14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Federação de Ginástica de Portugal no topo do ranking da FIG

 

A Federação de Ginástica de Portugal (FGP) ficou na segunda posição do ranking da Federação Internacional de Ginástica (FIG), relativo a 2016. É melhor posição alguma vez alcançada por Portugal. A federação portuguesa foi batida apenas pela federação alemã, tendo ficado à frente de países como a China, o Japão e a Grã-Bretanha.


A FIG é o órgão de direção máximo da Ginástica mundial, integra 148 federações nacionais e tem a sua sede em Lausanne, na Suíça.


O ranking da FIG mede parâmetros que vão desde a eficácia administrativa, à capacidade organizativa, passando pela vertente desportiva. Campos onde a Federação de Ginástica de Portugal se destacou.

 

 

O 2º lugar atribuído a Portugal no ranking da FIG em 2016 enche-nos naturalmente de satisfação e orgulho. É o reconhecimento do trabalho desenvolvido por toda a comunidade gímnica portuguesa desde os clubes e Associações Territoriais até aos treinadores, ginastas e juízes, sem esquecer as famílias dos ginastas”, sublinha João Paulo Rocha, presidente da FGP.


2016 foi também um ano de crescimento da Ginástica em Portugal. Mais de 17 600 filiados no total da época desportiva 2015/2016, sendo o maior número de filiados de sempre. E as previsões são de crescimento: até ao final de 2017 o número de praticantes das oito disciplinas tuteladas pela FGP deverá rondar os 20 mil. No ciclo olímpico 2013/2016 os ginastas portugueses conquistaram 159 medalhas, das quais 37 foram de ouro. Os melhores resultados de sempre da Ginástica.


Sendo a melhor classificação de sempre alcançada neste ranking, constitui-se simultaneamente como um estímulo para continuarmos a desenvolver a Ginástica no nosso país afirmando-a além-fronteiras, mas também um forte indicador de que estamos no caminho certo. É com convicção que afirmo que se todos os agentes gímnicos continuarem a emprestar a determinação e competência ao desenvolvimento da Ginástica tal como até agora, o futuro nos trará sempre alegrias e recompensas que nos motivarão a alcançarmos patamares de excelência”, reforça João Paulo Rocha.


Portugal recebe os melhores do mundo


O bronze alcançado pelo par português, João Martins e Carolina Dias, na Taça do Mundo de Ginástica Acrobática que decorreu este fim de semana na Maia, é um excelente começo para a época internacional que agora arranca. Este ano Portugal será palco de mais cinco grandes eventos internacionais: Taça do Mundo de Ginástica Rítmica, de 11 a 14 de maio, em Portimão; Taça do Mundo de Aeróbica, de 25 a 28 de maio, em Cantanhede; Torneio Internacional de Ginástica Artística Masculina e Feminina, de 15 a 18 de junho, em Guimarães; Taça do Mundo de Ginástica Acrobática, de 8 a 10 de setembro, em Lisboa; e Taça do Mundo de Trampolins, de 29 de setembro a 1 de outubro, em Loulé. Eventos que irão trazer os melhores do mundo de cada disciplina ao nosso país. Destaque ainda para a Festa Nacional de Ginástica, o maior evento desportivo realizado em Portugal, que reúne mais de 3400 participantes e que este ano decorre entre 30 de junho e 2 de julho. A edição deste ano contará com a participação internacional da Rússia, Eslovénia e Letónia.


Sobre a FGP:

 

A Federação de Ginástica de Portugal é uma pessoa coletiva de direito privado, constituída em 20 de Novembro de 1950, sob a forma de associação sem fins lucrativos e dotada de utilidade pública desportiva.
A FGP tem por objetivo promover, regulamentar e dirigir, a nível nacional, o ensino e a prática de Ginástica e suas variantes, incluindo as práticas de “fitness” e condição física, ou quaisquer práticas desportivas efetuadas em ginásios, academias ou clubes de saúde, não enquadradas noutras federações dotadas de utilidade pública desportiva, sendo a única Entidade que pode atribuir títulos de Campeões Nacionais e de representar Portugal.


São oito as disciplinas sobe tutela da FGP: quatro olímpicas (Ginástica Rítmica, Ginástica de Trampolins, Ginástica Artística Feminina e Ginástica Artística Masculina) e quatro não olímpicas (TeamGym, Ginástica Aeróbica, Ginástica para Todos e Ginástica Acrobática). No seu conjunto a FGP abrange perto de 18 mil ginastas, de 236 clubes e 10 Associações Territoriais.

 

 

Periodicidade Diária

sábado, 24 de agosto de 2019 – 18:27:23

Pesquisar

 

20 de agosto

2005 - 2019, são 14 anos


- quase 3 milhões de fotos

de cerca de 60 desportos diferentes

 

- aproximadamente 46.000 notícias

de cerca de 225 desportos diferentes

 

- e muito mais
 

tudo

Ao Serviço do Desporto em Portugal

Obrigado aos nossos leitores!

 

 

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...