Rio Frio recebe primeira prova oficial

O pólo equestre da Herdade de Rio Frio, localizado nos concelhos de Alcochete e Palmela, recebe a 25 de outubro, a partir das 8h30, a primeira prova oficial, que conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL). Este é um passo importante na consolidação deste projeto, com fins agrícolas e turísticos, que culmina na abertura de um hotel rural em 2017.

 

O “Raide Rio Frio”, a primeira prova hípica na Herdade, vai ser coordenada pelo instrutor e cavaleiro da equipa nacional de endurance, Filipe Caixeirinha, e inclui quatro concursos de endurance: 20 km de promoção iniciação, 40 Km de promoção, 80 Km de qualificação e 80 Km de velocidade livre.

 

O Raide é uma competição contrarrelógio para testar a velocidade e a resistência de um cavalo. O conjunto (cavalo/cavaleiro) que terminar o percurso no tempo mais reduzido será o vencedor da competição.

 

Para além da Coudelaria de Rio Frio, a Herdade inclui um Centro Hípico, Academia de Equitação e mais de 180 km percursos equestres. Estas primeiras instalações serão ainda reforçadas com novas boxes, um picadeiro coberto, novas pistas exteriores, um Poney Club e um hipódromo. 

 

“A atividade equestre, nos seus diversos níveis, organizada, desenvolvida e promovida de forma profissional e persistente, permitirá aumentar a diversificação da oferta turística e potenciar a Região de Lisboa para que tenha um maior protagonismo ao nível do Turismo Equestre”, de acordo com Vítor Costa, presidente da ERT-RL.

 

“O nosso objetivo é a realização anual, de forma sistemática, continuada e progressiva, de um conjunto de eventos equestres e sua inserção nos calendários nacionais e internacionais”, afirma José Ramos Rocha, presidente da Sociedade Agrícola de Rio Frio.

 

O projeto de Rio Frio inclui ainda uma componente de vinhos e enoturismo, com base numa vinha de 118 hectares plantada nos últimos quatro anos, e cujos novos vinhos “Herdade de Rio Frio”, branco e tinto da colheita de 2013, já estão à venda.

 

O Pólo Equestre Rio Frio, localizado na Herdade de Rio Frio, nos concelhos de Alcochete e Palmela, ocupa uma área de 25 hectares, junto ao Monte de Rio Frio e no centro dos 5.200 hectares da Herdade. 

 


A prova é organizada pela Sociedade Agrícola de Rio Frio S.A e apoiada, além da ERT-RL, pela Federação Equestre Portuguesa e os Municípios de Alcochete e Pamela.

 


PROGRAMA DO RAIDE RIO FRIO DE 25 de OUTUBRO

 

8h00– Abertura do Secretariado

8h30– Inicio das inspeções veterinárias

9h30– Partida do CEN 1* 80 Km

9h40– Partida do CEP 80 Km                

10h30– Partida do CEP 40 Km

11h30– Partida do CEPI 20 Km

11h4516h00 - Chegada dos cavalos ao Polo Equestre das várias etapas das diferentes provas

17H00 – Entrega de Prémios (Área Social)

 

O público tem entrada gratuita e pode assistir ao raide na zona de partidas e de controlo veterinário no Pólo Equestre Rio Frio (Monte de Rio Frio), onde dispõe de uma Zona Social de apoio e em dois pontos de passagem na Herdade: num portão de acesso à Herdade de Rio Frio situado na EN 4 (Montijo – Vendas Novas) e junto à Barragem da Venda Velha, também na Herdade de Rio Frio e com acesso a partir da EN 5 (Montijo – Poceirão).

 

Localização: Monte Rio Frio: GPS 38°40'24.1"N 8°51'45.3"W

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...