18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Exército Português desenvolve conceito de isolador de descontaminação para a reutilização de máscaras respiratórias pelos profissionais de saúde

 

 

Major Veterinário Wilson Antunes é o investigador principal do projeto, desenvolvido no Centro de Investigação da Academia Militar

 

O Exército Português desenvolveu um conceito de isolador de descontaminação, em parceria com o sector académico e empresarial, que permitirá a reutilização de máscaras respiratórias pelos profissionais de saúde e cuidadores (hospitais, centros de cuidados continuados, etc.).

 

O projeto REUSE surge na sequência do apoio especial a projetos de implementação rápida para soluções inovadoras de resposta à pandemia de COVID-19, promovidos pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), e tem como objetivo a descontaminação de máscaras respiratórias para posterior reutilização.

 

O conceito REUSE nasce no decorrer do projeto de ID DRACO (Descontaminação por aeRossol gAsoso de partíCulas Oxidantes), financiado através do CINAMIL (Centro de Investigação da Academia Militar), onde a parceria composta pela Start-up Delox e pela Unidade Militar Laboratorial de Defesa Biológica e Química (UMLDBQ), testam a eficácia de um novo descontaminante gasoso baseado em nanoparticulas, desenvolvido e patenteado pela Delox.

 

A eficácia dos resultados deste novo descontaminante incentivaram a extensão do campo de aplicações deste novo composto para o combate à pandemia da COVID-19, empregando-o na descontaminação de máscaras respiratórias, de diferentes tipologias, para posterior reutilização.

 

A materialização do conceito REUSE passa pela construção de um protótipo de uma câmara de descontaminação transportável e de uma versão desktop para uso pessoal, onde operam a tecnologia da Delox, responsável por inativar toda a carga microbiana existente nas máscaras respiratórias.

 

O Major Veterinário Wilson Antunes, a prestar serviço na Unidade Militar Laboratorial de Defesa Biológica e Química, é o investigador principal do projeto desenvolvido no Centro de Investigação da Academia Militar, dirigido pelo Professor Doutor Jesus Borges.

 

O consórcio edificado para a operacionalização deste objetivo foi promovido pelo Laboratório de Defesa Biológica da UMLDBQ, com o apoio do IAPMEI (rede “European Enterprise Network”), sendo liderado pelo Centro de Química Estrutural da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e tendo como outros membros as seguintes entidades: CINAMIL, Start-up Delox, empresa Fardas 3B, Hospital das Forças Armadas e Instituto Dom Luiz. Esta equipa detém todas as valências necessárias para a síntese do descontaminante, desenho, produção e testagem dos protótipos à escala laboratorial e operacional.

 

 
 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 04:34:33

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...