13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

G-Drive Racing e Dunlop alcançam título na categoria LMP2 no Campeonato Mundial de Resistência da FIA

 

 

O trio do G-Drive Roman Rusinov, Sam Bird e Julien Canal alcançaram o título de LMP2 de 2015 após vencerem a ronda no Campeonato Mundial de Resistência da FIA em Bahrain. Foi uma disputa difícil em que o #26 G-Drive Racing Ligier-Nissan partilhou a liderança com o único adversário, KCMG, que terminou em segundo lugar no Oreca 05-Nissan. A equipa parceira #28 G-Drive terminou em terceiro lugar, um resultado que foi um reflexo das posições finais no campeonato LMP2.

 

Durante a corrida

 

 

A posição  de vantagem da equipa Signatech Alpine perdeu-se logo no início com a equipa KCMG a alcançar a liderança na segunda volta. Nas primeiras paragens a  26 G-Drive liderou mas Matt Howson rapidamente a ultrapassou e retomou posição. Signatech juntou-se à corrida pelos lugares de topo até que Alpine deu a volta,  com Sam Bird da G-Drive a correr consideravelmente mais rápido que Richard Bradley pela KCMG.

 

No geral, a KCMG  liderou por cinco diferentes ocasiões entre a volta 136 e a 183 e chegou ao desafio final a quinze minutos da meta. Sam Bird, que estava em segundo lugar, encurtou a distância de 20 segundos após as últimas paragens, com a vantagem de três novos pneus e graças a um avanço de  nove voltas. Conseguiu fazer tempos rápidos e cruzou a meta 25 segundos antes de KCMG.

 

As equipas utilizaram um conjunto de estratégias que incluíram pelo menos bandas duplas em toda a corrida de piso seco com os compostos de pneu médio e médio plus.

 

Como venceram o Campeonato

 

A #26 G-Drive ganhou a corrida de inauguração em Silverstone enquanto o carro parceiro #28 ganhou em Spa. KCMG ganhou em Le Mans com o dobro dos pontos, colocando ambos os automóveis G-Drive numa situação complicada. Foram as duas seguintes vitórias (USA e Japão) a provocar a volta do automóvel #26 ao topo da classificação. Signatech Alpine ganhou a penúltima corrida, enquanto o automóvel #26 ganhou mais três pontos que a KMCG e alcançou o título com a vitória em Bahrain.

 

 

Mike McGregor, Director de provas, apoio na pista e desenho desportivo e de desenvolvimento:

 

“Muitos parabéns pela merecida vitória e título em G-Drive. A estratégia funcionou muito bem com Sam (Bird) e Pipo (Derani #28) a serem muito rápidos e consistentes. Estamos muito contentes por Ligier, Jacques Nicolet e toda a equipa G-Drive. Matt Howson também iniciou uma grande pilotagem hoje e o KMCG foi um adversário digno.”

 

“Queríamos agradecer a todas as nossas equipas por este grande ano de corridas e esperamos voltar a vê-los em pista no próximo ano. Dedicamos as nossas conquistas a Tim Gibson, engenheiro da Dunlop que tristemente faleceu a semana passada e foi uma grande perda para a equipa Dunlop. Por último, gostaria de agradecer a toda a equipa Dunlop que trabalhou de forma excecional e muito dura durante todo o ano”.

 

 

6 Horas de Bahrain -  Resultados da categoria de LMP2

 

     

 

Posição

Equipa

 

1

26 G-Drive Racing (Ligier-Nissan)

183 voltas

2

KCMG (Oreca 05 Nissan)

+ 25.591

3

28 G-Drive Racing (Ligier-Nissan)

+ 1 volta

4

Signatech Alpine (Alpine-Nissan)

+ 1 volta

5

AF Racing (BR01-Nissan)

+ 4 volta

6

Strakka Racing (Gibson-Nissan)

+ 5 voltas

7

Team Sard Morand (Morgan-Sard)

+ 6 voltas

8

30 Extreme Speed Motorsports (Ligier-HPD)

+ 7  voltas

9

31 Extreme Speed Motorsports (Ligier-HPD)

+ 10 voltas

     

 

Classificação por equipas na categoria LMP2 do Campeonato do Mundo de Resistencia da FIA:

 

     

 

 

Equipa

Pontos

 

1

26 G-Drive Racing

178

 

2

KCMG

155

 

3

28 G-Drive Racing

134

 

4

Signatech Alpine

86

 

5

Team Sard Morand

70

 

6

31 Extreme Speed Motorsports

63

 

7

30 Extreme Speed Motorsports

62

 

8

Strakka Racing

62

 

9

Oak Racing

34

 

         

 

 

Sobre a Dunlop

A Dunlop é um dos principais fabricantes mundiais de pneus de altas e muito altas prestações, com um impressionante historial de êxitos em desportos motorizados.

 

A vasta experiencia da Dunlop em corridas deu lugar a tecnologias inovadoras aplicadas a pneus desenhados para a condução diária.  A Dunlop é um sócio técnico da BMW Motorsport e AMG Customer Motorsport.

 

Depois dos seus primeiros recordes em alta velocidade, a Dunlop celebrou o seu primeiro triunfo nas 24H da Le Mans em 1924 e atualmente é o fabricante de pneus com mais vitórias nesta corrida, somando um total de 34. Em 2013, os campeões de LMP2 em Le Mans nos Campeonatos do Mundo de Resistência da FIA e também na corrida de 24H de Nürburgring, usaram Dunlop. 2014 viu como as equipas de LMP2 de Dunlop se encontravam no Pódio de Le Mans e no título das European Le Mans Series (ELMS), quando uma série em que as equipas Dunlop ganharam 11 das 13 corridas disputadas nas últimas três temporadas.

 

Os pneus Dunlop também são usados nas Top Touring Car Races de todo o mundo, incluindo o campeonato mundialmente famoso Australian V8 Supercar e o Campeonato Britânico de Touring Car. Os últimos pneus de estrada da Dunlop são específicos para a montagem em veículos de muitas marcas: Mercedes; RenaultSport,  Jaguar, Audi, Bentley, Maserati, Volkswagen, SEAT, Mini, Toyota e BMW.

 

 

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 24 de maio de 2019 – 10:50:25

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...