14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Portugal conquista Medalhas na 9ª Competição Europeia por Grupos de Idade

 

Prata e Bronze para Portugal

 

Na 9ª Competição Europeia por Grupos de Idade de Ginástica Acrobática, Portugal conquista quatro medalhas e confirma favoritismo. No escalão 12-18 anos, a quadra do Acro Clube da Maia, Miguel Silva, Henrique Silva, João Pereira e Henrique Piqueiro, obteve 28.000 pontos que lhe garantiu o 2º lugar do pódio em Grupos Masculinos. A quadra portuguesa, que era uma das favoritas nesta competição, foi batida pela Rússia nas finais.

 

Também no escalão 12-18 anos, Pedro Malato e Inês Semedo (Ginásio Clube Português) conquistaram a Medalha de Bronze. O Par Misto alcançou uma pontuação de 27.250, que lhe garantiu o 3º lugar do pódio.

 

No escalão 11-16 anos a Seleção Nacional trouxe para casa mais duas Medalhas de Bronze.

 

 

O trio Matilde Vieira, Margarida Malato, Margarida Sousa (GCP), foram terceiras na categoria Grupo Feminino, com uma classificação de 27.450 pontos.

 

 

O Par Misto Manuel Candeias e Madalena Cavilhas (GCP), conquistou a Medalha de Bronze com uma pontuação de 27.200, a mesma que o segundo classificado nesta categoria, a Grã Bretanha.

 

Para além das quatro medalhas conquistadas, os grupos e pares portugueses conseguiram alcançar excelentes resultados.

 

“Podemos referir que a presença de Portugal foi fantástica. Não só pela grande qualidade dos seus pares/grupos, visto que, estivemos em todas as finais da prova e, se não fosse a regra de apenas um par/grupo por país, teríamos muitos mais Ginastas nas finais. No que respeita à quantidade de Ginastas em prova, fomos o segundo país com mais competidores. De salientar a grande tranquilidade e entreajuda de todos os componentes da equipa Portuguesa e, também, da excelente ‘claque’ de apoio que marcou presença em Rzeszów, este apoio aos nossos Ginastas foi, Fantástico! Portugal provou que, é neste momento, uma grande potência internacional, na Ginástica Acrobática, sublinha Luís Arrais, Vice-Presidente da Federação de Ginástica de Portugal e Chefe da Delegação Portuguesa. 

 

Resultados:

 

No escalão 11-16 anos  

(Os finalistas executaram o exercício de Equilíbrio, Pares Mistos e Grupos Femininos, ou Dinâmico, Pares Femininos, Pares Masculinos e Grupos Masculinos.

Par Feminino - Madalena Mesquita e Mariana Costa (Gimnofrielas) – 26.350 – 5ª posição

Par Masculino - Francisco Semedo e Luís Ferreira (GCP) -  26.500 – 4ª posição

Grupo Feminino -Matilde Vieira, Margarida Malato, Margarida Sousa (GCP) – 27.450, 3ª posição e Medalha de Bronze

Par Misto - Manuel Candeias e Madalena Cavilhas (CGP) –27.200, 3ª posição e Medalha de Bronze

 

No escalão 12-18

(Exercício Combinado)

Par Feminino - Marta Oliveira, Beatriz Domingues (GCP) 26.750 – 4ª posição

Par Masculino - Fábio Beco, Bruno Ramalho (GMFR) – 26.780 – 4ª posição

Par Misto - Pedro Malato, Inês Semedo (GCP) – 27.250 – 3ª posição – Medalha de Bronze

Grupo Feminino - Ana Álvaro, Raquel Casqueiro, Bárbara Félix (SEA) – 26.050 - 7ª posição

Grupo Masculino - Miguel Silva, Henrique Piqueiro, João Pereira, Henrique Silva (ACM) –Medalha de Prata – 28.000 – 2ª posição e Medalha de Prata  

 

A competição que decorreu de 13 a 15 de outubro, em Rzeszow, na Polónia, juntou perto de meio milhar de jovens ginastas, nos escalões 11/16 anos e 12/18 anos,. 24 Federações nacionais estiveram inscritas no escalão 11-16, no qual participaram 30 Pares Femininos, 10 Pares Masculinos, 16 Pares Mistos, 32 Grupos Femininos e 4 Grupos Masculinos. No escalão 12-18, competiram 20 Federações nacionais, num total de 21 Pares Femininos, 10 Pares Masculinos, 17 Pares Mistos, 23 Grupos Feminino e 9 Grupos Masculinos.

 

Portugal marcou presença com uma das maiores delegações nacionais: 16 ginastas no escalão 11-16 anos e 15 no escalão 12-18, num total de 31 ginastas. Destes, 22 garantiram uma participação nas finais que se disputaram hoje. Os números e os resultados alcançados confirmaram o favoritismo da Seleção Nacional. Ao longo da competição União Europeia de Ginástica destacou Portugal, como um país de forte tradição em Ginástica Acrobática, a par de países como a Rússia, Grã-Bretanha, Bélgica ou Israel.   

 

Esta prova antecede a realização do 12º Campeonato da Europa de Ginástica Acrobática de Juniores e 28º Campeonato da Europa de Ginástica Acrobática de Seniores que decorre já na próxima semana, de 16 a 23 de outubro.

 

 Nota: Os vencedores da Competição Europeia por Grupos de Idade não recebem o título de Campeões da Europa, são apenas vencedores da competição nos respetivos escalões. Apenas os participantes Juniores e Seniores no Campeonato da Europa recebem esse título. 

 
Fotos: Francisco Piqueiro
 
 

Periodicidade Diária

domingo, 15 de dezembro de 2019 – 03:20:59

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...