13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Taça do Mundo de Portimão regressa em Maio com forte participação internacional

 

Portimão será em Maio a capital internacional da Ginástica Rítmica.

 

A cidade algarvia volta este ano a receber uma etapa do circuito mundial de Taças do Mundo de Ginástica Rítmica, numa organização da Federação de Ginástica de Portugal, da Câmara Municipal de Portimão e da Associação de Turismo de Portimão. A competição terá lugar entre os dias 11 e 13 de Maio, no Pavilhão Arena de Portimão.

 

Na edição de 2018 da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica de Portimão – Jogos Santa Casa, são esperados mais de três centenas de participantes, em representação de 34 países. Estarão em competição 56 ginastas individuais e 14 conjuntos, num total de 140 ginastas. Números ainda provisórios mas que deixam antever um forte crescimento face à edição anterior. Em 2017 a prova contou com a participação de 42 ginastas em representação de 12 países.

 

Recordamos que este foi o ano do regresso da etapa portuguesa da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica a Portimão, depois de um interregno de vários anos. Aquela que já foi apelidada da melhor Taça do Mundo do circuito, pela excelente organização, logística e infraestruturas, volta, assim, a lutar pela conquista do seu antigo estatuto.

 

Num ano que será marcado por uma forte participação e pela presença da elite mundial da disciplina, destacamos desde já as maiores delegações em competição, designadamente a Rússia, Bielorrússia, Azerbaijão e Uzebaquistão. Mas só em meados de abril serão confirmados os nomes das ginastas que irão competir em Portimão.

 

Reforçando a ligação histórica entre o município e o evento, e à semelhança do que aconteceu no passado, este ano as entradas na Taça do Mundo de Ginástica Rítmica de Portimão – Jogos Santa Casa, serão gratuitas. Um investimento assegurado pela Câmara Municipal de Portimão e justificado pela proximidade do município a esta disciplina Olímpica e, de uma forma geral, ao desporto. Em 2019 Portimão será Capital Europeia do Desporto.  

 

TIP inaugura mês de Ginástica Rítmica em Portimão

 

Como habitualmente, o Torneio Internacional de Portimão de Ginástica Rítmica antecede a realização da Taça do Mundo, oferecendo uma oportunidade para as ginastas mais jovens competirem na mesma arena que a elite da ginástica rítmica mundial. Aquela que é a prova mais antiga do calendário nacional de competições, terá lugar entre 4 e 6 de maio e irá receber este ano 45 ginastas juniores e 11 seniores, com destaque para a presença de países como a Itália e a Rússia. 

 

História - A ligação do município à Ginástica Rítmica

 

Com a participação de seis países e de apenas 20 ginastas, nascia em 1987 o Torneio Internacional de Portimão. Ao longo de 25 anos aquela que é a mais antiga prova internacional de ginástica em Portugal tornou-se uma referência no circuito internacional da disciplina. O sucesso e o prestígio alcançado pelo TIP contribuíram para que Portimão recebesse, a partir de 2006, uma das Taças do Mundo do circuito internacional de GR. A Taça do Mundo de Ginástica Rítmica de Portimão firmou em definitivo a ligação do município àquela que é uma das mais belas disciplinas de ginástica. A sua primeira edição serviu igualmente de pano de fundo à inauguração do Pavilhão Arena de Portimão.

 

Entre 2006 e 2011, em simultâneo com o TIP, realizaram-se seis Taças do Mundo de Ginástica Rítmica em Portimão.

 

A cidade recebeu as melhores ginastas da modalidade das quais se destacam a campeã olímpica, mundial e europeia Alina Kabaeva e Evguenya Kanaeva, (que estará presente este ano no TIP como juiz) a campeã do mundo Anna Bessonova, a ginasta favorita do público de Portimão, Alya Yussupova, Melitina Staniouta, Almudena Cid, e outras tantas que fizeram as delícias dos presentes.

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 23 de abril de 2019 – 00:24:14

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...