18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Pole-position em Braga deixa excelentes indicações para a PLC Karting

 
A PLC Karting conseguiu resultados promissores na quarta jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota (CPK), disputada no Kartódromo Internacional de Braga. A equipa de Barcelos viu a jovem Beatriz Costa surpreender tudo e todos ao conquistar uma pole-position na categoria X30 Mini, com Luís Fernandes também a mostrar resiliência na categoria Cadete 4T. Na categoria-rainha, a X30 Sénior, Pedro Cachada e Francisco Costa também deram sinais positivos num pelotão muito competitivo, com mais de três dezenas de participantes.
 
A quarta e penúltima jornada do CPK foi um verdadeiro desafio para a PLC Karting, que voltou a dar assistência a quatro jovens promessas do Karting nacional: Luís Fernandes (Cadete 4T), Beatriz Costa (X30 Mini), Pedro Cachada (X30 Sénior) e Francisco Costa (X30 Sénior). Incorporando alguns novos elementos técnicos na sua estrutura, a equipa liderada por Nuno Cachada tentou sempre chegar às melhores afinações em cada uma das três categorias em que está envolvida, sendo, no entanto, condicionada por alguns azares que obrigaram os seus pilotos a mostrar determinação e resiliência.
 

Na categoria Cadete 4T, num fim de semana de intenso calor em Braga, Luís Fernandes foi afetado por uma indisposição severa no sábado, que afetou a sua performance também no domingo. O jovem piloto de apenas 7 anos, que ainda podia estar a competir na categoria abaixo, a Iniciação, fez um grande esforço físico e foi recompensado com um top 6 na Final de sábado e o 7.º lugar na Final de domingo.
Na X30 Mini, Beatriz Costa foi uma das grandes surpresas e logo no seu regresso às competições nacionais. A jovem piloto de 12 anos, que recentemente brilhou no exigente Campeonato de Espanha de Karting, na pista de Motorland Aragón, começou o fim de semana com um 14.º lugar na Final de sábado, quando ainda se estava a readaptar à realidade do CPK. No domingo, Beatriz Costa já pôde mostrar todo o seu potencial e bateu toda a concorrência na sessão de treinos cronometrados, onde conseguiu a pole-position num competitivo pelotão com quase duas dezenas de concorrentes.
Contudo, a promissora piloto de Barcelos sofreu um toque logo na manga de qualificação que lhe provocou uma lesão na mão, tendo disputado a Final com fortes dores. O 15.º lugar na Final de domingo não revela o verdadeiro andamento de Beatriz Costa, que promete ser um nome a ter em conta também no CPK e Taça de Portugal.
Na X30 Sénior, a categoria-rainha que voltou a ter uma extensa grelha de 33 pilotos, Pedro Cachada – ex-campeão nacional Juvenil (IAME) e Júnior (Rotax) – foi obrigado a fazer uma grande recuperação na Final de sábado, conseguindo 10 ultrapassagens até terminar no 20.º lugar. Sendo o piloto mais novo de todo o pelotão, com apenas 13 anos, nunca baixou os braços e na Final de domingo voltou a recuperar mais seis posições, terminando no 16.º lugar. O seu companheiro de equipa, Francisco Costa, regressou esta época à realidade competitiva do Campeonato de Portugal, depois de ter disputado o Campeonato de Espanha. O jovem piloto de Barcelos foi afetado por alguns problemas mecânicos que o impediram de mostrar o seu verdadeiro andamento. Ainda assim, o talento de Francisco Costa ficou visível com a recuperação de 8 lugares na Final de domingo, onde foi 24.º classificado depois de ter saído da cauda do pelotão, devido ao acidente que sofreu na segunda manga de qualificação.
A PLC Karting vai agora testar na pista de Braga, fazendo um ‘debriefing’ técnico sobre a jornada do CPK e preparar já da melhor forma a Taça de Portugal de Karting, que também será disputada no histórico circuito minhoto, a 14 e 15 de outubro. Antes disso, a 16 e 17 de setembro, a equipa de Barcelos vai fechar o CPK na pista de Leiria.
 

Periodicidade Diária

sábado, 24 de fevereiro de 2024 – 01:54:34

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...