14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

"Semanário dos Linces", por Mário Almeida (3ª Ed.)

O treinador da selecção nacional Mário Almeida fará, até ao Campeonato Europeu da Suíça, uma publicação de periodicidade semanal, onde realizará o balanço da semana de trabalho.

Este é o seu terceiro "Semanário dos Linces", onde aborda as opções estratégicas tomadas na escolha dos jogadores e esquema táctico.

"A quinze dias do início da competição estava preparada a semana mais intensa em termos de preparação, com mais treinos semanais em relação às outras semanas, quer anteriores quer posteriores.

Sobretudo por força do período estival que atravessamos, tipicamente reservado para férias, esta foi, paralelamente, a semana das decisões importantes. A convocatória para o Europeu da Suíça está pronta, mas ainda dependente de algumas questões de logística para poder ser divulgada.

Apesar de metade dos jogadores da primeira convocatória serem sub-20 e de haver o grupo dos sub-26 e o dos mais experientes, o critério de decisão foi congregar os 17 jogadores que, no seu todo, seriam na opinião de quem decide o bloco mais forte e não necessariamente os melhores 17 analisados individualmente. O esquema táctico escolhido acaba, também, por se impor em algumas decisões.

Em Lausanne, onde se tem alguma expectativa fruto do entusiasmo colocado pelos jogadores, as equipas podem apresentar até 7 jogadores suplentes. Ao ter cinco jogadores de campo no banco, num total de 15, a nossa selecção terá sempre no banco, no máximo, metade dos jogadores que estarão em campo. Significa que cada jogador no banco, no mínimo, terá que conseguir fazer dois lugares, simplistica e matematicamente falando.

Assim sendo, o principal critério utilizado na opção dos 17 jogadores nacionais foi o da polivalência. Salvo uma única excepção, todos os catorze restantes jogadores escolhidos podem fazer duas ou mais posições. Por outro lado, acaba por não se verificar uma grande presença de jogadores sub-20, o que é normal, mas ainda assim a média da equipa será ligeiramente superior a 24 anos."

Mário Almeida 

Periodicidade Diária

domingo, 13 de outubro de 2019 – 20:43:33

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...