18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Filipa Martins finalista do Campeonato da Europa

 

 

Ontem foi a vez da Equipa Nacional de GAF entrar em prova na Roménia e o dia encerrou de excelente forma. 


Filipa foi 10ª qualificada para a final de All-Around entre 75 participantes, com um total de 52.940 pontos! A ginastas lusa é ainda segunda reserva em Trave e terceira em Paralelas. Mariana Carvalho foi 56ª e Mariana Marianito foi 61ª. Zoe Lima participou apenas em dois aparelhos, Trave e Solo.


No geral a equipa teve uma boa prestação, esteve unida e sentiu-se o apoio mútuo entre as ginastas, apesar de terem diferente experiência em competições desta relevância, dimensão e exigência.

 

All-Around (75 participantes)
10º Filipa Martins 52.940 pontos
56º Mariana Carvalho 46.132 pontos
61º Mariana Marianito 44.999 pontos

 

Paralelas Assimétricas (85 participantes)
12º Filipa Martins 13.666 pontos
51º Mariana Carvalho 11.633 pontos
74º Mariana Marianito 9.400 pontos

 

Trave (91 participantes)
11º Filipa Martins 13.100 pontos 
56º Mariana Marianito 11.433 pontos 
71º Zoe Lima 10.933 pontos

 

Solo (84 participantes)
20º Filipa Martins 12.741 pontos
53º Mariana Marianito 11.866 pontos
70º Mariana Carvalho 11.333 pontos

71º Zoe Lima 11.300 pontos

 

Em Saltos nenhuma das ginastas realizou dois saltos, sendo que as prestações efectuadas apenas são válidas para o All Around.

 

Balanço da participação da equipa portuguesa de GAF, realizado pelo Treinador Nacional, José Ferreirinha e pela Treinadora Cristina Gomes, Treinadora da ginasta Filipa Martins

 

Neste Campeonato da Europa Individual, o primeiro deste novo ciclo olímpico, participaram 4 ginastas portuguesas, a Filipa Martins, Mariana Pitrez e a Mariana Marianito com prestação nos 4 aparelhos e a Zoi Lima apenas na Trave e Solo.

Na generalidade, consideramos os resultados muito positivos, os quais resumimos da seguinte forma:

 A Filipa Martins qualificou-se para a final all around num brilhante 10º lugar com 52,940 pontos, com uma prestação sem falhas graves, mas com margem para melhorar na final de amanhã. Qualificou-se ainda como 2ª reserva para a final de Trave e 3ª reserva na final de Paralelas Assimétricas, demonstrando alta competitividade também nestas duas especialidades. Trata-se de um excelente regresso às competições internacionais, após uma longa recuperação de uma lesão num pé, confirmando também o Estatuto de Alto Rendimento da atleta;

 A Mariana Pitrez e Mariana Marianito tiveram uma boa prestação, apesar de uma queda cada uma, a primeira num elemento acrobático na Trave e a segunda na saída das Paralelas Assimétricas. Assim, a Mariana Pitrez classificou-se em 56º com 46,132 pontos e a Mariana Marianito em 61º com 44,999 pontos;

 A Zoi Lima competiu em Trave e Solo, com o objetivo de obtenção de uma pontuação que lhe permitisse confirmar o seu Estatuto de Alto Rendimento, mas uma queda em cada uma das duas prestações afastou-a desse objetivo desta vez.

 Por fim, consideramos que estas ginastas estão todas de parabéns, por ultrapassarem todas as dificuldades físicas que têm tido, por forma a representar desta forma a GAF de Portugal, numa competição que também tem como objetivo preparar estas ginastas para outras competições mais importantes no futuro próximo como, por exemplo, o Campeonato do Mundo.

 Ficamos a torcer pelas finais da Filipa nos próximos dias…

 

A final de All-Around decorre hoje e as finais por aparelhos no sábado e domingo.

 

Foto: Federação Romena de Ginástica

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 07:04:39

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...