13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Team Oleoban/MAN Portugal mantém aposta em fabricantes nacionais

• Camião de competição de Elisabete Jacinto é maioritariamente de incorporação nacional
• Desenvolvimento técnico como aposta para ganhar Africa Eco Race


Elisabete Jacinto está seriamente apostada em conquistar o primeiro lugar entre os camiões na edição de 2013 do Africa Eco Race. É nesse sentido que a equipa Oleoban/MAN Portugal tem vindo a evoluir tecnicamente o MAN TGS com que se tem exibido de forma brilhante nas mais importantes competições mundiais de todo-o-terreno.

O mais recente passo dessa estratégia foi dado com o fabrico, por parte da ELO, de umas molas de suspensão de acordo com as necessidades específicas da equipa. É importante salientar que, ao contrário do que acontece com os automóveis, na categoria de camiões não existem fabricantes de material de competição. Por essa razão a equipa aposta em estabelecer parcerias com empresas portuguesas. Se a base mecânica do MAN TGS é naturalmente germânica, a incorporação total do camião já é maioritariamente nacional.
 
alt

A ELO é um fabricante português de molas de lâminas de suspensão de vários tipos, certificada pela NP EN ISO 9001:2008 desde o ano 2000. Produz essencialmente para a exportação (90%), sendo que 73% da sua produção se destina ao mercado alemão.

Para a concepção e desenvolvimento das molas que o MAN TGS vai usar nesta época, foram necessárias cerca de uma centena de horas e mais de 30 dias para o seu fabrico. Durante o seu processo produtivo estas foram submetidas a um rigoroso controlo de qualidade e sujeitas a diversos testes mecânicos, incluindo ensaios de fadiga, como aliás acontece com todos os produtos desenvolvidos pela ELO antes de serem disponibilizados.

Produzir molas de camião adaptadas à competição foi, para a ELO, um enorme desafio: "Com o fabrico destas molas, onde os desafios foram muitos, a ELO demonstrou a sua capacidade tecnológica através das várias soluções encontradas. Para as projectarmos e concebermos tivemos de recorrer a um software de cálculo por elementos finitos, desenvolvido pela área técnica da ELO, algo de que muito nos orgulhamos", salientou o Eng. Dias de Sousa responsável pela sua concepção.

Para Elisabete "uma boa suspensão num camião é um dos segredos para se conseguir os melhores resultados desportivos. A possibilidade de ter molas concebidas e produzidas de acordo com as nossas necessidades, tem sido uma das razões dos nossos progressos. Estou por isso muito grata à ELO principalmente ao Sr. Comendador João Justino e a toda a sua equipa técnica", refere a piloto da equipa Oleoban/MAN Portugal.
 
alt
   

Periodicidade Diária

sexta-feira, 24 de maio de 2019 – 11:34:06

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...