13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Dunlop e Suzuki Endurance Racing Team vencem Campeonato Mundial de Endurance FIM

 

 

A Endurance Racing Team (SERT) conseguiu o título do Campeonato do Mundo de Endurance FIM (EWC) ao terminar em terceiro lugar na corrida de 24 horas Bol d’Or no circuito Paul Ricard em França. É a décima vez que a Dunlop e a SERT conquistam juntas o título, desde 2000, e é o 15ª título da Dunlop nos últimos 21 anos. As equipas Dunlop terminaram a corrida com três das quatro primeiras posições e assegurando as duas primeiras posições no campeonato e cinco dos oito primeiros postos no Campeonato Mundial da Resistência para equipas Superstock.


A equipa SRC Kawasaki ganhou a Corrida de Bol d’Or, sendo a única moto nas posições de liderança que teve uma corrida sem incidências. A GMT94 Yamaha, um dos dois adversários da Dunlop ao título, parecia ter perdido todas as hipóteses de êxito quando um acidente na primeira volta colocou a equipa na última posição. Após quatro horas, a equipa conseguiu chegar à 17ª posição de 55, e na oitava hora alcançou o impressionante segundo lugar, posição com que cruzaram a linha da meta.


Os problemas da SERT apresentaram-se durante a décima hora quando uma avaria num dos eixos os levou a uma paragem prolongada. A equipa perdeu seis voltas e caiu para a oitava posição, recuperando a terceira posição final e conseguindo um quarto pódio na quarta e última corrida do ano. Os pontos foram mais que suficientes para assegurar o título de 2015.


As esperança da Junior Team LMS Suzuki de conseguir o título da categoria Superstock desvaneceu-se quando um problema de sobreaquecimento os obrigou a retirarem-se, apesar de até à altura terem ocupado o quinto lugar geral e liderado a categoria na horas iniciais. A Tati Team Beaujolais Racing consegui a vitória da categoria mas isto não foi suficiente para esta equipa Dunlop reter o título do Campeonato Mundial de Resistance. No entanto, a equipa finalizou a corrida na quarta posição geral, repetindo a proeza da Junior Team Suzuki nas corridas de Le Mans e Oschersleben.


As condições de calor fizeram com que as equipas de EWC utilizassem apenas dois compostos traseiros da gama, o mais suave durante o dia e uma opção ligeiramente mais rígida à medida que as temperaturas diminuíam para proporcionar um melhor rendimento com a pista mais fria em retas largas. As equipas de Superstock utilizaram pneus Dunlop disponíveis no mercado, realizando com êxito voltas duplas que pouparam tempo em paragens.


Clinton Howe, Director de Negócio de corridas de Moto, Dunlop Motorsport:
“Felicito a SERT por ter conseguido alcançar mais um merecido título, já que foi a equipa com as melhores pontuações na Suzuka e que esteve presente em todos os outros pódios. É ótimo conseguimos mais uma vitória para a nossa estatística de títulos. A GMT94 Yamaha fez uma corrida incrível ao recuperar do incidente da primeira volta, protagonizando um regresso extraordinário. Enquanto vencedores da corrida em Oschersleben, poderiam ter sido campeões novamente. Foi uma pena que a Junior Team Suzuki não tivesse conseguido reter o título de Superstock, especialmente depois de terem ganho as últimas corridas na categoria, mas estou confiante de que irão recuperar no próximo ano”.


Resultados da Bol d’Or:


1 SRC Kawasaki
2 GMT94 Yamaha (+2 voltas)
3 Suzuki Endurance Racing Team (+7 voltas)
4 Tati Team Beaujolais Racing (+11 voltas)
5 Team Traqueur Louit Moto 33 (+12 voltas)
6 BMW Motorrad France Team Penz13.com (+15 voltas)
7 Völpker NRT & Penz13 BY Schubert (+16 voltas)
8 Team 3art Yam’Avenue (+20 voltas)

 

Classificação por Equipas EWC


1 Suzuki Endurance Racing Team 154
2 GMT94 Yamaha 132
3 SRC Kawasaki 100
4 BMW Motorrad France Team Penz13.com 71
5 Team Traqueur Louit Moto 33 68
6 Team Bolliger Switzerland 55
7 Junior Team Le Mans Sud Suzuki 54
8 Tati Team Beaujolais Racing 53


Campeonato mundial por equipas Superstock


1 Team Traqueur Louit Moto 33 68
2 Junior Team Le Mans Sud Suzuki 54
3 Tati Team Beaujolais Racing 53
4 AM Moto Racing Competition 31
5 Völpker NRT & Penz13 BY Schubert 25
6 Starteam Pam-Racing 23
7 Team 3art Yam’Avenue 18
8 BMRT 3D Endurance 10

Sobre a Dunlop


A Dunlop é um dos principais fabricantes mundiais de pneus de altas e muito altas prestações, com um impressionante historial de êxitos em desportos motorizados. A Dunlop é um sócio técnico da Suzuki Endurance Race Team, Honda Racing, GMT94 Yamaha, Kawasaki and Team HRC e o único provedor de pneus para Moto2 e Moto3.


A vasta experiencia da Dunlop em corridas deu lugar a tecnologias inovadoras aplicadas a pneus desenhados para a condução diária. Os pneus Dunlop estavam na moto que ganhou o primeiro campeonado 500cc em 1949 e dominou as competições durante as décadas posteriores. Em 1991 uma moto da Superbikes com pneus Dunlop ganhou o primeiro de três campeonatos do Mundo consecutivos e em 2008, Marco Simoncelli elegeu a Dunlop para a vitória número 200 da marca num Grande Prémio na categoria de 250cc., num raio em que a Dunlop conseguiu 17 Campeonatos do Mundo.


Em 2010 a Dunlop converteu-se no único provedor oficial de Moto2 e em 2012, abraçou, também, Moto3. O acordo com Dorna foi renovado e, de 2015 em diante, a Dunlop continuará a ser o provedor oficial das principais corridas de MotoGP.


As corridas de resistência têm sido dominadas por pilotos de equipas Dunlop, com dez títulos mundiais de 12 dos disputados desde 2002. Além disso, cada uma das 21 vitórias de John McGuinness foi conseguida com pneus Dunlop. A Dunlop ganhou todos os prémios de moto mais importantes prémios de Moto – desde o Campeonato do Mundo de MotoGP ao TT da Ilha de Man, desde Superbikes e Supersport ao Campeonato do Mundo de Resistência, com êxito semelhante em motocross e noutros campeonatos off-road.


Os pneus de estrada da Dunlop estão montados como equipamento original em muitas das marcas líderes do mundo das rodas como a Honda, Kawasaki, KTM, Harley-Davidson e Suzuki.

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 24 de maio de 2019 – 10:50:21

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...