13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Duas medalhas para Portugal na Competição Mundial Por Grupos de Idade

 

 

Tomás Amaral (Clube de Atividades Gímnicas de Ponta Delgada) foi o pequeno grande vencedor da Competição Mundial Por Grupos de Idade de Ginástica Aeróbica , na categoria Individual Masculino, no escalão Juvenil.

 

 

Com uma coreografia complexa mas muito bem executada o ginasta de 12 anos fez as delícias tanto do público como dos juízes.

 

 

Tomás foi primeiro classificado com um total de 19.650 pontos e partilhou o pódio com o russo Damir Manafov (2º lugar) e o romeno Leonard Manta (3º lugar).

 

 

Tomás voltou a subir ao pódio desta vez na companhia da sua colega de equipa, Leonor Januário, na categoria Par Misto.

 

 

O par somou 18,850 pontos e conseguiu ultrapassar países com tradição na disciplina como a Hungria e a Espanha.

 

Portugal esteve ainda representado nas finais das categorias Individual Feminino, Individual Masculino e Aerodance, no escalão Júnior.

 

Em Individual Feminino Ana Rita Gomes (All 4 Gym- Associação Gímnica de Águeda) foi 5ª com 20.300 pontos, em Individual Masculino Rui Cansado (Clube de Atividades Gímnicas de Ponta Delgada) foi também 5º com 20.250 pontos e o grupo de Aerodance composto pelas ginastas Joana Almeida / Carolina Cruz / Joana Matos / Ana Branco / Inês Madail / Adriana Bento (All 4 Gym- Associação Gímnica de Águeda) foi 6º com 16.550 pontos.

 

Portugal encerra assim a participação no evento com duas medalhas (uma de ouro e outra de bronze) após ter marcado presença em 5 finais.

 

Declaração de João Paulo Rocha, Presidente da Federação de Ginástica de Portugal: “O balanço é muito positivo tanto em termos desportivos como em termos organizacionais. Conseguimos enaltecer o nome de Portugal através deste evento de elevado nível que apenas foi possível com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e a Tempo Livre. Os resultados conquistados só vieram confirmar o trabalho que tem vindo a ser realizado a nível nacional pelos ginastas, treinadores, clubes, associações e a evolução que a disciplina tem vindo a ter.”

 

Declaração de Alexandra Barroso, treinadora dos medalhados: “Após 25 anos de treinadora sinto uma felicidade imensa e uma realização pessoal incomensurável. É um sonho concretizado para os ginastas, treinadores, familiares, clube, região Açores e para o país. Hoje sentimos uma imensidão de emoções que só me faz ficar grata por tudo. Tantas horas de treino e dedicação foram enaltecidas pelos resultados históricos. Agradeço profundamente à Federação de Ginástica de Portugal, câmara de Guimarães e ao governo Regional dos Açores pelo apoio ao Desporto. Bem-haja e parabéns a todos os envolvidos.”

 

Declaração de Rui Cardoso, Treinador Nacional: “Terminadas as provas em Guimarães podemos afirmar que a delegação portuguesa teve a sua melhor participação de sempre neste evento. Fora um 4º lugar do ginasta Tiago Faquinha em 2003 na primeira competição de juniores organizada pela FIG, os ginastas portugueses nunca tinham alcançado uma final numa competição mundial, na qual só participam os 8 melhores de cada categoria. Deste vez, tivemos presenças em 5 finais além de resultados nos 10 primeiros lugares dos nossos grupos Juvenil e Júnior , do segundo Par Misto Juvenil e do segundo Individual Masculino Júnior. De destacar obviamente o primeiro lugar alcançado pelo ginasta Tomás Amaral e o terceiro lugar alcançado pelo par Amaral/Januário, além do 5º lugar obtido pelos ginastas Ana Rita Gomes e Rui Cansado e 6º lugar do grupo de Aerodance Matos/Almeida/Cruz/Bento/Madail/Branco. A delegação portuguesa foi constituída por 26 ginastas dos seguintes clubes (Clube de Atividades Gímnicas de Ponta Delgada), Academia CantanhedeGym, All4gym-Associação Gímnica de Águeda, MGBOOS e Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho. Parabéns a todos eles e aos treinadores Alexandra Barroso, Vanda Dias, Marta Coutinho, Sara Sardinha e Raquel Eusébio.”

 

 

Fotos: Carlos Alberto Matos/FGP).

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2019 – 14:19:53

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...