de fornecimento de água, e o consumo de energia é reduzido ao mínimo graças a um sistema inteligente de gerenciamento de energia. Os resíduos são coordenados a bordo com 100% de coleta para reciclagem de plástico, papel, vidro e alumínio, usando uma abordagem inspirada em projetos de economia circular. O programa 4GOODFOOD aplicado a bordo, por sua vez, é projetado para reduzir o desperdício de alimentos e recuperar excedentes para a melhoria social em cooperação com a Federação Europeia de Bancos de Alimentos. 

 

“É um prazer receber oficialmente o Costa Smeralda em nossa frota. Este navio é a combinação perfeita da excelência italiana, que é a principal herança da marca Costa, com a inovação sustentável na oferta de uma experiência inesquecível de férias. Como líder de mercado na Europa, estamos comprometidos em ser os primeiros a introduzir inovação ambiental e liderar o caminho de cruzeiros sustentáveis para a indústria. Fomos a primeira empresa a investir em GNL e atualmente estamos trabalhando para desenvolver outras tecnologias sustentáveis, como armazenamento de baterias, células de combustível e gás liquefeito de fontes de energia renováveis”, disse Michael Thamm, CEO do Grupo Costa, que inclui as marcas Costa, AIDA Cruises e Carnival Asia.

 

"A nomeação de um novo navio é sempre muito empolgante - principalmente no caso do Costa Smeralda, por ser um projeto sem precedentes. Um cruzeiro de férias neste navio permite que nossos hóspedes desfrutem de experiências memoráveis a bordo e em terra - seja em comida, relaxamento, entretenimento de alta tecnologia ou encontros autênticos nos destinos visitados. Esta é a Costa do futuro, proporcionando novas oportunidades para crescer no mercado e atraindo consumidores que nunca haviam feito um cruzeiro antes”, afirmou Neil Palomba, presidente Global da Costa Cruzeiros. 

 

O Grupo Costa foi o primeiro operador de cruzeiros do mundo a implementar o avançado sistema de propulsão de GNL, encomendando um total de cinco novos navios movidos a GNL, dois dos quais - Costa Smeralda e AIDAnova - já estão em serviço. Eles integram o plano de expansão da frota do Grupo Costa, que contempla um investimento total de 6 bilhões de euros em sete novos navios.  

 

O Costa Smeralda entrou em operação no dia 21 de dezembro de 2019, realizando itinerários de uma semana pelo Mediterrâneo Ocidental com paradas em Savona, Marselha, Barcelona, Palma de Maiorca, Civitavecchia/Roma e La Spezia. Durante o verão 2021, o flagship também navegará por Cagliari. Já no inverno 2021/2022, a parada de Cagliari será substituída por escalas em Palermo. 

 

Ficha técnica - Costa Smeralda

Entrega: dezembro 2019
Estaleiro: Meyer Turku Oy (Finlândia)
Bandeira: Italiana
Comprimento total: 337 m
Largura total: 42 m
Tonelagem Bruta: 185.000
Cabines: 2.612
Capacidade de passageiros: 6.554
Capacidade de tripulação:  1.678


Sobre a Costa Crociere

A Costa Crociere é a companhia marítima italiana integrante da Carnival  Corporation & plc, a maior empresa de cruzeiros do mundo. Há 71 anos a frota da Costa Crociere navega pelo mundo e oferece o melhor do estilo italiano, da hospitalidade a alta gastronomia, fazendo das férias uma experiência única a bordo. As embarcações incluem o que há de mais moderno em diversão, além de oferecer opções para aqueles que desejam relaxar. Possui 15 navios em serviço, a maior frota da Europa.

Além disso, um primeiro navio de última geração foi entregue em 2019 e o outro será em 2021: eles apresentam um "projeto verde" revolucionário e é conduzido por gás natural liquefeito (GNL), combustível fóssil mais limpo do mundo, o que representa um grande avanço ambiental. A Costa reflete a excelência italiana surpreendendo seus clientes todos os dias com experiências de férias únicas e inesquecíveis graças aos 27.000 associados de Costa em todo o mundo que, por sua vez, trabalham todos os dias para oferecer o melhor da Itália em férias de cruzeiro por meio de 140 itinerários diferentes, 261 destinos e 60 portos de embarque.

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 06:33:08

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...