14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Bombarral marcou arranque do Campeonato de Portugal de Karting KIA

 

Um total de 72 pilotos estiveram no passado fim de semana no KIRO – Kartódromo Internacional da Região Oeste, para disputar a prova de abertura do Campeonato de Portugal de Karting KIA, sob a organização da ACDME. Na pista do Bombarral, Romeu Mello (Iniciação), Maria Germano Neto (Cadete), Adrián Malheiro (Juvenil), Luís Alves (Júnior), Mariana Machado (X30 Sénior), Hugo Marreiros (X30 Super Shifter à geral e Master) e Tiago Teixeira (X30 Super Shifter Sénior) entraram a ganhar nas respetivas categorias.
 
 
Categoria X30 Super Shifter


A categoria onde alinham os potentes karts de 175cc equipados com caixa de velocidades foi ganha por Hugo Marreiros (DR) mas no sábado, durante os treinos cronometrados, Tiago Teixeira (Birel) começou por estabelecer a melhor marca à geral e na classe Sénior, enquanto Marreiros foi o mais rápido na classe Master.


Estes dois pilotos voltaram a estar em destaque na manga de qualificação de sábado, ganha por Tiago Teixeira à geral e na Sénior – com a volta mais rápida (45,048s) – logo seguido por Hugo Marreiros, que ganhou entre os Master.


No domingo, Marreiros começou o dia a ganhar a segunda manga de qualificação, na frente de Rodrigo Ferrreira (Praga), que terminou na segunda posição e venceu a classe Sénior com a volta mais rápida da corrida (45,510s).


Na Final, disputada em 15 voltas, Hugo Marreiros largou da pole-position, partilhando a primeira linha da grelha com Tiago Teixeira. Após luz verde, Marreiros assumiu a liderança e não mais a largou até à bandeira de xadrez, garantindo o

lugar mais alto do pódio quer na categoria X30 Super Shifter quer na classe Master.


Tiago Teixeira e Rodrigo Ferreira rodaram sempre junto do piloto de Lisboa e terminaram nas posições seguintes do pódio, tendo o piloto de Paredes garantido a vitória na classe Sénior, na frente de Rodrigo Ferreira. Ricardo Borges (Kart Republic) cruzou a meta no quarto posto, enquanto Miguel Ramos (CRG) e Rita Teixeira (Kart Republic) foram os quarto e quinto posicionados da classe Sénior, respectivamente.


Vasco Lázaro (Kart Republic) foi sétimo à geral e segundo na Master, seguindo-se Paulo Martins (Tonykart, 3.º Master), Fábio Mota (CRG) e Joel Magalhães (CRG), com estes dois últimos a envolverem-se num incidente na 10.ª volta, que

ditou o abandono de Magalhães.


Esta foi a história da corrida, mas a classificação viria a ser alterada em virtude das penalizações atribuídas a Ricardo Borges e a Miguel Ramos (carenagens frontais danificadas), passando assim para os quinto e sexto lugares,

respectivamente, pelo que Rita Teixeira subiu ao quarto posto da geral e ao pódio da Sénior.


Fábio Mota também seria penalizado com cinco segundos por ter a carnagem danificada e Joel Magalhães foi penalizado com dez segundos, por condução anti-desportiva, segundo o Colégio de Comissários Desportivos.
 
Categoria X30 Sénior


A categoria X30 Sénior foi a mais concorrida desta prova inaugural, reunindo uma grelha de 17 pilotos. Depois de há duas semanas ter subido ao pódio (2.º lugar) do Open de Portugal, na sua estreia oficial na X30 Sénior, Mariana Machado (Praga) esteve novamente em destaque no KIRO e começou por obter o melhor tempo nos treinos cronometrados (46,508s). A jovem piloto de Vila Verde manteve depois a rapidez na primeira manga de qualificação, que venceu na frente de Guilherme de Oliveira (Tonykart) e do venezuelano de origem checa, Zdenek Chovanec (Exprit).


No domingo, Mariana Machado continuou a liderar todo o pelotão e triunfou na segunda manga de qualificação, novamente na frente de Guilherme de Oliveira e Zdenek Chovanec, largando naturalmente da pole-position para a Final.


Na corrida decisiva, a ex-campeã nacional Juvenil fez mais um arranque irrepreensível e colocou-se na frente da Final, desta vez perseguida por Zdenek Chovanec. Estes dois pilotos isolaram-se do restante pelotão mas Mariana Machado nunca permitiu uma tentativa de ultrapassagem a Chovanec, concluindo assim um fim de semana perfeito no Bombarral, a mesma pista onde em 2015 se tornou a primeira menina campeã nacional de Karting.


Chovanec, jovem piloto que reside em Portugal, foi outra das figuras do fim de semana no KIRO, conseguindo o segundo lugar na prova de abertura, na frente do espanhol Alvaro Garcia (Tonykart), que fez uma corrida de recuperação, depois de ter largado do sétimo lugar.


Tomás Caixeirinho (Kart Republic) estreou-se na categoria Júnior com um positivo quarto lugar, enquanto Guilherme de Oliveira chegou a lutar pelo pódio mas concluiu a Final na quinta posição, recuperando ainda três lugares após sofrer um toque na fase final.
 
