18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Ministra dos Assuntos Parlamentares, reúne com jovens no âmbito da campanha «Associa-te»

Ministra dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, reúne com jovens do ensino básico e secundário no âmbito da campanha «Associa-te»

 

No dia 29 de março, a Ministra dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes vai estar à conversa com o jovens do ensino básico e secundário e dirigentes do movimento estudantil, numa sessão a realizar no âmbito da campanha nacional «Associa-te», a ter lugar pelas 12h, na Loja Ponto JA de Setúbal do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ).

 

A campanha «Associa-te», dinamizada pelo IPDJ em colaboração com o Conselho Nacional de Juventude, no âmbito da medida REALIZA – II Plano Nacional para a Juventude, tem por base o Plano Nacional de Incentivo ao Associativismo Estudantil, previsto no regime jurídico do associativismo jovem e na Portaria n.º 284/2020 de 12 de dezembro, que pretende a mobilização e sensibilização dos e das alunos/as dos estabelecimentos do ensino básico e secundário para a importância da participação e cidadania.

 

Esta campanha, que está a percorrer estabelecimentos escolares do básico e secundário dos 18 distritos, visa, particularmente, o associativismo estudantil, estimulando-os/as a criarem associações de estudantes e a dinamizarem a sua atividade, contribuindo, assim, para a coesão e desenvolvimento intraescola ou agrupamento, bem como para o enriquecimento pessoal e social, por via de competências de cidadania participativa, numa ótica de valorização pela educação não formal.

A campanha tem como objetivos específicos:

 

  • Debater e estimular o papel das Associações de Estudantes na escola;
  • Distribuir e disseminar material gráfico de apoio à iniciativa, como o cartaz «Está nas tuas mãos - Cria a tua associação de estudantes», com ligação através de QR Code para a área temática do Portal IPDJ, com informação sobre associativismo estudantil ou ainda a infografia «Vamos criar uma Associação de Estudantes», que mostra os passos necessários à criação de uma associação de estudantes.
  •  

A sessão do dia 29 de março é dirigida a jovens de escolas dos ensinos básico e secundário. Dos temas a abordar ao longo desta sessão, que terá a duração cerca de uma hora e meia, destacam-se: o papel das associações de estudantes enquanto espaço de representação para a defesa dos interesses e necessidades dos/as alunos/as, e o papel do IPDJ no associativismo jovem.

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 18:31:25

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...