Categoria Júnior

A categoria Júnior teve um pelotão de 15 pilotos no Bombarral, com Luís Alves (Kart Republic) a mostrar-se muito competitivo ao longo do fim de semana, registando o melhor tempo nos treinos cronometrados (47,978s) e a vencer a manga de qualificação de sábado, na frente de Tomás Ribeiro (Tonykart) e Ivan Domingues (Mad Croc).


Luís Alves voltou a ser o mais forte na segunda manga de qualificação, desta vez na frente de Henrique Cruz (Kart Republic) e Miguel Silva (Praga), largando naturalmente da pole-position para a Final. Mais uma vez, o jovem piloto de Guimarães – campeão nacional Cadete e bicampeão nacional Juvenil – impôs um ritmo forte na fase inicial, gerindo depois o seu avanço na segunda metade da corrida, começando a época com uma vitória no Bombarral.


Ivan Domingues também esteve em bom plano na Final, recuperando seis posições ao longo da corrida para terminar no segundo lugar. Henrique Cruz ocupou essa posição durante grande parte da corrida e o jovem leiriense acabou também por subir ao pódio nesta jornada inaugural. Seguiram-se Lourenço Marques (Kart Republic), Miguel Silva e Tomás Ribeiro, autor da volta mais rápida da Final (48,225s).
 
Categoria Juvenil


Campeão nacional em título, Adrian Malheiro (Praga) entrou na nova época da melhor forma e começou por obter o melhor tempo nos treinos cronometrados (51,793s), para depois confirmar essa rapidez com o triunfo na primeira manga de qualificação, na frente de José Pinheiro (Praga) e Manuel dos Santos (Parolin).


No domingo, o piloto luso-espanhol voltou a vencer na segunda manga de qualificação, novamente na frente de José Pinheiro e Manuel dos Santos, colocando-se na pole-position para a Final. Malheiro acabou por dominar também a Final, aumentando o ritmo na segunda metade da corrida para abrir uma vantagem confortável sobre João Oliveira (Tonykart), registando ainda a volta mais rápida (51,695s).


O jovem piloto da Batalha subiu ao segundo lugar do pódio, vindo da terceira linha da grelha, enquanto mais atrás, José Pinheiro e Manuel dos Santos protagonizaram um interessante duelo pelo derradeiro lugar do pódio, com vantagem para

o piloto de Guimarães, que há duas semanas tinha vencido o Open de Portugal. Para Manuel dos Santos, o quarto lugar também significou uma estreia muito positiva na categoria, enquanto Pedro Carvalho (Tonykart) completou o top 5 no arranque do CPK.
 
Categoria Cadete


O pelotão da categoria Cadete teve um total de 15 pilotos no Bombarral e Santiago Alves (Mad Croc) começou o fim de semana com o melhor tempo na sessão de treinos cronometrados (54,280s), mantendo-se depois muito rápido na primeira manga de qualificação, que venceu na frente de Noah Monteiro (Parolin) e Tiago Lima (EKR), autor da volta mais rápida (54,263s).


A segunda manga de qualificação foi ganha por Maria Germano Neto (Praga), que registou também a volta mais rápida (54,81s), vendo a bandeira de xadrez logo na frente de Tiago Lima e Noah Monteiro.


Na Final, Santiago liderou até à quarta volta mas depois Maria Germano Neto passou para a frente, sustendo a pressão dos seus adversários para garantir a vitória no Bombarral, onde há duas semanas já tinha ganho o Open de Portugal. Na última volta um toque entre Santiago Alves e Tiago Lima obrigou este último a abandonar, enquanto Santiago Alves cruzou a meta na segunda posição, com a volta mais rápida da corrida (54,728s). Diogo Caetano (Birel ART) foi terceiro classificado e subiu ao pódio no KIRO, enquanto Noah Monteiro e João Gouveia (Praga) completaram o top-5.
 
Categoria Iniciação


Na categoria dos mais jovens pilotos do Karting nacional, a Iniciação, Romeu Mello (Birel ART) começou por ser o mais rápido nos treinos de cronometrados (1m19,157s), vencendo depois a manga de qualificação de sábado, na frente de Xavier Lázaro (Birel ART) e Joana Lima (Birel ART).  


No domingo, o piloto da Escola de Karting do Oeste voltou a triunfar e a registar a volta mais rápida (1m19,124s) na segunda manga de qualificação, enquanto Guilherme Morgado (Parolin) e Joana Lima ficaram nas posições seguintes.


Com o somatório dos resultados das mangas, Romeu Mello largou naturalmente da pole-position e liderou a Final de princípio a fim, assinando também a volta mais rápida (1m19,445s). Muito interessante foi a luta pelo segundo lugar: Xavier Lázaro, que arrancou da quarta posição, conseguiu garantir o lugar intermédio do pódio, tendo Guilherme Morgado e Joana Lima terminado logo a seguir, enquanto Vasco Moreira cruzou a meta no quinto lugar e Francisco Iglésias foi sexto classificado.


Depois do arranque no Bombarral, a segunda prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA está agendada para os dias 13 e 14 de abril, no Kartódromo de Fátima, sob a organização do Núcleo Deportos Motorizados de Leiria (NDML).
 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019 – 04:13:53

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Reportagens fotográficas em preparação

- Campeonato Nacional WABBA Portugal & Hercules Olympia Portugal

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...